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dezembro 9, 2022Independente do seu tipo de negócios, o atendimento ao cliente sempre precisa ser o melhor em qualquer tempo, por inúmeros motivos.
Entre eles podemos citar: fidelização dos clientes antigos, indicação de novos clientes, e é a melhor forma de sobreviver no mercado comercial.
Neste artigo você receberá 05 dicas valiosas de como otimizar o atendimento do seu cliente no seu comércio, podendo aplicá-las imediatamente.
Dicas para melhorar o atendimento ao cliente em seu comércio
Como vimos acima, com um atendimento de excelência ao cliente, a sua lista de clientes pode não só se manter, mas aumentar por meio das indicações feitas por eles, então hoje veremos 05 dicas para melhorar esse atendimento no seu comércio.
Não faça falsas promessas.
Essa é a dica número um, pois uma promessa feita sem que seja cumprida tem consequências desgastantes, tais como: críticas negativas, diminuição da reputação da sua loja, entre outras.
Se prometer, cumpra, por mais simples que seja, as promessas que são feitas em uma compra e não são cumpridas como esperado, trazem um impacto grandioso nas compras em geral.
Dê atenção ao que seus clientes estão falando
Os clientes, assim como você ficaria se estivesse no lugar deles, ficam bastante irritados com a maneira dispersa com a qual são tratados em um lugar.
Se o seu desejo é melhorar o atendimento ao cliente de sua loja, então ouça o que seus clientes estão dizendo, responda de maneira adequada, forneça a solução para seus problemas.
Não evite as reclamações, preste atenção a elas
Sabemos claramente que é impossível agradar a todos o tempo todo, mas quando houver alguma reclamação, não as evite, ouça-as. É ouvindo o reclamante que você poderá reverter a situação e encontrar um meio de agradá-lo.
Essa boa atitude no atendimento poderá ainda gerar boas vendas, trazendo lucro e evitando um prejuízo maior, pois quando bem atendidos em qualquer situação, tendem a voltar a fazer boas compras por se sentirem seguros.
Faça um treinamento da sua equipe de atendimento
Ao interagir com o seu consumidor, um caminho de boas impressões é aberto.
Essa interação vai desde receber bem o cliente em seu espaço comercial, seja ele virtual ou presencial, passando pelos esclarecimento de dúvidas ou mesmo informações, dá sempre a sensação ao consumidor de estar sendo acolhido, com soluções adequadas e fica a vontade de voltar para fazer novos negócios.
Para isso, os funcionários devem conhecer melhor como serem gentis, dando ouvidos ao que seus clientes comunicam, conhecendo melhor as linguagens verbais e corporais e sempre que possível, se antecipar para dar o melhor atendimento ao cliente possível.
A equipe deve estar bem treinada no manuseio dos sistemas e ferramentas que fazem parte do ambiente de trabalho de vendas, que envolvem os sistemas de pagamento, gestão de estoque e outros.
Quando bem treinados, a equipe deve saber o máximo possível do funcionamento do seu comércio, sempre dispostos a oferecer um atendimento diferenciado, sanando as dúvidas sempre que possível ou passando para o setor responsável de forma certeira.
Seja um facilitador para seu cliente
Caso algum cliente entre, pela informação sobre um determinado produto, não informe somente onde encontrar, leve-o até o local, pergunte se precisa de ajuda, certifique-se de que nenhuma dúvida ficou diante das informações fornecidas, oferecendo assim o melhor atendimento.
Quais são os erros que não devem ser cometidos no atendimento ao cliente?
E para finalizar essa conversa entre a gente, confira abaixo a lista de erros que não podem ser cometidos no atendimento do seu comércio.
Continue lendo e não deixe de anotar, porque são importantíssimas!
- Demora para atender;
- Produtos importantes ausentes;
- Falta de educação ou presença de arrogância frequentes;
- O cliente ser enviado de um setor para outro sem solucionar o problema e sentindo-se frustrado;
- Desinteresse pelas reclamações dos clientes;
- Comunicação falha pelos canais de comunicações da empresa;
- Falta de clareza na comunicação e dos objetivos de ambas as partes.
Agora que você conhece melhor as informações de como prestar um atendimento ao cliente com excelência e os erros que não devem ser cometidos nesse processo, não perca tempo e comece a usar tudo que aprendeu, implementando no seu comércio o mais rápido possível!
Logo você verá a satisfação dos seus clientes e o aumento de suas vendas!