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setembro 24, 2020Em tempos de afastamento social, muitas empresas estão migrando para o ambiente online e oferecendo entregas por delivery. Essa era uma tendência nos últimos anos, mas acabou se consolidando por causa da pandemia.
Acontece que a concorrência é acirrada. Seja dentro dos aplicativos de entrega à domicílio ou seja para quem vende pelas redes sociais, WhatsApp e site próprio, é preciso se diferenciar para conquistar os clientes.
E, como se não bastasse todo o esforço necessário na conversão, ainda é preciso se empenhar para fidelizar o consumidor. O jeito é fazer de tudo para mantê-lo satisfeito e engajado com a sua marca.
Ainda que a fidelização seja um desafio, ela vale muito a pena. Pesquisas demonstram que o custo para cativar a atenção de novos clientes é cerca de 6 vezes maior do que para manter o público que você já tem.
Se você quer uma estratégia efetiva para aumentar e fidelizar a clientela através do delivery, as dicas de hoje serão úteis. Continue acompanhando e veja algumas sugestões práticas!
Dica #1: Investir em atendimento de qualidade
Com tantas opções no mercado, a sua empresa precisa chamar a atenção pelos motivos certos. Isso incluir não apenas o lanche propriamente dito, mas também o seu atendimento.
Muitos empresários acreditam que devem competir somente por preço, mas negligenciam na interação com o cliente. Acontece que, cada vez mais, as pessoas estão dispostas a pagar um extra para ter uma experiência melhor.
Isso fica bastante claro nas avaliações realizadas em plataformas de delivery. Alguns dos elogios (e críticas) mais frequentes são sobre o prazo de entrega e a cordialidade/praticidade no atendimento.
Dica #2: Surpreender com os detalhes
Detalhes simples, mas carinhosos, são capazes de surpreender. Se você já fez pedido em uma lancheria ou restaurante e recebeu um mimo junto com a entrega, deve saber bem do que estamos falando.
Gestos simples costumam ser marcantes. Por isso, vale a pena manter um cadastro dos seus clientes para o envio de uma surpresa em datas especiais, como aniversários, dia da mulher, entre outros.
Até mesmo um bilhetinho agradecendo pelo apoio ao comércio local durante tempos de crise já conta. Não é o valor do brinde, mas sim o seu toque pessoal que deixa o delivery mais interessante.
Dica #3: Criar programas de fidelidade
Os programas de fidelidade incentivam o consumidor a voltar a comprar seus produtos para obter algum benefício em troca. E as possibilidades são inúmeras:
- Um pedido grátis a cada 12 realizados;
- Um desconto especial ou entrega gratuita para clientes VIP;
- Um brinde ao atingir determinado valor na compra;
- Uma sobremesa de cortesia se indicar um amigo;
- Um presente à própria escolha depois de acumular determinado número de pontos;
- Entre outras.
Você pode soltar a criatividade e usar a empatia para agradar sua clientela. Isso, sem dúvidas, ajuda a fortalecer o vínculo com a sua empresa.
Dica #4: Ser presente, mas sem ser invasivo
De tempos em tempos, entre em contato com os seus clientes pelas redes sociais, por WhatsApp ou por e-mail marketing. Você pode inclusive despertar a emoção, com mensagens como “Faz tempo que você não aparece, estamos com saudades”.
A regra é simples: esteja presente, mas sem ser muito invasivo. A ideia é lembrar do seu negócio, porém sem importunar com muitas mensagens. O exagero pode causar o efeito contrário e afastar a pessoa. Ou seja, use do bom senso.
Dica #5: Ouvir o feedback dos clientes
Personalizar a experiência do cliente e lançar produtos com maiores chances de sucesso são apenas alguns dos resultados esperados quando você ouve o feedback dos clientes. Ainda mais no ramo de delivery.
Faça pesquisas de satisfação rápidas de serem respondidas. Também considere as avaliações feitas em plataformas de entregas, inclusive as críticas. Não deixe clientes sem respostas ou descontentes. Procure reconquistar a sua confiança e demonstrar profissionalismo.
Até mesmo as reclamações têm muito a nos ensinar. Elas podem contribuir para melhorar processos, muitas vezes com ajustes simples e rápidos de implantar.
E então, pronto(a) para colocar essas ideias em prática no seu delivery? Quanto maior for o seu esmero e eficiência, maiores as chances de sucesso para fidelizar a clientela e vender mais.
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