
Saiba como escolher o ERP ideal para sua o seu comércio
dezembro 9, 2022
Tudo que você precisa saber sobre o fechamento de caixa de sua loja
janeiro 6, 2023A ruptura de estoque é um dos piores pesadelos dos varejistas, pois além de decepcionar os clientes, os afasta e os perde para a sua concorrência.
Vamos neste artigo, conversar melhor sobre esse assunto e compreender melhor o que é e como agir para evitar a ruptura.
Vem com a gente e continue a leitura!
Ruptura de estoque: o que é?
Antes de falarmos mais detalhadamente sobre o assunto, é preciso entender que prevenir é a melhor solução para que as perdas financeiras causadas pela ruptura deste porte não venham a acontecer.
Seu mercado não pode ter falta de produtos nas prateleiras e uma gestão eficaz se faz necessária, estando sempre atento ao seu estoque.
Vamos falar melhor disso no tópico sobre como evitar esse tipo de ruptura, mas agora vamos aprender melhor sobre o que ela é, mesmo depois dessa breve introdução.
Como já foi dado a entender acima, a ruptura de estoque é a falta de mercadorias nas prateleiras.
Desta forma, um cliente entra no estabelecimento a procura do produto, mas não o encontra por que está em falta, não só na prateleira, mas também no estoque.
Ao não encontrá-lo acontece uma ruptura de estoque, sendo simples assim e infelizmente faz parte do cotidiano de alguns empreendimentos do mercado varejista.
Como um bom exemplo disso, podemos citar a busca por pão fresco na padaria A, mas naquele momento não existe na prateleira e nem mesmo em produção, o cliente sai da padaria decepcionado e vai procurar na padaria B e lá encontra.
Esse cliente tem uma referência melhor agora, pois a padaria B supriu sua necessidade, e a padaria A deixou de prestar um bom atendimento ao cliente, sendo assim uma ruptura entre a padaria e o cliente aconteceu facilmente.
E talvez você esteja pensando: mas como uma padaria não tem pão?
Por alguma razão, a padaria A está com algum item que faz parte da produção do pão em falta, talvez por uma má gestão, falta de um bom gerenciamento do estoque, o setor que faz as compras foi ineficaz e falhou, enfim, muitos podem ser os motivos.
Além disso, outros fatores que não dependem da gestão da padaria A, podem ter interferido, como por exemplo, a alta demanda ou a sazonalidade do produto que está em falta no estabelecimento.
São sérios os prejuízos causados ao estabelecimento ao deixar de vender o produto que o cliente procurou, mas não encontrou.
Como a ruptura de estoque pode ser evitada?
Agora que você já sabe o que significa a ruptura, como gestor é preciso que algumas iniciativas sejam tomadas para que se evite tal situação.
E uma das principais formas de se evitá-la, é ter uma organização e um planejamento adequados para conseguir guiar seu empreendimento com as melhores decisões para seu negócio.
Portanto, esteja atento às dicas abaixo e evite prejuízos com a ruptura de estoque!
Conheça os seus consumidores
Ao conhecer seu público, automaticamente conhece também suas preferências e necessidades. Para isso faça um trabalho de pesquisa na região do seu empreendimento, acertando melhor os produtos a serem comprados e mantidos em estoque.
Fique de olho nos resultados de sell-out e saiba quais os números exatos de venda aos seus consumidores finais;
Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores
É assim que o planejamento de compra de mercadoria torna-se mais fácil e a entrega mais eficiente evitando a tal situação;
Faça o treinamento de seus colaboradores
Funcionários bem treinados ajudam na gestão do seu estoque e quando eles têm acesso a um sistema de gestão, esse processo fica muito mais fácil e organizado, dando resultados mais eficazes;
Faça a gestão do estoque corretamente
Tenha controle sobre a entrada e saída da mercadoria do seu estabelecimento e do seu estoque com precisão;
Faça a identificação dos produtos de alto giro
Esses são os produtos com mais saídas, portanto dê mais prioridade à sua reposição;
Faça o planejamento das promoções
Planeje bem e cuidadosamente evitando que os produtos fiquem um longo tempo parados nas prateleiras.
Fique atento às datas sazonais
Esse é um período em que alguns produtos são mais procurados e outros menos.
Faça a medição do índice de ruptura
Acompanhe, por meio de um sistema de gestão eficiente o índice de ruptura, quando feito à mão, pode causar erros desproporcionais e aumentar os prejuízos ao invés de minimizá-los.
Agora que você já compreendeu o que é e como evitar a ruptura de estoque, aplique seus novos conhecimentos evitando este problema tão sério no mercado varejista.