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fevereiro 15, 2021Fazer compras online é uma tendência crescente nos últimos anos. Especialmente após a pandemia, mais pessoas estão optando por pesquisar pelos melhores preços e fechar os pedidos diretamente do computador ou do celular. Por essas e outras razões, todas as pesquisas apontam para o avanço do e-commerce em 2021.
Diante disso, muitos empresários estão se dando por conta de que essa demanda precisa ser atendida e que ela consiste em uma grande oportunidade de aumentar a lucratividade nos negócios. E criar uma loja virtual nunca foi tão fácil.
Independentemente de você ter uma loja física ou não, se você quer ter sucesso na internet com os seus produtos, é importante estar atento aos rumos do e-commerce em 2021. Para tanto, preparamos um post dedicado ao tema. Aproveite as dicas!
Vantagens do e-commerce
Se você ainda não se convenceu de o quanto é vantajoso investir no e-commerce em 2021, vamos apresentar alguns argumentos que vão fazer você repensar seus conceitos. Observe alguns dos benefícios proporcionados por essa prática varejista.
1. O custo operacional é ínfimo: montar uma loja online é bem menos burocrático e demanda de menos investimento que uma loja física. A equipe é reduzida e a necessidade de espaço também;
2. Popularização do acesso: hoje em dia a maioria dos brasileiros têm smartphone e usa a internet todos os dias, o que facilita o acesso às lojas virtuais;
3. Observação de indicadores: todo empreendedor sabe o quanto é importante observar as métricas para tomar decisões referentes ao investimento em marketing e em novos produtos ou mercados consumidores. Na internet, o acesso à essas informações ocorre detalhadamente e em tempo real;
4. Flexibilidade e conforto: trabalhar em casa é o sonho de muita gente. Essa é uma das possibilidades de quem pretende apostar no e-commerce em 2021;
5. Preços mais baixos: basta comparar o preço de um produto em uma loja física e na mesma loja só que em um ambiente virtual para ver que o preço na internet é mais baixo. Já que o empreendimento online é mais barato, o valor dos produtos fica mais acessível ao consumidor final;
6. Variedade: quando se negocia na internet, é possível estabelecer parcerias com fornecedores e apenas intermediar a venda de produtos que você sequer possui no seu estoque, ampliando a variedade de itens oferecidos na sua loja virtual;
7. Aquisição de expertise: a experiência propiciada pelo e-commerce é capaz de ensinar muito sobre técnicas de venda e de marketing, tornando você um expert no assunto;
8. Alcance geográfico: ao contrário do que acontece nas lojas físicas, na loja virtual você pode vender para consumidores de outras cidades, estados e até mesmo de outros países;
9. Facilidade na abertura do negócio: se você é daquelas pessoas que não gosta de perder tempo, com certeza será uma boa ideia abrir seu e-commerce em 2021. O procedimento é rápido e simplificado;
10. Disponibilidade: no e-commerce os seus clientes podem visitar a loja todos os dias e a qualquer hora. É o famoso 24/7, em que você vende até quando está dormindo.
Tendências para o e-commerce em 2021
Diante do novo cenário econômico que vêm se estabelecendo, das novas tecnologias disponíveis, bem como as mudanças de comportamento dos consumidores, as maiores tendências do e-commerce em 2021 são:
Investir no atendimento e fidelização
Já que as lojas virtuais são uma tendência por si só, a concorrência também vai aumentar cada vez mais. Por isso, os empreendedores virtuais devem investir no atendimento para se destacarem e conquistarem mais clientes.
Esse pode ser um diferencial expressivo, pois as pessoas geralmente preferem pagar um pouco mais, desde que a experiência da compra seja satisfatória. Esse é um passo fundamental na construção de um bom relacionamento e fidelização da clientela.
