PIX

PIX, o sistema de pagamentos instantâneos
criado pelo Banco Central

Pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento do consumidor e a disponibilidade de fundos para o lojista ocorre em tempo real, e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano.

Como o PIX funciona?

Tanto o recebedor quanto o pagador precisam ter uma conta financeira em uma instituição autorizada pelo Banco Central a participar do PIX.

Para receber um pagamento, o recebedor gera um código daquela transação para enviar a cobrança ao pagador. Esse código pode ser em vários formatos, o mais comum é o formato de qrcode. Este código é gerado pelo app da instituição financeira do recebedor, seja uma carteira digital ou um banco.

Para efetuar o pagamento dessa cobrança, basta o pagador inserir o código da transação no app da sua instituição financeira. O código pode ser informado de maneira simples apenas capturando a imagem do qrcode ou também pode ser inserido manualmente.

Após o pagador autorizar o pagamento no seu app, as instituições financeiras de ambas as partes se comunicam com o Banco Central para validar a transação e pronto! O valor pago já está disponível na conta do recebedor de forma instantânea!

Conheça as vantagens para a sua empresa e as
dificuldades para o varejo físico

Vantagens

  • Turbine o seu fluxo de caixa:
  • A liquidação e disponibilização do valor recebido são realizadas de forma instantânea. Não precisa esperar dias para receber o pagamento na sua conta.

  • Pague menos taxas:
  • O modelo do PIX, ao permitir conectar diretamente o pagador com o recebedor, possibilita aos serviços de pagamento oferecerem taxas menores do que as cobradas pelos meios tradicionais de pagamento.

  • Faça parte da revolução:
  • Todas as grandes instituições financeiras serão obrigadas a oferecer uma conta PIX para seus clientes. Então mais da metade dos seus consumidores já terão acesso ao PIX.

    Estima-se que em menos de 2 anos 30% dos pagamentos atualmente feitos no cartão de débito serão convertidos em pagamentos via PIX.

Dificuldades

  • Conciliação manual:
  • Se você receber o pagamento via PIX em uma conta que não esteja integrada ao seu PDV, será difícil efetuar manualmente a conciliação das vendas com os valores recebidos em conta.

  • Aumento das filas:
  • As soluções para recebimento via PIX oferecidas no mercado atualmente utilizam um qrcodeestático que fica disponível no caixa. Dessa forma, além do consumidor precisar inserir manualmente o valor do pagamento, também é necessário que o operador tenha um segundo dispositivo em mãos para confirmar o recebimento.

  • Treinar operadores:
  • Por ser um novo sistema de pagamento que está sendo lançado no mercado, existe o desafio em treinar os operadores para que estejam aptos para a operação e para sanar as dúvidas dos consumidores..


Como integramos o PIX diretamente no seu PDV

Solicite um orçamento agora mesmo!

Demonstração Grátis
Vizzoo Express
Seu conciliador de vendas com cartão.
Se você precisa de rapidez e integridade nas informações conciliadas, o Vizzoo Express pode se adequar às necessidades do seu negócio.
Clique Aqui e Saiba Mais