Saiba como controlar suas vendas em cartão e a sua importância
agosto 18, 2022Por que uma conciliação de vendas em cartões é importante?
setembro 9, 2022O self-checkout é uma tendência no varejo que, sem sombra de dúvidas, veio para ficar. A instalação desse tipo de recurso para o consumidor melhora a experiência da compra. Além disso, resulta em mais agilidade no atendimento dos caixas evitando a formação de longas filas.
O que deixa muitos varejistas confusos é o sistema de segurança do self-checkout. Como é possível controlar que o cliente realmente realizará o registro correto de suas compras? Como saber se o estabelecimento não está sendo alvo de fraudes?
Pois bem, no artigo de hoje, vamos debater esse assunto. Você entenderá de uma vez por todas quais são os impactos positivos e os riscos na implantação de terminais de self-checkout no seu comércio. Acompanhe!
Desvendando possíveis riscos de segurança no self-checkout
Com toda a certeza, todo empreendedor varejista precisa estar vigilante no quesito segurança. Pessoas mal intencionadas podem trazer grandes perdas com furtos ou fraudes. Inclusive, algumas delas veem no self-checkout uma oportunidade de cometer pequenos delitos.
Felizmente, esses terminais já foram desenvolvidos considerando os fatores de risco. Quando esse sistema de proteção inteligente é aliado à prevenção de furtos que a loja já adota, sua eficiência é garantida. Lembre-se que existem diversas maneiras que meliantes encontram para cometer furtos, não somente no momento do pagamento.
Por isso, sua equipe precisa ficar de olho em todos os momentos. E com os detalhes que serão abordados no tópico seguinte você perceberá que ao invés de um risco a mais, o sistema de self-checkout pode representar ainda mais segurança para a loja. Quer ver só?
Como a segurança do self-checkout funciona
Os terminais de autoatendimento, assim como nos bancos, têm um sistema inteligente de segurança, todavia adaptado para a sua realidade. O equipamento foi todo pensado para que o varejista não tenha prejuízos com possíveis fraudes.
O cliente passa um a um dos produtos no leitor de código de barras e coloca-os nas sacolas disponibilizadas nessa plataforma. Se algum produto que não passou pelo leitor ótico for embalado, automaticamente o terminal percebe a diferença por conta do peso da sacola.
O código de barras possui dados referentes ao peso do produto. O dispositivo de sacolas do self-checkout tem a balança para o comparativo. Diante de inconsistências, o equipamento bloqueia a conclusão da compra e manda um sinal de alerta para o supervisor.
Além disso, o supervisor também pode acompanhar em tempo real a leitura de produtos dos terminais na sua tela de computador. Essa é mais uma forma de assegurar o monitoramento adequado.
Comparativo do self-checkout com o checkout tradicional
Quer um exemplo prático de como o autoatendimento pode ser até mais seguro do que o atendimento no caixa convencional? Imagine a seguinte situação.
Um cliente troca as etiquetas de dois pacotes de carne. Ele está tentando pagar o preço de uma carne de segunda por um corte nobre.
No caixa tradicional, a semelhança entre os dois produtos poderia confundir o atendente ou ele sequer perceberia a fraude. No entanto, no self-checkout a máquina detecta a incongruência devido ao peso. A compra é bloqueada até que a situação seja resolvida com o supervisor.
Perceba que a não ser que o cliente consiga trocar as etiquetas de pesagem de dois produtos com pesos exatamente iguais, é impossível enganar o sistema.
Autonomia vigiada
Como um complemento ao sistema da balança, as máquinas de self-checkout vêm com câmeras de segurança. Normalmente, o supervisor desse setor do mercado também fica próximo dos clientes que estão efetivando o autoatendimento.
Nesse sentido, o consumidor sabe que tem autonomia para realizar todas as etapas da sua aquisição. Mas embora esteja sozinho, ele sabe que está sendo vigiado. Isso tende a inibir naturalmente a tentativa de fraudes.
Solicite uma demonstração gratuita!
É fundamental inovar nas tecnologias que são utilizadas no varejo. O consumidor está cada vez mais atento aos diferencias que cada estabelecimento oferece.
Nesse contexto, muitas pessoas preferem realizar suas compras de forma moderna e rápida. Oferecer um espaço com self-checkout é uma maneira de atrair novos clientes e de firmar os laços de confiança que existem entre vocês.
A ferramenta é segura e certamente estará cada vez mais presente no nosso cotidiano. Solicite uma demonstração gratuita do sistema com a Canal Técnico!