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agosto 16, 2023
Entenda quais são os principais desafios e tendências do varejo no Brasil
setembro 8, 2023O segundo semestre de 2023 no varejo promete bastante novidades para o setor e é preciso estar preparado para aproveitar o melhor e lidar com os desafios também.
Em 2022 o varejo passou por momentos mais delicados, tudo em consequência ainda da pandemia que passou, crise econômica e mudança política.
Contudo, este ano a estimativa é de crescimento, principalmente para empresas que adotam os meios digitais para suas vendas. Saiba mais!
Como a tecnologia tem influenciado as vendas?
Atualmente a tecnologia tem gerado muitas mudanças no varejo. Isso começou de forma mais intensa no início da pandemia de Covid-19 e hoje, no assumiu um novo patamar.
As lojas tiveram que se reinventar para continuar vendendo bem, não deixando os concorrentes passarem à frente.
Por conta da pandemia, muitas lojas começaram a vender no meio digital e, ao longo do tempo, foram surgindo ainda mais novidades.
A tecnologia, apesar de bastante desafiadora, trouxe mais visibilidade para pequenas e médias empresas, que ficaram mais conhecidas fora de sua região, podendo vender também para clientes de muitos outros lugares.
Hoje o que tem atraído muito os consumidores é o conhecido Omnichannel, ou seja, as vendas que unem o digital com o espaço físico. No segundo semestre de 2023 no varejo, a previsão é que essa estratégia continue a evoluir.
Muitos estabelecimentos têm adotado essa estratégia de Omnichannel, resultando em mais flexibilidade e liberdade para os clientes.
Um bom exemplo desse tipo de método é que o cliente pode, por exemplo, comprar um produto online e retirar na loja física, sem precisar pagar frete ou aguardar um prazo maior para ter sua encomenda.
É importante ainda pensar em canais de comunicação e venda que ofereçam segurança aos clientes, cuidando bem de seus dados pessoais e buscando sempre o melhor atendimento, seja no meio digital ou presencial.
Melhores soluções para o segundo semestre 2023 no varejo
Hoje não basta ter um site e vender online, é preciso investir muito mais para agradar os clientes e crescer sua loja.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, não apenas com os produtos, mas principalmente com o atendimento.
É preciso investir em soluções tecnológicas que integrem os canais e melhore a comunicação entre estabelecimento e cliente.
Hoje é preciso incluir diversos canais de comunicação e venda em suas estratégias, aproveitando bem os aplicativos de mobile, as entregas delivery, as redes sociais, sites, dentre outros.
Contudo, neste segundo semestre de 2023 no varejo, é preciso saber lidar também com a gestão do seu negócio, sabendo realizar um controle eficiente das vendas e estoque, já que a demanda aumenta muito.
Atualmente há diversas ferramentas de automação e gestão do varejo, ajudando os comerciantes e seus funcionários a se organizar em relação a todo o processo de compra e venda.
Há soluções bastante eficazes que armazenam todos os dados dos clientes, seu processo de compra, transações financeiras, controle do estoque da loja e muito mais.
Essas soluções otimizam o tempo, sendo possível melhorar o atendimento ao cliente, reduzir custos, desperdícios etc.
Cuidados e atendimento no meio on-line
Apesar da tecnologia ter contribuído muito com os clientes e ter aumentado as vendas para muitos estabelecimentos, ainda é preciso tomar todos os cuidados possíveis.
A dica para este segundo semestre de 2023 no varejo é buscar sites, aplicativos, sistemas e soluções tecnológicas seguras, principalmente para proporcionar maior privacidade e segurança aos dados dos clientes.
Mesmo o meio digital proporcionando mais velocidade e praticidade para os clientes e maiores vendas para as lojas, há ainda os riscos cibernéticos.
É preciso contar com sistemas seguros que possam guardar os dados dos clientes e as transações financeiras das compras e vendas dos comércios.
Quanto ao atendimento é preciso cuidar tanto da parte on-line como offline, sem negligenciar nenhum dos lados.
Hoje, com tantas empresas e negócios surgindo, há sempre muita concorrência, e caso um cliente receba um atendimento ruim, ele não vai pensar duas vezes em largar a sua loja de lado.
Há muitos concorrentes no mercado com produtos semelhantes ou até melhores e o cliente sempre vai dar preferência para aquela que oferece bons produtos, bons preços e um atendimento exemplar.
Também é preciso buscar soluções tecnológicas que te ajudam, inclusive, no atendimento mais rápido e humanizado.
Há, por exemplo, soluções que integram diversos sistemas, permitindo controlar melhor o estoque, informações dos clientes e suas compras, atendimento, unidades, comunicação e muito mais.
Para este segundo semestre de 2023 no varejo também é interessante realizar parcerias estratégicas, que possibilitem conquistar ainda mais os clientes e fidelizá-los.
Busque empresas confiáveis e experientes no assunto para adquirir sistemas e ferramentas de gestão do varejo. Com certeza você notará a diferença no controle e no crescimento das suas vendas.
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