
O que é automação comercial e como ela ajuda no crescimento do seu varejo
outubro 6, 2022
A importância do Pix para o varejo
outubro 21, 2022Seja um ambiente físico ou virtual, a imagem da sua loja é importantíssima, afinal a maioria das pessoas julgam como bom através da aparência de um determinado lugar.
Steve Jobs não teve sua empresa entre as mais poderosas do mundo a toa, ele investiu no que chamaria a atenção dos seus clientes: a imagem do seu produto, então não deixe para depois, invista no design da sua loja, pois isso pode fazer a diferença na aceitação do cliente final.
Vamos agora falar sobre o que influencia na imagem da sua loja.
Quais os elementos que influenciam na imagem da sua loja?
Abaixo, listamos alguns elementos básicos, que devem ser motivo de investimento para todo e qualquer varejista, com a imagem da sua loja.
E quais são esses elementos? Venha descobrir agora.
- Fachada;
- Vitrine;
- Ambiente da loja;
- Exposição dos produtos;
- Uniformes dos funcionários;
- Atendimento ao cliente.
A maior influência sobre uma compra é o sensorial, o que torna a experiência bem mais agradável ao comprador.
Vamos entender melhor isso e compreender como funciona e o que precisa ser feito, portanto, continue a leitura, pois essa influência cabe dentro do que estamos conversando.
Fachada – Sabe aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Então, a fachada de sua loja deve atrair a atenção dos clientes em potencial que estão passando por ela.
Neste caso, a imagem da sua loja, através da fachada, funciona como o cartão de visitas do seu negócio e é o primeiro contato que seu cliente terá com sua marca e por isso é preciso impressionar, colocando beleza, conservação, que seja atraente e passe a sua identidade comercial, não ficando dúvidas sobre qual é o seu negócio e quais tipos de produtos esse cliente encontrará no seu interior.
Portanto, use as estratégias certas, invista em profissionais qualificados e especializados que entendam o que você deseja em relação ao layout e identidade visual da sua loja.
Planeje as cores e quais as sensações que devem despertar, facilitando a conexão do cliente e da marca, quais as exigências legais sobre a fachada, letreiros e placas.
E nunca deixe de estudar sobre quem é o seu público alvo, para que saiba a quem deseja atrair em um espaço de tempo menor.
Depois disso fica muito mais fácil fazer uma fachada que tenha a captação e memorização, em uma leitura rápida por parte de seu cliente.
Vitrine – Ao ser atraído pela fachada, o cliente terá como próximo alvo a vitrine, que deve ter seu espaço bem aproveitado, comunicando ao cliente toda a proposta que a loja tem, e a imagem da sua loja pode cooperar e muito para isso.
Uma vitrine bem iluminada, com ações corretas de marketing, que transmitem o que ele terá no interior da loja, irá incentivar o cliente a iniciar o processo de compra.
Ambiente da loja – Agora que o cliente está dentro da loja, é preciso pensar no ambiente que ele encontrará, portanto, cuide bem da decoração, com iluminação característica para um ambiente acolhedor, mobiliário, cores e cheiro que sejam agradáveis ao olhar e toque do cliente.
A experiência da compra começa bem antes da compra em si e toda a estrutura deve facilitar esse processo.
Exposição dos produtos – Dentro do ambiente da loja, encontramos a exposição dos produtos, que devem ser ressaltados e separados em tópicos de acordo com as suas características.
Os preços devem estar sempre atualizados, as gôndolas sempre limpas e bem organizadas e sempre preenchidas.
Os produtos em promoção, devem estar destacados, sem ferir a identidade da sua loja.
Uniformes dos funcionários – O uniforme da loja, é um detalhe que faz a diferença, quando o cliente deseja procurar atendimento.
Isso porque através do uniforme, vendendo uma imagem da sua loja bem organizada, o cliente sabe a quem se dirigir em caso de dúvidas, facilitando o próximo tópico que é o atendimento organizado ao cliente.
Pode até parecer bobo, mas é um detalhe que ajuda não só no atendimento, mas também na organização, produção e lucros de uma empresa.
Atendimento ao cliente – E eis que chegamos ao principal entre todas as estratégias de venda: o atendimento ao cliente.
O relacionamento da sua marca com o cliente é o responsável pelas melhores experiências que o cliente pode ter dentro desse processo, pois quando se sentem compreendidas e principalmente ouvidas, as pessoas se sentem acolhidas, pois gostam desse contato de interação em sua maioria.
O que em conjunto com o uniforme passa credibilidade, através da comunicação visual, para o seu cliente, que vivencia uma experiência de compra sensorial, que influenciará em sua decisão final.
Juntando todas essas questões que foram levantadas durante o artigo, as possibilidades de sucesso são grandes e garantem uma imagem da sua loja que pode aumentar as chances de negócios bem feitos e fidelização do cliente.