Software Uniplus: Conheça melhor essa ferramenta
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janeiro 26, 2024Atrair e fidelizar os seus clientes do varejo é imprescindível para o sucesso da empresa. Afinal de contas, manter um cliente fiel é muito mais econômico do que conquistar novos, certo? Além disso, o cliente fidelizado tende a se tornar um propagador da sua marca.
São inúmeras as vantagens que os gestores do comércio percebem ao investir em técnicas de fidelização. Entre elas, se destacam:
- Oportunidades de negócio contínuas: quanto mais satisfeito o consumidor estiver, mais propenso ele estará a comprar mais de você;
- Vendas cruzadas: também chamadas de cross selling, as vendas cruzadas consistem na oferta de produtos semelhantes ou que combinam perfeitamente com a escolha que o cliente já fez, algo muito mais simples de ser feito para quem já confia na sua empresa;
- Marketing boca a boca: clientes que são fidelizados sempre recomendam a sua loja para amigos, familiares e seguidores das redes sociais, ampliando o seu alcance;
- Resolução de problemas: clientes fiéis são mais flexíveis e compreendem melhor quando algum problema técnico acontece no seu varejo;
- Redução de custos e aumento do ticket médio: fidelizar clientes faz com que a sua receita aumente, ao passo que os custos com publicidade diminuem.
Bem, como você pode perceber, motivos é que não faltam para você atrair e fidelizar os seus clientes com as técnicas certas. Veja algumas delas na sequência!
Dica #1: Direcione os seus esforços para os clientes certos
Quem tenta agradar a todos, normalmente não consegue êxito nesse desafio. Por isso, direcione o seu empenho para clientes que realmente estejam interessados nas soluções que você vende.
Essa pode ser uma recomendação básica e soar simples. Mas, na prática, ela pode fazer toda a diferença inclusive em termos financeiros. Encontre o seu tipo de cliente ideal e invista nele!
Dica #2: Use um sistema de cadastro de clientes
Sem o devido controle do histórico de compras, você terá dificuldades em atrair e fidelizar os seus clientes. Por isso, use sistemas que incluem módulos de cadastro e acompanhamento das pessoas que interagem com a sua marca.
Até mesmo as ferramentas do ERP podem ser úteis nesse processo. Elas podem montar um perfil de cada consumidor, incluindo dados de contato, datas especiais, tendências de compra, e muito mais.
Dica #3: Use informações cadastrais para conhecer melhor a clientela
Com as informações que você tiver em mãos sobre os clientes, as quais mencionamos no item anterior, você pode fazer muito. Construa uma buyer persona para direcionar melhor as suas ações.
Enquetes e pesquisas de opinião também ajudam a complementar dados específicos ou avançados. As redes sociais podem ser uma ferramenta interessante nesse processo.
Dica #4: Crie uma experiência de atendimento 5 estrelas
Nem sempre o preço é a motivação principal para uma pessoa escolher a sua empresa. Aliás, há quem prefira pagar mais se isso oportunizar a ela uma experiência diferenciada.
Para tanto, comece pelo básico: o atendimento. Use uma abordagem mais humana e procure proporcionar a sensação de exclusividade. Isso certamente ajudará a atrair e fidelizar os seus clientes.
Dica #5: Invista no pós venda
O ciclo da jornada de compra do cliente não acaba no momento da venda. Muito pelo contrário! Esse é um momento oportuno para se aproximar ainda mais das pessoas e conquista-las de uma vez por todas.
Por isso, não descuide do seu pós venda. Independentemente de o seu produto ou serviço demandar de assistência técnica ou não, garanta que a aquisição que o cliente fez seja realmente bem aproveitada para que ele jamais se arrependa.
Também esteja presente no dia a dia dele. Envie e-mails, mensagens, dê telefonemas em datas especiais. Isso fará com que ele se lembre da sua empresa mais vezes e retorne.
Dica #6: Crie um programa de fidelidade criativo
Criar um programa de pontos que gratifique os clientes fiéis com vantagens exclusivas é ótimo para o seu negócio. Solte a criatividade e crie o seu.
Porém, não crie esse sistema só por criar. Ele precisa ser constantemente revisto, aprimorado e receber incentivos concretos para novas adesões.
Dica #7: Dê um tratamento VIP para os clientes fidelizados
Quem não gosta de ser bem tratado, não é mesmo? Se você conseguir atrair e fidelizar os seus clientes, de a eles um tratamento VIP. Valorize para ser valorizado. Esse é o segredo!
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[…] regular na sua loja, é necessário que ele faça, pelo menos, 8 compras. Mas, antes, é preciso atrair clientes para o seu comércio de forma estratégica e, assim, ter a oportunidade de fidelizar a clientela […]