7 Dicas para tornar sua loja mais sustentável
abril 14, 2022Por que escolher a Canal Técnico para fazer sua automação comercial em Brasília
junho 6, 2022Precisando impulsionar a produtividade de seu comércio? Saiba que há soluções tecnológicas que ajudam (e muito!) nesse sentido. Hoje vamos conversar a respeito de algumas delas.
Nos dias de hoje, é praticamente impossível sequer pensar nos processos operacionais de uma empresa do varejo sem o uso de equipamentos adequados. Tanto na organização dos produtos como no PDV, há máquinas de grande importância para a produtividade.
No entanto, há quem apresente resistência em se atualizar. Esse é um tremendo erro, pois investir em tecnologia é fundamental para alavancar resultados e se destacar diante dos concorrentes.
Logo mais traremos algumas dicas de itens estratégicos para a produtividade de seu comércio. Fique de olho e entenda sobre a relevância que cada um deles tem no dia a dia do estabelecimento.
1. Computador
O computador é o cérebro que rege todo o sistema operacional de um PDV e dos demais equipamentos do varejo. Ele tem a função de executar softwares, sistemas e aplicativos que ajudam tanto na gestão como nas tarefas cotidianas dos colaboradores.
Diante disso, é preciso escolher um ou mais computadores que consigam suprir todas as demandas da loja. Assim, conseguimos garantir que os trâmites de venda sejam bem sucedidos e que sejam impedidos problemas no PDV.
2. Impressora Fiscal
A impressora fiscal é fundamental para aumentar a produtividade de seu comércio. Embora alguns segmentos ainda aceitem o bloco de notas convencional, o uso da nota fiscal eletrônica e dos cupons fiscais se tornou obrigatório e agilizou processos burocráticos.
A impressora emite a nota rapidamente e garante que o comprovante fiscal seja entregue ao consumidor. Sendo assim, assegura-se o cumprimento da lei.
3. Scanner / Leitor de código de barras
Os códigos de barra estão presentes nos rótulos dos produtos e podem ser emitidos pelo próprio estabelecimento no caso de vendas à granel ou de produção própria. Eles agilizam o trabalho do colaborador responsável pela venda.
Para fazer a leitura do código de barras, é preciso ter um scanner próprio. Ele proporciona um bom ganho de produtividade e também evita erros nos lançamentos.
Atualmente, as tecnologias mais usadas em scanners são:
- Scanner por infravermelho: que faz a leitura do código através de um feixe luz LED infravermelha, possibilitando o registro de produtos que estão próximos do leitor pois a área de leitura é um pouco mais pequena. Usualmente utilizado em equipamentos móveis.
- Scanner por laser: que faz a leitura com um desempenho maior que o infravermelho, tendo uma área de alcance mais ampla. Usualmente utilizado em equipamentos fixos.
- Scanner por imagem: que faz a leitura com a captação da imagem do código, sendo o mais moderno no mercado atual. Ele capta os dados mesmo em distâncias maiores e mesmo em superfícies irregulares. Pode ser móvel ou fixo.
4. Gaveta de dinheiro
A gaveta do dinheiro também é um equipamento que está atrelado à produtividade de seu comércio. Ela não apenas garante o armazenamento de cédulas de dinheiro e moedas como também pode estar conectada com os demais itens de automatização, agilizando processos operacionais e conferindo mais segurança ao PDV.
Encontramos atualmente diversos tipos de gaveta interligados com os sistemas e com a impressora fiscal. A escolha desse equipamento deve ser pautada no espaço físico disponível e nas funcionalidades que você almeja no caixa para acelerar o atendimento ao cliente.
5. Nobreak
O nobreak é um equipamento estratégico para a produtividade pois ele permite a estabilidade no funcionamento dos demais dispositivos mesmo em caso de queda de energia. Com ele, não é preciso interromper as atividades quando o fornecimento de luz estiver comprometido.
Existe a possibilidade de utilização somente do nobreak, de um gerador de energia ou de ambos combinados. Tudo depende de quanto tempo extra você necessita e de quais são as reais demandas do seu estabelecimento comercial.
Essas foram as dicas de hoje e que podem inspirar você a investir em uma infraestrutura que seja capaz de aumentar a produtividade de seu comércio. Lembre-se sempre de procurar somente empresas especializadas e que forneçam equipamentos de qualidade.
Na Canal Técnico você tem acesso a uma série de produtos com excelente relação entre custos e benefícios. Entre em contato e agende uma visita de nossos representantes!