
4 Vantagens em aderir ao Self Checkout em seu varejo
março 23, 2022
5 motivos pelos quais você deve utilizar um sistema em seu supermercado
abril 7, 2022Seja para empresas de grande, médio ou pequeno porte, realizar o controle de compras é essencial para garantir a lucratividade, abastecer o estoque, viabilizar as finanças e manter o negócio em perfeito funcionamento.
Quando a gestão de compras é feita de forma ineficaz ou insuficiente, a empresa sofre com grandes prejuízos que afetam os setores de vendas e estoque. Além disso, os clientes se aproximam cada vez mais da concorrência.
Em vista disso, separamos abaixo algumas dicas eficientes para você fazer um controle de compras adequado e manter o sucesso de sua loja. Confira!
Veja como fazer um controle de compras bem feito
Realizar um bom controle de compras requer planejamento, programas de qualidade, análise e relatórios. Se você obtiver um bom desempenho em cada um desses processos, já vai garantir compras muito bem controladas e assertivas.
Veja abaixo, com mais detalhes, o que é preciso fazer em cada uma das etapas citadas.
1- Elabore um planejamento
Sem planejamento ninguém consegue chegar a lugar algum. No controle de compras o princípio é o mesmo. Você precisa planejar muito bem suas compras a fim de evitar atrasos na entrega de fornecedores e, consequentemente, ausência de produtos para o cliente.
De forma simplificada, todo o planejamento na gestão de compras envolve os seguintes passos:
- Gerenciamento de fornecedores;
- Entendimento claro do material a ser comprado, com sua respectiva quantidade e data específica;
- Realizar a cotação de preços.
Diante disso, entenda que no planejamento você deve procurar os melhores preços, garantir que seus fornecedores vão realizar as entregas no prazo estabelecido e, claro, verificar a quantidade de itens no estoque para evitar faltas ou sobras.
Aliás, a verificação do estoque deve ser feita em primeiro lugar! Fazendo assim, você impede a insatisfação de clientes e o desperdício no estoque.
2- Faça uso de um programa de controle
Utilizar um programa para controlar as compras, vendas e estoque é fundamental para garantir um controle de compras de qualidade. Esses programas são automatizados e tem a função de integrar todos os departamentos da loja, tornando os processos mais alinhados.
Com a automação no sistema, você conta com os seguintes procedimentos:
- Módulo para controle de estoque;
- Emissão de relatórios gerenciais sobre movimentações financeiras, estoque, vendas etc.;
- Análise de fluxo das vendas;
- Realização de cotações online;
- Definição de cronograma de compras com base no giro de estoque;
- Cadastro dos fornecedores e dos produtos de forma automática.
Caso você não queira ou não possa investir em um sistema de controle automatizado, é possível realizar a gestão das compras por meio de uma planilha. Embora seja um pouco mais demorado, por ser feito manualmente, o recurso é muito útil para o controle de informações.
3- Realize uma análise de outras opções de fornecedores
A relação de sua loja com os fornecedores deve ser de confiança. Afinal, são eles que farão a entrega do principal material de seu negócio. Por esse motivo, o seu parceiro de negócios deve ser confiável a tal ponto que não atrase entregas e forneça preços saudáveis para sua margem de lucro.
Diante disso, o seu fornecedor deve:
- Apresentar credibilidade no mercado garantindo confiança;
- Oferecer flexibilidade na entrega;
- Disponibilizar preços atrativos, principalmente em casos de pagamentos à vista ou compras de grandes volumes;
- Disponibilizar produtos.
Por isso, é ideal que você conte com mais fornecedores e não hesite se caso precisar trocar de parceiros. Lembre-se de que é o seu negócio que está em jogo.
4- Utilize relatórios gerenciais para obter informações
Os softwares de gestão empresarial tem a capacidade de emitir relatórios gerenciais com informações que você pode utilizar para realizar um bom controle de compras.
Esses relatórios permitem a análise de pagamentos e recebimentos, o que possibilita realizar projeções para que você possa saber se terá dinheiro suficiente para fazer as compras.
Com esse recurso, você pode obter as seguintes informações:
- Cadastro de fornecedores e transportadores;
- Recebimentos e pagamentos;
- Quantidade de produtos vendidos e suas proporções;
- Produtos que estão em estoque;
- Cotações e compras realizadas.
Agora que você sabe o que deve ser feito para obter um controle de compras bem sucedido em sua loja, não deixe de realizá-lo. Lembre-se da importância desse procedimento e de como ele impacta a lucratividade do seu negócio e a satisfação dos seus clientes.