A importância do Pix para o varejo
outubro 21, 2022Conheça as melhores estratégias para atrair clientes para o seu comércio
novembro 4, 2022Ter um bom ERP de varejo é o segredo para aumentar os resultados da sua empresa. Esse tipo de sistema é capaz de otimizar o gerenciamento dos principais procedimentos do dia a dia de qualquer tipo de negócio.
No varejo, a demanda por um ERP é ainda maior. Afinal de contas, o volume de informações e tarefas com os quais os comerciantes lidam constantemente é altíssimo. Sem a devida organização, torna-se muito fácil perder o controle da situação.
Todavia, para alcançar os seus objetivos, é preciso que o ERP seja equipado com funções personalizadas que facilitem a realização das principais atividades do seu negócio. Caso contrário, ele irá funcionar apenas como mais um entrave na empresa.
Para que você não corra esse risco, elegemos neste artigo as 5 principais funções que um bom ERP para o setor de varejo deve ter. Mas, antes de conferir quais são eles para fazer uma escolha assertiva, vamos retomar alguns aspectos importantes sobre o ERP de varejo?
Boa leitura!
O que é o ERP de varejo e como funciona?
ERP é o sigla que utilizamos para o termo em inglês Enterprise Resource Planning. Em bom português, ele significa sistema de gestão integrado.
Até pouco tempo atrás, o ERP de varejo era considerado uma novidade no setor. Porém, as mudanças tecnológicas têm evoluído de uma forma tão rápida que, hoje em dia, esse não é um diferencial mas sim um software indispensável no dia a dia de estabelecimentos varejistas.
Dentro de sistemas e plataformas desse tipo, o gestor tem acesso a todas as informações básicas para a sua operação, centralizando em um único lugar os dados provenientes se setores como:
- Contabilidade
- Recursos Humanos
- Fornecedores
- Vendas
- Estoque
- Patrimônio
- Obrigações fiscais
- Entre outros
O ERP automatiza processos e integra atividades. Com isso, a administração do seu negócio se torna mais profissional e menos propensa a falhas humanas.
Funções indispensáveis no seu ERP de varejo
Agora que já retomamos alguns conhecimentos prévios sobre o que é e como o ERP de varejo funciona, vamos à lista dos 5 itens que o seu software precisa ter:
1. Emissão boletos automática
Para que um ERP de varejo possa contribuir com a melhoria constante da gestão financeira de qualquer empresa, é imprescindível que ela tenha funções de integração API ao sistema. Isso permite, por exemplo, a inclusão da emissão automática de boletos.
Essa função é particularmente interessante para empresas que trabalham na modalidade B2B (ou seja, comercializam insumos para outras empresas), realizam vendas em grandes quantidades ou têm lojas online.
A cada nota fiscal emitida, o próprio software gera um boleto bancário automaticamente que poderá ser impresso ou enviado ao cliente. Com isso, é possível minimizar os riscos de fraudes cibernéticas, além de facilitar e agilizar processos com menos burocracia.
2. Geração de notas fiscais eletrônicas
Ao adotar um ERP que permite a geração de notas fiscais eletrônicas, os donos de empresas conseguem fazer o arquivamento desses documentos e pesquisá-los de uma maneira mais simples, prática e intuitiva.
Como a geração de notas fiscais é um processo fundamental no comércio, em alguns casos envolvendo a geração de arquivos, a coleta de assinaturas eletrônicas e o envio do documento para a Secretaria da Fazenda, isso é facilitado pelo ERP. Algo estratégico em segmentos onde a emissão do documento eletrônico é obrigatória.
Quando o software oferece esse recurso, o gestor pode respirar aliviado. Assim, ele diminui os riscos de enfrentar problemas tributários com o ICMS, IPI, DIFAL, PIS, entre outros.
3. Agilidade em processos administrativos
Os processos administrativos que são conduzidos via ERP de varejo tendem a se tornar muito mais ágeis e facilitados. Ainda mais quando a empresa que realiza a implantação é capaz de customizar módulos e incluir elementos que são pertinentes ao seu nicho de atuação.
As demandas de uma loja de roupas são diferentes das de uma farmácia. Assim como as demandas de uma loja de conveniência são diferentes das de um açougue. E assim por diante.
Com o ERP certo, você poderá usufruir de vantagens como:
- Automatização de tarefas repetitivas;
- Integração entre diferentes áreas do seu negócio;
- Diminuição dos índices de erros;
- Aumento da produtividade da equipe de colaboradores e vendedores;
- Relatórios para a tomada de decisões.
Uma dica interessante é sempre optar por sistemas que não exigem muito trabalho manual. Quanto maior o nível de automatização, maior a agilidade nas suas ações.
4. Integração com loja virtual
No ano de 2020, as empresas que ainda resistiam em ofertar delivery e um canal virtual para vendas acabaram tendo que se adaptar a qualquer custo. As que já contavam com um ERP de varejo com integração para lojas online certamente tiveram menores dificuldades.
Um bom ERP também precisa ter a funcionalidade de integração direta com a loja virtual. Através disso, o gerenciamento das principais informações do negócio são atualizadas em tempo real e podem ser acessadas em uma plataforma centralizada, independentemente de o cliente ter realizado a compra na loja física ou na internet.
Com isso, o gestor não corre o risco de enfrentar problemas com o registro duplo de vendas ou até mesmo a perda do controle dos seus dados, situações que podem comprometer o bom funcionamento do negócio e inclusive afetar a relação com os clientes.
5. Controle adequado do estoque
O controle adequado do estoque é uma das principais funções que um ERP de varejo precisa ter. Sem isso, ele perde consideravelmente a sua qualidade e eficácia ao ser empregado na sua empresa.
Uma das principais funções do software é exatamente ajudar na gestão das mercadorias estocadas, no controle da lista de fornecedores e para que as compras sejam realizadas de acordo com a demanda, no momento certo. Assim, você pode reduzir a perda de mercadorias e saber ao certo quando é mais oportuno liquidar o estoque.
Como implantar o ERP na sua empresa
Agora que você conhece quais são as principais funções que um ERP de varejo precisa ter, avalie com cuidado as opções de sistemas que existem no mercado. O ideal é que o softwareconsiga atender as necessidades do seu tipo de negócio.
Dessa maneira, você terá acesso a um ERP que realmente garantirá o melhor andamento dos processos da empresa e facilitar as atividades de toda a sua equipe. Você só tem a ganhar com isso.
Entre em contato com a Canal Técnico e conheça as opções que disponibilizamos. Com certeza, uma delas terá o custo x benefício que você espera!