Saúde financeira da empresa
setembro 16, 2022O que é automação comercial e como ela ajuda no crescimento do seu varejo
outubro 6, 2022Se você está entre aqueles que precisam aumentar suas vendas com e-commerce, então esse artigo foi escrito para você!
O que mais acontece é os clientes não finalizarem suas compras nas lojas online, isto é, por algum motivo eles abandonam as compras no carrinho, e acreditamos que a adoção de algumas atitudes pelas lojas virtuais podem aumentar sim essas vendas.
Abaixo temos uma lista dos principais motivos que levam os consumidores a desistirem de suas compras, quando tudo já está pronto para finalizá-las.
Vamos a elas!
Descubra os principais motivos pelos quais clientes não finalizam suas compras online
Vamos detalhar abaixo as principais razões pelas quais os visitantes abandonam seus carrinhos de compras e como pequenas alterações na página de checkout podem fazer a diferença nas taxas de conversão no e-commerce e aumentar as vendas online.
Cada pessoa tem seu próprio motivo para abandonar sua compra online, mas as pesquisas indicam que os principais motivos são:
- Custos extras muito elevados;
- Obrigatoriedade de criação de conta;
- O processo de checkout é muito longo e/ou complicado;
- Impossibilidade de visualizar e/ou calcular o custo total final com antecipação;
- Website com erros ou tendo quedas;
- Desconfianças em relação ao site, devido às informações do cartão de crédito.
No entanto, apesar desses motivos, existem formas práticas para que esses problemas sejam resolvidos e assim, maximizar a conversão, minimizando o abandono do carrinho com as compras na hora de fazer o checkout.
Agora vamos reunir 5 importantes dicas para aumentar suas vendas com e-commerce.
1) Ofereça um checkout
Praticamente todas as lojas desejam que seus clientes tenham contas registradas em seus sites, afinal isso fideliza os cliente e simplifica o processo de compra e venda, isso é o que a maioria dos gestores imaginam.
Todavia, não é bem assim que acontece, muitas vezes a obrigatoriedade da conta, leva alguns clientes a abandonarem o checkout, por não desejarem fazer a conta para finalizarem a compra desejada.
O que eles procuram são processos mais simples e práticos, além de ágeis e essas são ações que podem cooperar para o aumento das taxas de conversão no e-commerce.
A criação da conta pode ser uma opção ao finalizar a compra, mas não uma obrigação, simplificando esse processo para o cliente em potencial.
2) Simplificando o processo de checkout
Ao reduzir o processo de checkout e ter um mínimo de etapas neste momento, será crucial para melhorar a conversão no e-commerce.
O ideal é que o checkout tenha, no máximo, 03 etapas que antecedem a finalização da compra.
Use, também, um indicador do progresso gráfico, mostrando de forma simples e visível, os passos até que a compra seja finalizada, isso deixará o comprador focado na finalização deste processo.
Com isso, com certeza, o abandono das compras será minimizado.
3) Demonstre que o seu site é confiável
Para aumentar suas vendas com e-commerce, demonstre que o seu site é confiável, de forma visível, pois alguns compradores têm receios no momento de detalhar a forma de pagamento.
Para evitar essa desconfiança, mostre-lhes que as medidas de segurança estão em vigor e são suficientes para proteger os seus dados, sendo estes confidenciais.
Utilize, para isso, a certificação SSL, que em sua barra de endereço da web, será colocado uma cor verde, no lado esquerdo, canto superior, do navegador, com um cadeado onde as letras “HTTPS” ficarão visíveis, comunicando aos seus clientes que o site é criptografado e, portanto, seguro.
Deixe visível os logotipos de segurança e os de cartão de crédito em seu site, em outros lugares, que não sejam somente na página de pagamento, garantindo, assim, que a identidade de sua marca é segura e consistente.
4) Crie o seu site pensando, em primeiro lugar, nos dispositivos móveis
Ao criar seu site, pense primeiro que ele será utilizado, em uma grande maioria, por dispositivos móveis, e por isso, precisa se observar a experiência de compra, da navegação até a página de checkout.
Pense não somente no ajuste de tela que seja ideal, mas também no tipo de formulário para pagamento, teclados alfanuméricos, baseando-se em informações que de fato sejam necessárias.
Tomando todas as decisões, visando assim, a otimização e aumento das taxas de conversão.
5) Lide com os possíveis erros em tempo real ao que ocorre
Todo mundo é passível de erros, e para minimizar maiores problemas, é importante que as mensagens de erros instantâneas, sejam gentis e curtas, sem deixar de passar as informações necessárias.
Essas são as cinco dicas para que a experiência de checkout por parte do cliente seja agradável e voltem para realizar novas compras. Invista medindo o impacto dessas dicas no fechamento mais assertivo para aumentar suas vendas com e-commerce.