
O que são rupturas de estoque e como evitá-las?
dezembro 16, 2022
As expectativas para o varejo em 2023
fevereiro 3, 2023O fechamento de caixa de sua loja é uma das principais atividades que fazem parte dos processos de venda da sua empresa.
É preciso muita atenção para que se evite erros que podem ser cruciais e comprometer o andamento de seus negócios.
Confira agora junto com a gente, este artigo que foi feito pensando neste momento tão importante do seu expediente de negócios.
Antes, porém, vamos compreender melhor o que é o fechamento de caixa, sua principal função e depois compreender como fazer esse fechamento corretamente.
Fechamento de Caixa: o que é e qual a sua principal função?
O fechamento de caixa se refere ao momento em que é feita, normalmente no final do expediente ou na troca de turnos, dependendo do seu negócio, das verificações das entradas e saídas do caixa da empresa.
Essa verificação é para que se veja se o caixa está com ou sem erros, isto é, faltando ou sobrando dinheiro de acordo com o que está registrado.
Possibilitando que os erros sejam corrigidos rapidamente, fraudes sejam identificadas com mais eficácia e para assim, reduzir os prejuízos que poderiam existir.
Sendo assim, a principal função dessa atividade é guiá-lo na compreensão das condições em que o fluxo do seu caixa está operando.
Além disso, esse fechamento tem a função de evitar que retiradas não programadas do caixa sejam feitas ou para lembrar de uma despesa que precisa ser paga a tempo.
Viu como fazendo o fechamento de caixa de sua loja diariamente, torna possível um controle eficaz do fluxo de caixa?
Fechamento de Caixa: Como fazer?
Esse procedimento pode ser organizado rotineiramente através de 04 momentos específicos
Vamos conhecer esses momentos mais detalhadamente abaixo.
Momento 1 – Abertura do caixa
Esse é o momento em que o trabalho se inicia e as atividades de compra e/ou venda começam.
Neste momento, o valor inicial é o que se chama de valor inicial de reserva ou, como é mais conhecido, fundo de troco, que nada mais é do que uma reserva para que aconteça alguns pagamentos de pequenas despesas que podem aparecer no decorrer do dia.
Esse valor deve ser registrado, ou pelo menos conferido e anotado, conforme o seu sistema de gestão financeiro, e lembre-se: diariamente!
Momento 2 – Registro de entradas e saídas
Conforme o dia vai passando e o expediente acontecendo, o operador do caixa precisa fazer o registro das movimentações que acontecem no caixa, a saber: entradas e saídas do capital.
Lembrando ainda que as entradas são feitas conforme as vendas são realizadas e as saídas de acordo com que as despesas vão acontecendo.
Durante esse momento pode ocorrer a sangria de caixa, que é a realocação do dinheiro do caixa para outro lugar, e deve ser feito o registro normalmente.
Da mesma forma, dentro do processo, pode haver a necessidade de fazer o reforço de caixa, que é a aplicação de capital no caixa para ter troco disponível aos clientes e novamente deve ser registrado, para facilitar o fechamento do caixa da sua loja.
Durante todo processo, faça a separação dos comprovantes de venda conforme a modalidade, como por exemplo, reunir os comprovantes de cartão de débito separadamente das vendas do cartão de crédito e das vendas em dinheiro e se possível, de acordo com as bandeiras do cartão e assim seguir com todas as formas de pagamento aceitas no local.
Momento 3 – Verificação dos valores do caixa
Esse é o momento em que os funcionários que operam o caixa fazem a contagem dos valores de acordo com a metodologia da loja.
Seguindo as seguintes etapas: dinheiro, cartões, cheques, tickets, e demais formas.
Se tiver sido feito pagamentos, seja qual for, com esse caixa, ele precisa ser somado também, para que o balanço não apresente erros, pois se houver, provavelmente ele será encontrado aqui.
Momento 4 – Finalização do fechamento de caixa
Agora é o momento em que os valores de entrada e saída são somados de acordo com o que já foi obtido anteriormente, sem esquecer de somar a todos os valores da abertura do caixa e as sangrias e reforço de caixa, quando houverem.
Os valores precisam bater corretamente para assim poder ser feito o fechamento adequado, caso contrário é preciso encontrar a inconsistência.
Portanto, esse artigo explica e demonstra com detalhes como o fechamento de caixa de sua loja é um processo importante e indispensável para que se tenha um controle financeiro que se encaixa o melhor possível.
Use esse conhecimento para melhorar sua gestão financeira empresarial!