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novembro 11, 2019Técnico em Automação Comercial no Distrito Federal
janeiro 9, 2020Desde 2012, um novo modelos de negócios vem se expandindo no Brasil: o marketplace. Ele funciona como um shopping mas no âmbito digital. Diversas marcas e produtos ficam à disposição do consumidor em uma plataforma para que ele escolha quais são mais vantajosos.
A proposta dessa metodologia é colaborativa. Sendo assim, diferentes vendedores e empresas podem ter acesso a um mesmo espaço de comércio eletrônico. Para tanto, é necessário fazer um cadastro e pagar uma porcentagem dos lucros com as vendas realizadas.
Dentre os mais famosos marketplaces estão: Mercado Livre, Americanas.com, Walmart, OLX, Shoptime e Bom Negócio. Cada um tem as suas particularidades e regras próprias, embora o sistema seja muito semelhante.
Se você tem interesse em expandir a sua loja física ou virtual e vê nesse modelo uma oportunidade de negócios, saiba que está no caminho certo. Continue acompanhando as dicas deste post e tire suas dúvidas!
O que é e como o marketplace funciona?
Para exemplificar o que e é e como funciona o marketplace, imagine a seguinte situação hipotética. Você abre uma loja física de produtos para escritório. No entanto, um amigo está há mais tempo nesse mesmo mercado e a loja dele é melhor localizada.
Para que ambos possam se beneficiar, seu amigo cede um espaço para sua empresa dentro da loja dele. Assim, você pode usufruir da estabilidade e alcance que ele conquistou para realizar as suas vendas.
Sem sombra de dúvidas, as suas vendas serão estimuladas e você terá maior visibilidade. Em contrapartida, uma pequena porcentagem dos seus lucros deverá ser paga ao seu amigo pelo espaço cedido.
É assim que o marketplace funciona. Contudo, ao invés de se tratar de uma loja física, isso ocorre na internet.
Vantagens e desvantagens do marketplace
Dentre as principais vantagens do marketplace está a visibilidade. Portais com um grande volume de acessos diários garantem uma rentabilidade mais sólida. Além disso, podemos destacar mais alguns benefícios:
- Diminuição dos custos com divulgação tendo em vista que a propaganda já é realizada pela plataforma onde sua marca está atuando;
- Ganho de confiança do consumidor ao ver a sua marca aliada a empresas com credibilidade no mercado;
- Redução de custos para obter tráfego e visitação, o que é ideal para empresas que estão começando;
- Aumento das vendas, especialmente quando consideramos a ampliação das possibilidades de conquistar mais clientes;
- Estar bem indexado nos resultados do Google, pois marketplaces têm um excelente trabalho de SEO que dá destaque aos seus produtos quando alguém pesquisa sobre o seu nicho;
- Crescimento dos seus negócios com o alcance a novos públicos, o que permite aumentar as alternativas de produtos oferecidos.
Por outro lado, também não podemos negar que há algumas desvantagens que precisam ser consideradas e evitadas. As principais são:
- Gerar dependência e ter um faturamento que depende exclusivamente de um único marketplace, o que pode ser perigoso caso a plataforma decida encerrar suas atividades;
- Perda de personalidade da sua marca, pois muitos clientes identificam a plataforma e não a empresa inserida nela quando fazem uma compra e recomendam;
- Aumento das taxas e/ou percentuais de lucro que podem vir a ocorrer e tendem a impactar no preço final que chega ao consumidor.
Mas afinal, vale a pena investir no marketplace?
Seja para o marketplace ou para qualquer modalidade de negócios, não há uma receita definitiva. Tudo depende muito do seu nicho de atuação e da demanda de mercado. Além desses, diversos outros fatores precisam ser considerados.
A boa notícia é que nada impede você de ter uma loja física ou uma loja virtual e concomitantemente investir em marketplaces. É plenamente viável manter mais estratégias ao mesmo tempo, diversificando a sua atuação no mercado.
O marketplace é um sistema promissor e que já vem trazendo ótimos resultados. Seu negócio pode colher os benefícios e facilidades de grandes plataformas, o que acaba criando um atalho para captar mais clientes e conseguir mais vendas.
A dica é avaliar o que você tem a oferecer e se o sistema funciona para o seu caso. Além disso, usar métricas para rever suas táticas e aprimorar elas quando for necessário.
Essas foram as dicas de hoje. Se ficou alguma dúvida, use o espaço dos comentários. Nos vemos em breve novamente!