Mobilidade no varejo: por que eu preciso saber disso?
maio 31, 2019Aviso de feriado Corpus Christi
junho 12, 2019O seu software de varejo está de acordo com as normas da NFC-e?
Olá!
Seu sistema ERP já atende às normas da nota fiscal eletrônica? Está pensando em trocar o programa de automatização do seu comércio? Saiba que veio ao lugar certo para se informar sobre isso!
Fazer uma boa escolha de software de varejo que contemple a emissão de NFC-e é fundamental para que você evite problemas futuros. Afinal de contas, o sistema precisa facilitar o dia a dia dos processos operacionais da empresa de acordo com os preceitos da lei.
Acontece que selecionar qual será o programa utilizado nem sempre é uma tarefa simples. Existem diferentes versões no mercado e isso pode causar certa confusão.
Tendo em vista ajudar você nessa tarefa, hoje preparamos um artigo especial. Ele será voltado para as características que um software de varejo que esteja dentro das regras do NFC-e tem que ter.
Acompanhe e tire suas dúvidas!
Como escolher um software de varejo emissor de NFC-e?
Os pontos mais importantes a serem observados quando vamos definir o melhor software de varejo emissor de nota fiscal eletrônica são inúmeros. Os mais importantes e que não podemos negligenciar são:
1. Respeito à legislação
Antes de qualquer coisa, confira se o ERP que você está pensando em contratar está de acordo com as leis estaduais e federais. O fisco é extremamente rigoroso quando se trata das normas para o PDV (ponto de venda).
Utilize um software de varejo que atenda às demandas requisitadas. Desse jeito, você estará evitando multas e autuações que podem inclusive comprometer a credibilidade da sua empresa.
2. Segurança do sistema
Além de emitir a NFC-e, seu sistema precisa ser seguro e confiável para o armazenamento dos seus dados. Afinal de contas, mesmo que os arquivos de NFC-e sejam eletrônicos, eles devem ser mantidos arquivados por ao menos 5 anos. Esse é o período dentro do qual acontecem as possíveis fiscalizações do fisco.
3. Velocidade e estabilidade no desempenho
Quando um software de varejo simplesmente para de funcionar no meio do seu horário de atendimento, isso costuma gerar prejuízos e constrangimentos. Da mesma forma, a lentidão do ERP também pode fazer com que clientes cansem de esperar e desistam da compra.
Para que você possa contar com o programa em todos os momentos, procure por demonstrações e informe-se sobre a velocidade e desempenho que ele oferece. Assim, o atendimento ao cliente será ágil e mais eficiente.
4. Permissão para cancelamentos
Outro aspecto que tem a ver em especial com o atendimento no PDV diz respeito às desistências. Afinal, essa é uma situação bastante comum em que o cliente desiste de um produto depois de ele já ter sido registrado no caixa.
É muito importante que o sistema emissor de NFC-e saiba tratar possíveis rejeições, permitindo o cancelamento de um item específico antes de concluir a venda.
5. Contingência off-line
Quando o sistema perde a conexão como site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), é imprescindível que ele possa trabalhar em regime de contingência off-line. Esse é um diferencial que permite que o seu software de varejo funcione inclusive quando não há acesso à internet ou quando acontecem instabilidades.
Se o programa tem autonomia, ele gera a NFC-e em contingência off-line, mandando as informações para o fisco até o dia seguinte. Tal recurso evita multas e outras dores de cabeça.
6. Simplicidade e funcionalidade
A ideia é que o ERP venha para facilitar o seu dia a dia com funções que automatizem procedimentos essenciais da empresa. Para tanto, ele precisa ser simples e intuitivo.
Não podemos esquecer que a rotatividade de colaboradores pode ser alta em determinados momentos. O operador do PDV deve aprender rapidamente como manusear o sistema sem a necessidade de longos treinamentos. Sendo assim, é bom ficar de olho na interface do seu futuro software.
Concluindo
Hoje pudemos constatar que o software de varejo que está de acordo com as normas da NFC-e devem ser analisados a fundo antes da contratação do serviço. Precisamos ser criteriosos ao avaliar os atributos do sistema, seus recursos essenciais, bem como às características que determinarão a sua funcionalidade no dia a dia.
Se ainda restou alguma dúvida, não hesite em nos contatar. Um forte abraço e até a próxima!
1 Comment
[…] do que nunca, os equipamentos do PDV precisam estar atualizados e funcionando com eficácia. A NFC-e também é fundamental para que a velocidade do caixa seja melhor e a circulação de clientes seja […]