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Atualmente, o controle financeiro e gerencial deixou de ser uma atividade enfadonha e exaustiva, pois contamos com ferramentas de automação que são pensadas justamente para tornar o dia a dia das organizações mais prático.
A grande questão é: sua empresa precisa de automação comercial? Muitos empreendedores possuem dúvida sobre a necessidade desse tipo de tecnologia e quando buscar sua implantação.
A resposta, em contrapartida, é certeira: independentemente das proporções da empresa, a tecnologia é sempre uma boa pedida.
Desde as micro, pequenas e médias até as grandes empresas, todas elas podem contar com esse diferencial competitivo sem que ele pese no orçamento. É possível aderir a um sistema eficiente e reduzir os custos.
Se você quer se adaptar ao novo cenário do mundo corporativo e considera que sua empresa precisa de automação comercial, veio ao lugar certo. Logo mais você encontrará alguns dos principais sinais que devem ser observados e que comprovam essa demanda.
A importância da Automação Comercial para a sua empresa
A automação comercial é uma tecnologia que melhora diversos processos de uma empresa, afinal ela agiliza, organiza e melhora as tarefas e processos relacionados às operações comerciais, como gerenciamento de estoque, processamento de vendas, geração de relatórios e análise de dados.
Esse tipo de automação pode ser feito com o uso de sistemas de gerenciamento de vendas, sistemas de gerenciamento de estoque, softwares de gerenciamento de relatórios e muitas outras ferramentas tecnológicas para ajudar a otimizar e automatizar as operações comerciais.
A automação comercial é importante para as empresas por diversos motivos como, por exemplo:
- Melhora da eficiência: aumento da eficiência geral da empresa, devido a automação de tarefas comerciais poder ajudar a otimizar processos e reduzir erros humanos;
- Redução de custos: a automação de tarefas manuais pode reduzir o custo com mão de obra e melhorar a eficiência na empresa, resultando em economia de custos;
- Análise de dados: as ferramentas de automação comercial permitem coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados, fatores que ajudam ainda a identificar tendências e oportunidades de mercado, sendo mais fácil tomar decisões estratégicas mais informadas;
- Melhora na experiência do cliente: a automação de processos comerciais pode ajudar a melhorar a velocidade, a personalização e a precisão do atendimento ao cliente, o que consequentemente aumenta a sua satisfação e fidelidade à empresa;
- Tomada de decisão: a automação comercial permite a tomada de decisão mais rápida e precisa, pois permite acesso em tempo real às informações e aos dados mais relevantes.
Eficiência do controle financeiro da empresa
Quando o mês termina, tudo o que qualquer empresa espera é quitar as contas, contabilizar ganhos elevados e constatar um saldo positivo, certo? Porém, quando se percebe que a conciliação entre entradas, saídas e estoque não fecha e o financeiro fica no vermelho, é imprescindível tomar providências.
Muitas vezes, o erro está na execução dos procedimentos de controle. É possível agilizá-los e torná-los mais eficientes, o que inclusive faz com que haja mais tempo para que o gestor tome conta do que realmente interessa: o foco dos negócios.
Normalmente, os empresários percebem que sua empresa precisa de automação comercial quando as falhas humanas já se transformaram em uma bola de neve de problemas. Quanto antes os detalhes forem solucionados, melhor. Veja abaixo alguns pontos a serem observados:
- Nível de lucratividade
Tempo perdido com tarefas obsoletas representa um impacto negativo no nível de lucratividade. Por outro lado, quando há uma administração eficaz e pautada em recursos confiáveis como os de um bom sistema ERP, acontece exatamente o oposto.
Empresas automatizadas são mais fluidas e lucrativas. Elas passam a gerir suas finanças e procedimentos operacionais com maestria, alcançando uma maturidade profissional indispensável nos dias de hoje. Ainda mais em um contexto tão competitivo, onde todo diferencial conta para se destacar diante da concorrência.
Resumindo, a empresa com automação comercial fica mais enxuta, econômica e rentável. Ela acompanha tendências e está sempre preparada para lidar com as oscilações de mercado, mantendo-se sempre estável e próspera. Vale a pena investir neste tipo de sistema.
Controle de estoque e de fornecedores
Podemos considerar o estoque um dos setores mais estratégicos na empresa. Da mesma forma, os parceiros comerciais que fornecem a mercadoria que faz os negócios seguirem em frente.
No entanto, quem não tem um bom controle de estoque e de fornecedores acaba tendo prejuízo.
Se você observa produtos perdendo a validade por serem esquecidos no estoque, enfrenta lapsos repentinos de falta de itens importantes nas prateleiras ou está sentindo dificuldade em negociar melhores preços com os fornecedores, esses são sinais de que sua empresa precisa de automação comercial.
Proximidade com a clientela
Não adianta ter muitos clientes se eles não costumam voltar mais vezes. É preferível ter clientes certos e fidelizados, com os quais você possa contar para manter o fluxo de caixa estável.
O sistema ERP é excelente nesse aspecto também. Ele mantém e organiza os dados sobre a lista de clientes, incluindo histórico de compras e outras informações que permitem um atendimento mais personalizado e cativante.
Vale lembrar, ainda, que manter a clientela é mais barato que conquistar novos consumidores. Você passa a contar com situações propícias para o cross selling, o up selling e reduz os custos com propaganda.
Segurança na tomada de decisões
Um dos sinais mais expressivos de que sua empresa precisa de automação comercial é a insegurança na tomada de decisões.
Se você se depara com situações em que simplesmente não sabe o que fazer, precisa de métricas e dados precisos que ajudem a pautar as escolhas realizadas para que elas tenham mais chances de assertividade e sucesso.
Investir em automação dá acesso a uma série de relatórios e parâmetros que mensuram os resultados obtidos com precisão. Dessa maneira, fica muito mais simples identificar os pontos fortes da empresa e aqueles em que não vale a pena insistir.
Viu só quantos pontos podem ser organizados com a automação comercial e quantas vantagens eles proporcionam ao seu negócio?
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