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junho 5, 2019Mobilidade no varejo: por que eu preciso saber disso?
Pare e observe por um minuto as pessoas à sua volta. Muitas delas devem estar com o celular próximo, não é mesmo? A mobilidade é uma realidade cada vez mais presente nos mais diversos setores – no varejo não seria diferente.
Esse fenômeno tem nome. Os termos ‘ubiquitous computing’ ou ‘ubicomp’, que podemos traduzir para o Português como ‘computação ubíqua’, designa o uso constante e massivo de aparelhos celulares e da internet.
As táticas que você utiliza no seu varejo podem tirar proveito dessa nova onda e alavancar as vendas. Mais do que nunca, os custos com TI se transformaram em verdadeiros investimentos com retorno rápido e garantido. Basta usar a estratégia certa.
Nos próximos itens, você terá maiores informações sobre quais são as suas opções de mobilidade no varejo. Além disso, verá quais são as principais vantagens desses recursos para o seu negócio. Vamos lá!
Estratégias de mobilidade no varejo
Entendemos como mobilidade no varejo o uso de plataformas online ou mobile que conectam a sua marca aos consumidores. Dentre as estratégias mais indicadas, estão os itens que você verá na sequência.
1. Sites responsivos
O uso de desktop (computadores e notebooks) está diminuindo. O acesso a sites e outros ambientes online acontecem, cada vez mais, via mobile (celulares e tablets).
No entanto, nem todo site é responsivo ao formato da tela diminuta. Textos, imagens, menus e outros recursos podem ficar alterados e com dificuldade para serem visualizados e acessados.
Com a estratégia de mobilidade no varejo usando sites responsivos, o cliente pode usar o seu endereço online ou loja virtual de qualquer dispositivo, seja ele mobile ou não.
2. Uso de aplicativos
Outra solução inteligente de mobilidade no varejo que diversas empresas já estão adotando é o uso de aplicativos próprios. Eles podem ser direcionados tanto para o sistema Android como para o sistema iOS.
Um exemplo é o da loja de departamentos Renner. Ela conta tanto com um site responsivo como também com um app para os clientes baixarem gratuitamente e realizarem as suas compras online com maior facilidade e segurança.
3. Beacons
Beacons são pontos de acesso instalados na sua loja física. Através deles, é possível realizar o marketing de proximidade.
Esse tipo de mobilidade no varejo demanda da autorização do usuário do smartphone. Uma vez permitido o acesso, mensagens são enviadas via Bluetooth para o celular.
Há inúmeras utilizações diferentes para essa tecnologia. Elas vão desde anúncios e consulta de preços até a realização do pagamento usando o telefone. Isso diminui a poluição visual da sua loja com publicidade e traz funções tecnológicas que os consumidores aprovam para agilizar o atendimento.
4. Pagamento via mobile
Outra utilização para o celular é o pagamento apenas aproximando o celular da maquininha POS, desde que ela tenha tecnologia NFC. O cliente pode fazer a compra e efetuar o pagamento sem a necessidade de usar o cartão de crédito ou débito.
A transação é feita via Android Pay ou Apple Pay. Essa estratégia está ganhando cada vez mais adeptos.
5. Caixas móveis
Os smartphones utilizados pela sua equipe de vendas podem ser transformados em terminais de pagamento. Assim, as compras são finalizadas com mais agilidade, sem a necessidade de o consumidor ir até o caixa para concluir a transação.
6. Personalização do atendimento
Também via smatphone, seus colaboradores podem acessar o histórico de compras dos clientes. Desse jeito, podem recomendar produtos baseados no que o público consumidor realmente deseja.
Essa estratégia otimiza a experiência de seus clientes mais fiéis. Além, é claro, de otimizar a produtividade e resultados do time de vendas.
7. Totem de consultas
Seus clientes podem consultar produtos disponíveis e até mesmo fazer o checkout em totens desenvolvidos para esse propósito. Isso aumenta a mobilidade e reduz as filas nos caixas, ainda mais nos dias de maior movimento ou datas comemorativas.
Considerações finais
Com todas essas estratégias de mobilidade no varejo, sua empresa pode melhorar a experiência do cliente ao passo que também otimiza procedimentos operacionais cotidianos. Isso representa maior eficiência e economia.
As suas vendas tendem a aumentar com tal conectividade. Porém, é imprescindível usar um sistema seguro e com desempenho satisfatório.
Portanto, escolha uma empresa de TI confiável e que lhe ofereça os sistemas, equipamentos e suporte adequado. Essa parceria certamente renderá bons frutos!