Por que sua empresa precisa aderir à comanda digital via smartphone?
agosto 8, 2019Aviso de Feriado Independência do Brasil
setembro 2, 2019Todo estabelecimento do varejo enfrenta desafios no seu quotidiano operacional. Dentre eles, a conciliação bancária é um dos mais importantes. Afinal, sem um controle financeiro adequado o negócio não sobrevive.
Para obter bons resultados nessa tarefa, não há atalhos. É preciso gerir a empresa com responsabilidade e adotar práticas que ajudem a manter o controle sobre as finanças. Nesse contexto, a conciliação bancária jamais deve ser negligenciada.
Se você quer saber mais sobre esse processo e como fazer para manter a sua contabilidade em dia, não pode perder o artigo de hoje. Aqui estarão dicas importantes sobre a importância da conciliação bancária e como fazê-la.
Conciliação bancária: o que é?
A conciliação bancária, em termos gerais, é o comparativo entre o que era esperado nas entradas e saídas de dinheiro da empresa e como que elas aconteceram na prática. Para tanto, é preciso fazer a conferência dos resultados de registros contábeis com o valor indicado no extrato bancário para o período analisado.
Essa proposta visa o pleno controle da gestão financeira interna bem como a identificação de possíveis inconsistências de dados nos extratos, independentemente de serem emissões, datas ou valores. O procedimento não é complexo e faz-se muito necessário.
Se nesse comparativo forem constatadas informações idênticas, ótimo. Porém, no caso de incongruências é preciso tomar medidas de acordo com cada situação.
Importância da conciliação bancária
A conciliação bancária é uma ferramenta de extrema importância para toda e qualquer empresa ou organização. Não importa se trata-se de mini mercados ou de grandes companhias.
O procedimento controla entradas e saídas, especialmente de negociações que foram efetivadas cia cartão de crédito ou boleto bancário. O monitoramento garante que o que é devido será, de fato, recebido.
Não há uma fórmula definitiva sobre a frequência da conciliação bancária. Cada gestor deve definir a periodicidade de acordo com as necessidades do negócio, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, semestral ou anual.
Realizar o processo contribui para o diagnóstico de eventuais problemas de caixa ou até mesmo de gestão. Por essas e outras, ele é indispensável para que a saúde financeira da empresa seja mantida e para um planejamento orçamentário mais consistente.
Como fazer a conciliação bancária
Agora que você já sabe a importância da conciliação bancária, que tal analisarmos o passo a passo desse procedimento? Nos próximos tópicos está uma sugestão de como adotar essa prática no dia a dia da empresa.
1. Faça o lançamento das movimentações todos os dias
É fundamental fazer o registro diário de saídas e entradas de dinheiro, inclusive considerando taxas, multas e juros. Ele será uma das bases da análise de suas movimentações financeiras.
Não podemos esquecer de itens como: pagamento de fornecedores, compras, salários dos colaboradores, impostos, tarifas, empréstimos e recebimentos dos clientes. Quanto mais organizado e detalhado o registro, melhor.
2. Verifique o seu saldo no extrato bancário
O segundo passo é fazer a conferência do saldo bancário inicial e final. Ele precisa ser compatível com o controle interno das finanças. Essa deve ser uma prática diária que, embora possa parecer maçante, é essencial para a resolução de problemas.
3. Confira todos os detalhes de suas movimentações
O saldo é um dos itens essenciais da conferência, mas ele não é o único a ser observado. Confira data de lançamentos para evitar multas por atraso nos pagamentos. As movimentações dos extratos devem ser emitidas no dia correto.
Esse procedimento pode ser automatizado. Muitos empreendedores estão investindo em softwares que auxiliam na conciliação bancária, especialmente para agilizar esse tipo de conferência.
4. Corrija possíveis erros nos relatórios
Caso a conciliação bancária revele alguma inconsistência, partimos para o último passo que é a verificação da origem dessa divergência. Observe atentamente qual foi a movimentação que gerou duplicidade ou que não foi paga/recebida.
Não é raro encontrar cobranças feitas indevidamente pelas instituições bancárias. É justamente esse o momento de identificar isso e reivindicar pelo reparo do erro.
Concluindo…
Hoje você viu que o procedimento de conciliação bancária é uma prática de controle financeiro primordial. Mantendo a frequência e a atenção devida a esse processo, podem ser evitados desvios e perdas de dinheiro.
Guardar os comprovantes e documentos relacionados à contabilidade de forma organizada é uma das formas de facilitar o processo. Usar softwares confiáveis como Vizzoo Express também permite uma gestão financeira mais eficiente e descomplica a conciliação bancária.
Como você pôde perceber, é fundamental aderir à conciliação Bancaria. Conheça o Vizzoo Express o sistema perfeito para te auxiliar nessa tarefa. Se você quiser saber mais detalhes técnicos e agendar uma demonstração sem compromisso, entre em contato com a gente.
Até breve, com mais dicas!
1 Comment
[…] faz é justamente integrar processos e reduzir a burocracia. Controle de estoque, de compras, de conciliação bancária, de obrigações fiscais e muitos outros aspectos são facilitados pelo uso de uma boa […]