Vale lembrar que fidelizar um cliente para que ele compre mais vezes e divulgue a sua marca voluntariamente é muito mais barato que conquistar novos clientes a todo tempo. Por isso, é importante focar no relacionamento a longo prazo e oferecer vantagens para quem sempre negocia com você.
Lojas virtuais interativas
A tecnologia se reinventa a cada ano que passa. Estar atento a essas mudanças e implementá-las no seu e-commerce é muito importante para que a percepção que os clientes têm sobre a sua marca seja positiva.
As lojas virtuais interativas, com recursos como simuladores e módulos de realidade virtual têm chamado a atenção de muitos clientes. Um exemplo célebre é o das grandes lojas de tênis que já permitem experimentar as peças em provadores virtuais.
Uso de inteligência artificial
Pode até parecer que a inteligência artificial já é uma tecnologia consolidada, mas muitas lojas virtuais ainda precisam se adaptar a esse conceito. Em tempos de crise, não podemos abrir mão do poder dos algoritmos para conhecer melhor o seu cliente e estar pronto para atender diferentes comportamentos de compra.
A Amazon é um case de sucesso nesse segmento. Suas técnicas de recomendações baseadas no interesse do cliente permitem fazer o cross selling e o up selling e, dessa maneira, aumentar o ticket médio.
Também podem os incluir os chatbots nesse item. Os robôs conversam com o seu cliente até o ponto em que realmente seja necessário o contato com um ser humano. Além de ser uma tendência do e-commerce em 2021, essa é uma forma de reduzir os seus custos com folha de pagamento.
Pesquisa por voz
A acessibilidade é uma demanda indispensável no nosso dia a dia, seja em lojas físicas ou virtuais. A grande vantagem das pesquisas por voz no e-commerce é que elas permitem atingir esse objetivo ampliando o acesso de clientes com deficiência visual ou outras limitações de digitação.
Além disso, ainda facilitam o acesso de clientes que aderiram à tendência dos assistentes virtuais. Já pensou o seu cliente solicitando à Alexa (da Amazon), à Siri (do iPhone) ou ao Google Assistant os itens da sua loja que ele quer adquirir? Essa já é uma realidade possível.
Oferecer múltiplos canais de contato
Uma das palavras-chave do e-commerce em 2021 é ‘omnichannel’, que significa ‘todos os canais’. Quanto mais canais de contato você oferecer ao cliente, melhor e mais ágil será o seu atendimento.
Vale a pena prestar atenção nesse aspecto, principalmente no mobile commerce. O design da sua página de comércio eletrônico deve ser responsivo e adaptar-se tanto ao computador como a dispositivos móveis e smartphones.
Planos de assinatura
Em tempos de Netflix, pacotes mensais de assinatura de produtos e serviços são ótimas opções para expandir o seu negócio. Já existem inúmeros projetos desse tipo funcionando a pleno vapor, tais como clubes de cerveja artesanal com entregas mensais, box de livros, assinaturas de procedimentos no salão de beleza, entregas diárias de frutas frescas e muitos outros.
Independentemente de qual for o seu segmento de atuação, com criatividade você também pode oportunizar um plano de assinatura. É bastante provável que você consiga conquistar um grupo de clientes fiéis.
Muitas novidades vêm por aí no e-commerce 2021. A Canal Técnico é a parceria ideal para alavancar os seus rendimentos com sistemas especialmente desenvolvidos para o seu sucesso. Entre em contato conosco, monte uma loja virtual atrativa, preste um serviço de qualidade e prepare-se para colher os bons frutos. Até mais!
3 Comments
[…] boa notícia é que nada impede você de ter uma loja física ou uma loja virtual e concomitantemente investir em marketplaces. É plenamente viável manter mais estratégias ao […]
O on-line é o virtual nunca foram tão usados como agora.
[…] dos mercados que têm resistido à crise econômica e se destacado significativamente é o do e-commerce. O crescimento de lojas virtuais no Brasil alcança percentuais elevados de lucratividade, o […]