Aviso de Feriado de 07 de Setembro
setembro 6, 2018O que é um Sistema ERP para Lojas do Varejo
setembro 13, 2018O que é a tecnologia RFID?
Você pode nunca ter ouvido falar sobre a tecnologia RFID pelo seu termo técnico, mas provavelmente já teve contato com ela em inúmeras situações. Essa metodologia já vem sendo estudada e aplicada há décadas. Contudo, ela está ganhando também o setor varejista. E hoje você entenderá como.
Antes de mais nada, é preciso conhecer a sigla. RFID é a abreviação para do termo em inglês Radio-Frequency IDentification, que podemos traduzir como Identificação por Rádio Frequência. Sua origem remonta à Segunda Grande Guerra, quando radares foram utilizados com o intuito de notificar a aproximação de aviões que pudessem representar perigo.
Para conseguir discernir quando se tratava de uma força aliada ou inimiga, foram implantados transmissores nas aeronaves amigas. Assim surgiu o primeiro sistema de monitoramento por rádio frequência.
Se você quer compreender melhor a tecnologia RFID e saber como aplicá-la na sua empresa, continue conosco.
Como a tecnologia RFID funciona
Conforme já mencionado, a RFID é uma tecnologia que coleta informações através de ondas de rádio frequência. Assim, ela consegue receber e transmitir dados para identificar ou rastrear itens específicos.
Existem basicamente duas categorias de RFID: as etiquetas passivas e os terminais ativados por bateria. Parece complicado em um primeiro momento. Porém, na prática, a tecnologia se assemelha muito aos códigos de barra e seus leitores. O diferencial é que a etiqueta RFID não exige o escaneamento, basta estar na área de alcance do terminal.
Essa tecnologia permite que inúmeros itens sejam digitalizados rapidamente. Da mesma maneira, consegue encontrar um em específico, ainda que esteja rodeado de outros iguais. Cada etiqueta se torna única.
Exemplos de aplicação da tecnologia RFID
Nos dias de hoje, a tecnologia RFID usa dados digitais para configurar e reconhecer diferentes etiquetas. Essa, por sua vez, é composta por circuitos integrados e uma micro antena. Se você já comprou roupas em lojas de departamentos, provavelmente já se deparou com uma dessas costurada no interior do artigo.
Confira uma lista resumida de aplicações da tecnologia RFID atualmente:
- Cartões inteligentes;
- Identificação de passaportes;
- Identificação de bagagens de avião;
- Passagem de pedágios;
- Chaves e travas de automóveis;
- Monitoramento de pacientes cardíacos;
- Identificação de eletrodomésticos;
- Computadores e redes telefônicas;
- Operação de radares, satélites e naves;
- Etiquetas de mercadorias.
Uso da tecnologia RFID no varejo
O uso da tecnologia RFID no varejo é muito interessante, permitindo uma identificação de mercadorias bem mais eficaz. Cada produto conta com uma etiqueta própria que o torna único. A aproximação da etiqueta de um leitor RFID garante o controle e a segurança dos produtos disponibilizados na loja.
A tendência, com o passar dos anos, é que esse método substitua o curto alcance dos códigos de barra. Em um cenário hipotético, é possível imaginar a substituição do trabalho individual e manual dos caixas no PDV. Ao passar por um sensor na saída da loja, as etiquetas RFID são captadas pelo sensor e lidas automaticamente.
De qualquer forma, no contexto atual, a identificação por rádio frequência já está garantindo o seu espaço no comércio. E os benefícios são muitos, conforme podemos perceber no próximo tópico.
Vantagens em adotar as etiquetas RFID
Os prós dessa tecnologia aumentam a cada dia. Entre eles, estão:
E aí, já conhecia essa tecnologia e sabia de tudo que ela era capaz? Se você ainda tem dúvidas, converse conosco e peça uma demonstração. Também não esqueça de nos seguir nas redes sociais, para acompanhar outras novidades.
Até breve!