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agosto 16, 2023Você sabe a importância de se ter uma boa relação com seu cliente? Muito se fala em engajamento, proximidade com consumidores, mas você sabe o porquê de isso tudo ser tão importante?
Atualmente a relação com o cliente é um fator muito delicado, que precisa de atenção para vender mais, fidelizar o cliente e conseguir conquistar muitos outros.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e priorizando atendimentos humanizados, personalizados e rápidos. As lojas que não levam isso em consideração ficam para trás.
Veja nos próximos tópicos como desenvolver um bom relacionamento com os consumidores e por que esse movimento é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Conheça o seu público-alvo
Para você se relacionar bem com seus clientes você precisa conhecer quem eles são, o que gostam e como agem. No entanto, é você – isto é, sua empresa – quem precisa demonstrar interesse pelo consumidor e suas preferências de compra.
Vamos exemplificar: suponhamos que você, como cliente, entre em uma loja para comprar algum item de grande interesse, mas deseja mais informações sobre o produto, e nenhum vendedor presta atendimento ou o faz com descaso.
Como você se sente? Provavelmente frustrado e desanimado com a situação, sendo mais fácil desistir da compra e ir para uma concorrente que lhe dê todas as informações necessárias e a atenção devida.
É exatamente essa sensação de descaso que a sua empresa precisa evitar no atendimento ao cliente. É preciso buscar formas eficientes de manter uma boa relação com o consumidor para que ele saia feliz de sua loja e volte mais vezes.
Conhecendo bem o seu público-alvo também fica mais fácil planejar as ações de marketing, alcançando as pessoas certas que possuem realmente interesse no que sua loja oferece.
Não basta fazer promoções em seu estabelecimento e não divulgá-las. Atualmente as redes sociais e muitas plataformas on-line tem ajudado bastante o comércio, com anúncios que chegam para as pessoas que buscam exatamente aquele produto ou serviço.
Essas redes sociais ajudam a divulgar o seu negócio, além de promover um relacionamento mais próximo com os usuários, permitindo a captação de novos consumidores.
A comunicação é muito importante para uma boa relação com o seu cliente
Em qualquer relacionamento é necessário comunicação e que esta seja bem clara, por isso é muito importante conhecer quem é o seu público-alvo e como ele se comunica.
É preciso utilizar uma linguagem que o seus consumidores usam, conquistá-los para depois vender.
Na era da tecnologia, no qual estamos totalmente imersos no mundo on-line, é preciso entender que o cenário no varejo mudou bastante, inclusive o comportamento dos clientes.
Se antes, os consumidores recebiam folhetos na porta de casa e vários SMS, hoje eles preferem receber e-mails, mensagens no Whatsapp, entre outros que facilitem a comunicação.
Neste sentido, você deve se adequar e entrar no mundo da tecnologia também, aproveitando cada recurso positivo e apropriado para o seu tipo de estabelecimento e público.
Tente realizar testes e identificar quais canais funcionam mais com o seu negócio. Use o Whatsapp, Messenger, E-mail e até os Directs do Instagram para se comunicar com os seus clientes, a fim de solidificar a relação.
Lembre-se de que as pessoas possuem preferências diversas e, por isso, você deve oferecer variedade nos meios de comunicação.
Os canais de comunicação permitem que o cliente tire suas dúvidas diretamente com a empresa. Isso proporciona não só uma boa relação com seu cliente, como também cria a sensação de exclusividade no consumidor.
Desenvolva grupos de interesse em comum
Além de introduzir diferentes canais para se aproximar do seu consumidor, é necessário que a comunicação seja eficiente.
Para isso, você deve levar ofertas, promoções e descontos, que, de fato, façam sentido para aquele público.
Por exemplo, é mais eficiente você anunciar uma promoção de fraldas para um grupo de mulheres puérperas do que enviar a promoção para todos os seus clientes, inclusive homens.
A fim de estreitar sua relação com os consumidores da sua empresa, separe os clientes em grupos em comum e utilize as ferramentas que estão fazendo mais sentido para estes grupos.
Experimente fazer pesquisa das características principais do seu público, como idade, gênero, localidade, tipos de compras anteriores etc. Com esses dados você terá uma noção melhor de como dividir os grupos.
Após realizar essa divisão, experimente criar uma lista de transmissão no whatsapp, telegram ou utilizar o e-mail marketing, personalizando as mensagens de acordo com as características do grupo alvo.
Conte com a ajuda de soluções tecnológicas para manter uma boa relação com seu cliente!
Atualmente há diversas soluções tecnológicas que ajudam os empresários e comerciantes a fazer uma gestão do varejo mais eficiente e manter uma boa relação com seu cliente.
Como as lojas estão cada vez com mais demandas, principalmente pelas novas estratégias de vendas que unem o digital e o espaço físico, é preciso contar com máquinas mais modernas, eficientes e seguras.
É preciso deixar os papéis de lado e recorrer aos sistemas on-line que te ajudam a organizar melhor todas as informações dos consumidores e os seus processos de compra.
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