Saiba qual a importância das integrações entre os softwares nos supermercados
junho 10, 2021A importância em adquirir um leitor de código de barras em seu varejo
julho 2, 2021A maior parte dos estabelecimentos do varejo se empenha para oferecer produtos de qualidade aos seus clientes. No entanto, de nada adianta um comércio repleto de itens atrativos nas prateleiras se a fila do caixa fizer o cliente desistir da compra, não é mesmo?
Com uma rotina tão atribulada, assim como você as demais pessoas também têm pressa. Não é raro observarmos consumidores que simplesmente abandonam a sua sacola de compras e buscam pela concorrência quando não há agilidade no atendimento prestado.
A fim de evitar cenas como essa, é fundamental encontrar alternativas tecnológicas que agilizem seus processos operacionais no dia a dia da empresa. Negar determinados avanços pode levar à ruína diversos negócios por mais que a demanda seja alta no seu nicho.
É justamente para compreender melhor quais são os principais equipamentos que um PDV demanda que preparamos o artigo de hoje. Nele você encontrará a descrição completa de cada item a sua disposição pelo Canal Técnico. Vamos lá?
Os principais equipamentos para um PDV
Quando falamos nos principais equipamentos para um PDV é preciso ter em mente o que é o PDV propriamente dito. Essa é uma sigla que vem do termo ‘Ponto de Venda’, o qual comumente chamamos apenas como ‘Caixa’.
O desafio mais frequente nesse setor da loja é aliar agilidade, segurança e uma boa experiência para o consumidor. E o que não faltam são alternativas tecnológicas com esse objetivo.
Obviamente, o tipo de negócio e as respectivas proporções resultam em diferentes necessidades. Cada varejista enfrenta uma realidade particular, embora a rotina do comércio como um todo seja muito semelhante.
De qualquer maneira, conhecer as opções disponíveis é sempre importante. Dessa maneira, você pode avaliar custos e benefícios para decidir em quais delas vale a pena investir. Confira alguns dos principais equipamentos para o Caixa do seu comércio logo a seguir.
1. Computador
O computador é uma ferramenta importantíssima que fica responsável pela integração dos demais itens do Caixa. Ele executa softwares e aplicativos de gerenciamento dos setores comercial e financeiro da empresa.
Em outras palavras, o computador funciona como um cérebro de onde partem os comandos para os principais equipamentos do PDV. Contar com uma máquina eficaz é essencial para evitar problemas fiscais, gerenciais e operacionais.
2. Gaveta do dinheiro
Quando os cartões não eram responsáveis pela maior parte dos pagamentos, a gaveta do dinheiro era a principal “estrela” de qualquer caixa. No entanto, por questões de segurança e praticidade elas estão perdendo o protagonismo.
De qualquer maneira, é indispensável manter esse equipamento e certificar-se de sua segurança. Há softwares que permitem a abertura da gaveta somente quando a impressora é acionada para emitir o cupom fiscal, sinalizando que a compra foi finalizada de fato.
3. Impressora de cupom fiscal
A implementação da nota fiscal eletrônica é uma realidade e hoje em dia você pode enviar o cupom diretamente para o e-mail ou smartphone do seu cliente. Mesmo assim, o comprovante impresso ainda tem uma grande relevância e é muito requisitado. A impressora de cupons não poderia se ausentar entre os principais equipamentos de um PDV.
4. POS e PIN PAD
A TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), caracterizada pelas transações via cartão de crédito e débito depende de equipamentos adequados para ser implementada. Um deles é o POS e o outro é o PIN PAD.
O POS consiste em terminais de ponto de venda onde os cartões são identificados independentemente dos computadores, usando uma conexão por linha telefônica. Há, ainda, alternativas mais modernas que não dependem do telefone, como o TEF Dedicado e o TEF IP.
Já o PIN PAD é o aparelho onde o cliente insere, passa ou aproxima o cartão. Além, é claro, de digitar a senha para que a venda seja autorizada.
5. Leitor de código de barras
O leitor de código de barras, também conhecido como scanner, facilita muito o dia a dia de qualquer comércio. Ele está entre os principais equipamentos e faz com que os produtos que passam pelo Caixa sejam devidamente identificados, registrados e retirados do inventário.
Atualmente também há outros sistemas avançados como o leitor de QR Code e a etiqueta eletrônica. Eles viabilizam a inclusão de mais informações sobre cada produto no registro, além de agilizarem questões administrativas e de controle/reposição de estoque.
6. Balança
Dependendo do tipo de varejo, em especial aqueles que comercializam alimentos ou produtos a granel, a balança de checkout é estratégica. Ela reduz a necessidade de mais recursos humanos, pois já processa e registra o peso dos alimentos diretamente no PDV.
Até mesmo caixas de self checkout podem contar com a balança. Existem diversos dispositivos de segurança que asseguram o pagamento correto e evitam furtos.
7. Nobreak
Para finalizar esta lista de principais equipamentos do comércio, não poderíamos esquecer do Nobreak. Essa ferramenta impede que o sistema pare de funcionar quando acontecem quedas de energia elétrica.
Ele é como um gerador que reserva energia e, dependendo da sua capacidade, permite que o PDV continue funcionando por determinado período de tempo. Uma de suas funcionalidades adicionais é manter a integridade dos demais dispositivos.
Pronto! Agora você já conhece os principais equipamentos que não podem faltar em um PDV. Se estiver interessado em algum deles, entre em contato com a Canal Técnico e faça o seu orçamento agora mesmo!
3 Comments
[…] se você utilizar a tecnologia a seu favor. Escolha quais serão os coletores de dados, tais como leitores de código de barras e um bom software onde serão armazenados os registros decorrentes do inventário de […]
[…] softwares integrados aos equipamentos do PDV geram as informações de forma automática, facilitando a declaração. Opte pelo software fiscal […]
[…] de certa forma escolher o equipamento certo para PDV acaba sendo indispensável, principalmente no que se refere a atração de clientes, além de ser […]