
O uso de Nobreaks no varejo e suas vantagens
outubro 8, 2020
Calendário de Obrigações fiscais para o Varejo em 2021
janeiro 21, 2021Muitas empresas ainda operam utilizando sistemas de hardware e software ultrapassados. Elas sequer se dão por conta de que manter tecnologias mais antigas pode representar um impacto negativo na sua lucratividade. Mas afinal, quando é o momento para atualizar os meus equipamentos de automação?
A atualização é fundamental em toda e qualquer empresa, especialmente no setor varejista, e ela deve ser realizada periodicamente. Afinal de contas, quando o maquinário e os sistemas estão obsoletos, ocorrem brechas que deixam a sua segurança vulnerável.
As ações de vírus, arquivos maliciosos e até mesmo de criminosos cibernéticos se aproveitam desse tipo de fragilidade nos sistemas antigos. Tal problema pode arruinar a companhia ou, ao menos, causar enormes prejuízos.
Na publicação de hoje você terá sugestões valiosas sobre a importância de manter a operação de softwares e equipamentos de automação da sua empresa com o status de upgrade sempre em dia. Vamos nessa!
Por que há tantas atualizações em equipamentos de automação antigos?
O empreendedor investe em máquinas e sistemas para a sua empresa. No entanto, se depara com a realidade de ter que atualizar os equipamentos de automação com frequência. Nessas horas, é comum nos questionarmos sobre o porquê de ter que fazer tantos upgrades.
Bem, a resposta para essa pergunta é simples. A tecnologia é aprimorada constantemente. Se não acompanharmos tais modificações, além de obsoleto o sistema também se torna menos eficiente.
Se você considera a atualização em equipamentos de automação antigos desnecessária e inoportuna, precisa rever os seus conceitos. Estar atualizado é vital para o sucesso nos negócios.
7 razões para atualizar os equipamentos de automação
Para mostrar para você o quão importante é renovar o seu sistema periodicamente, vamos apresentar 7 motivos práticos. Aprimorar a capacidade de softwares e equipamentos de automação antigos deveria ser uma estratégia prioritária para os seus negócios. Quer ver só?
1. Aumento na produtividade
A produtividade da sua equipe pode ser prejudicada por panes e defeitos no sistema. Isso gera incertezas na produção e até mesmo o descontentamento dos clientes, que também são prejudicados direta ou indiretamente pelo problema.
Atualizar os equipamentos de automação é a melhor maneira de manter o maquinário sempre renovado e funcionando adequadamente. Isso impacta na sua produção e resultados, pois otimiza os procedimentos operacionais do dia a dia da empresa, tornando-os mais rápidos e eficazes.
2. Qualidade na produção
Além de aumentar a velocidade da produção da equipe, a qualidade dos seus produtos e/ou serviços será maior. Manter equipamentos de automação antigos sem atualização é um “tiro no próprio pé”, pois coloca você em posição de desvantagem em um mercado cada dia mais concorrido.
3. Redução de custos no médio e longo prazo
Máquinas e softwares antigos normalmente apresentam mais defeitos. Os investimentos em manutenções periódicas são uma maneira de evitar gastos maiores com reparos em larga escala ou perdas totais.
Além disso, quando os programas e aparelhos estão atualizados, eles consomem menos energia elétrica. São reduzidas as chances de curto-circuito e até mesmo de incêndios.
4. Aumento da segurança
Como mencionado anteriormente, atualizar os equipamentos de automação reduz as chances de problemas com vírus, invasões de intrusos no sistema e vazamento de informações.
Não somente a integridade do software, mas também a segurança física dos seus colaboradores é beneficiada. Isso está previsto em lei, conforme recomenda a norma regulamentadora nº 12 da Legislação Trabalhista.
Lembre-se que, em caso de acidentes ocasionados por negligência na manutenção dos aparelhos, a empresa pode ser criminalizada e punida.
5. Correção de erros
Atualizações nos equipamentos antigos diminui bugs e outros travamentos no sistema. Em conformidade com os itens anteriores, corrigir erros é fundamental para a segurança e a qualidade das atividades realizadas na sua empresa.
Aliás, essa é uma das premissas básicas de uma das principais tendências do mundo corporativo contemporâneo: o growth hacking. Precisamos estar focados no crescimento constante dos negócios. Algo que exige, antes de mais nada, a correção de falhas.
6. Maquinário customizado de acordo com as suas necessidades
Quando uma equipe de manutenção acompanha a sua empresa periodicamente para fazer upgrades e atualizações no software e equipamentos de automação, você conta com o benefício de customizar o sistema de acordo com as suas demandas conforme elas forem surgindo.
Assim, pode aproveitar ao máximo as funcionalidades que ele tem a oferecer. E, por consequência, alavancar os seus resultados.
7. Modernização nos procedimentos
Ao atualizar uma infraestrutura operacional antiga, sua gestão fica mais moderna, o que demonstra amadurecimento profissional. Isso reflete na confiabilidade que os funcionários e o próprio mercado têm em você. Sua empresa só tem a ganhar, seja impulsionando os negócios ou ganhando uma boa reputação para consolidar a sua marca.
E aí, gostou das dicas de hoje? Compartilhe para levar esse conhecimento adiante e deixe a sua opinião nos comentários!
Você também pode continuar aprendendo sobre como aperfeiçoar suas práticas com outros artigos relacionados ao tema que estão disponíveis no blog da Canal Técnico. Confira mais posts sobre automação comercial clicando AQUI.
Até a próxima!