Gestão de estoque: conheça os 5 erros mais comuns
novembro 3, 2023Sustentabilidade no varejo
dezembro 8, 2023As vendas com cartão não param de crescer. Esse é um método de pagamento que se consolidou e que provavelmente vai substituir o uso de dinheiro em espécie, algo que já vem sendo observado em alguns estabelecimentos comerciais europeus. Neste post, vamos conversar sobre dicas essenciais para não perder dinheiro nas transações.
Também conhecido como “dinheiro de plástico”, o cartão de crédito e débito faz parte da rotina operacional diária de praticamente todos os negócios do varejo. No entanto, é extremamente importante tomar precauções para que essa facilidade não se transforme em uma tremenda dor de cabeça.
Especialmente em pequenos negócios, tais como empórios, padarias e mercearias, aceitar cartões demanda de cuidados sobre os quais tratam os 7 itens a seguir. Não deixe de conferir as sugestões da Canal Técnico para não perder dinheiro nas vendas com cartão.
1. Escolha um tipo de sistema adequado ao seu negócio
Hoje em dia, contamos com diferentes alternativas de sistemas POS e TEF para serem implantados nas empresas. É imprescindível conhecer ao menos o básico sobre cada um deles para saber qual se adapta melhor às suas demandas.
Na dúvida, é sempre bom contar com a ajuda de especialistas como o time de experts da Canal Técnico. Nós temos em nosso portfólio uma série de opções de sistemas para que as vendas com cartão da(s) sua(s) loja(s) ocorra com a fluidez e agilidade correspondente às suas expectativas e ao fluxo de clientes atendidos no PDV diariamente.
2. Esteja certo de que a máquina de cartão é realmente sua
Lamentavelmente, pessoas mal intencionadas podem colocar um dispositivo falso, ou seja, uma maquininha “pirata” no caixa para receber indevidamente os valores que os clientes pagam a sua empresa. Já houve relatos de funcionários que enganaram comerciantes dessa maneira.
Portanto, esteja atento a esse tipo de golpe. Monitore o PDV para que a máquina de cartão seja, de fato, o sua.
3. Faça a conciliação bancária
Movimentações financeiras com cartão de crédito precisam ser comparadas com o que é debitado ou creditado na sua conta bancária. Isso inibe equívocos despercebidos no repasse de valores e nas taxas que são cobradas pelas operadoras de cartão de crédito.
Se o volume de vendas com cartão for grande, é melhor implantar um sistema TEF. Esse software tem a opção de realizar a conciliação bancária de forma automatizada.
4. Selecione uma boa operadora
Para minimizar os custos, procure concentrar as vendas com apenas uma operadora. Contudo, mantenha uma segunda como backup.
Hoje em dia, as operadoras e adquirentes lançam diferentes ofertas para conquistar a fidelidade do seus clientes. Mas é preciso ter certeza de que você está firmando parceria com a que melhor lhe convém.
5. Negocie taxas mais atrativas
A taxa que é cobrada pelas empresas que atuam como operadoras de cartão de crédito tem influência direta no preço final dos serviços e produtos que você comercializa. Atualmente, o percentual fica em torno de 3,6% sobre o preço cobrado na transação.
Negociar essas tarifas é muito importante para que as vendas com cartão sejam mais vantajosas. Para realizar a negociação com as adquirentes e operadoras, aqui estão algumas dicas:
- Identifique qual é o tipo de transação mais efetuada pelos clientes (crédito, débito ou parcelado) para buscar uma boa proposta que esteja de acordo com a sua realidade;
- Tenha pelo menos 3 meses de atividades para iniciar a negociação e procure apresentar uma expectativa de vendas para os próximos 6 a 12 meses;
- Considere a possibilidade de antecipação de recebíveis;
- Leve em conta o conjunto de serviços e alternativas propostas pelas operadoras antes de tomar a sua decisão final.
6. Invista em tecnologia
Além da escolha entre POS ou TEF, o investimento em tecnologia também vai ajudar a determinar a melhor relação entre custos e benefícios que a sua empresa terá nas vendas com cartão. Lembre-se que o que é muito barato pode sair caro em um futuro próximo.
Além do mais, o momento do pagamento é crucial para que o cliente saia da loja satisfeito e volte mais vezes. Em alguns estabelecimentos, o uso da maquininha wi-fi serve como exemplo prático dessa premissa, como em postos de gasolina e restaurantes.
7. Conte com suporte técnico
A tecnologia utilizada para vendas com cartão não é isenta de falhas. Mas para evitá-las ou solucioná-las o mais rápido possível é preciso contar com um bom suporte técnico.
É preciso evitar indisponibilidades. Para tanto, a equipe da Canal Técnico está ao seu dispor. Conte conosco!