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junho 24, 2021Fazer boas integrações entre os softwares é um grande desafio para muitas empresas, principalmente para aquelas que não possuem uma grande estrutura.
Mas, saiba que a integração é muito importante para o mercado em geral e é possível fazê-la dentro de poucas condições. Continue a leitura do texto e saiba mais!
Sobre as integrações entre os softwares
As integrações entre os softwares nada mais são do que a união de dois softwares que foram pensados para atender as demandas do mercado em geral.
Como boa tecnologia em processo de constante evolução e aprimoramento, as integrações realizam suas operações com base nas particularidades de cada área e cliente.
Entretanto, apesar de considerar todas as individualidades, é importante ressaltar o que já foi dito, que a tecnologia está em um constante processo de evolução e aprimoramento.
Assim como outras áreas, ela também possui necessidades que serão supridas ao longo do tempo.
Solicitações de clientes, atualizações de tecnologia e evolução de processos no sistema, por exemplo, são as principais necessidades que movem os softwares para uma progressiva evolução.
Travar essa evolução é praticamente impossível! Mas, é possível administrar o reflexo dessas evoluções com certas ações.
Veja a seguir o que os supermercados precisam ter para fazer essa integração e utilizar os softwares da maneira correta.
O que os supermercados precisam ter para fazer a integração entre os softwares
Para administrar os reflexos das evoluções dos softwares de forma positiva, os supermercados precisam se armar com certas ações.
Empresas que são boas nessa função de integrar os softwares, repassam para os clientes, de maneira programada, as alterações que foram feitas.
Neste sentido, um bom supermercado precisa apresentar uma estrutura robusta e uma equipe qualificada, preparada e com tempo disponível para realizar os devidos ajustes no processo de integração.
Todos esses pontos irão contribuir para a prevenção de possíveis desacertos na hora de integrar os softwares.
Porém, apesar da necessidade de uma boa estrutura e de uma equipe preparada, infelizmente nem todos os lojistas contam com esse cenário.
O que acaba por culminar num grande desafio e obstáculo para algumas redes de varejo. Mas, além desse existem outros. Confira no próximo tópico quais são.
Desafios dos supermercados nas integrações entre os softwares
Ter uma boa estrutura e uma equipe preparada são fundamentais para o sucesso das integrações entre os softwares. Mas, não é só isso.
Um dos grandes desafios que a grande maioria dos supermercados enfrentam é a capacidade de fazer a integração entre os dados da loja com o escritório de contabilidade.
Em boa parte dos casos, o escritório de contabilidade fica na parte externa, o que acaba por dificultar ainda mais essa integração. Somado a este problema, está um outro grande obstáculo: a necessidade legal da similaridade entre os dados da base local com aqueles gerados através da contabilidade.
Diante de tantos obstáculos e desafios, como se portar para fazer uma boa integração? Como vencer os desafios de um cenário estrutural de supermercado pouco qualificado e equipe despreparada?
O analista de sistemas e especialista no setor de Supermercadista, Marcelo Faria, oferece uma ótima dica no próximo tópico. Confira!
Dica para integrar os softwares nos supermercados
Marcelo Faria é Analista de Sistemas, Contador, Especialista em Contabilidade e Apuração de Impostos no Varejo e proprietário da Contabilidade Riachos, uma empresa especialista no setor supermercadista.
Pela sua ampla experiência no mercado, ele oferece excelentes dicas para fazer uma boa integração.
Como principal dica, ele diz que o primeiro passo é utilizar os arquivos SPED e Sintegra para realizar o processo de comunicação de dados com os escritórios de contabilidade. A técnica oferece maior segurança – no quesito de legalidade – e maior custo-benefício na integração.
Um dos grandes benefícios dos arquivos SPED é a padronização das alterações. Ou seja, os softwares do escritório de contabilidade e os do supermercado seguiram um único modelo.
Diante disso, a compatibilidade entre os dados do supermercado e do escritórios é garantida, além da maior qualidade na comunicação.
Logo, o lançamento correto dentro dos supermercados junto com a validação do Sintegra e SPEDs, fará com que a integração seja mais segura, confiável, estável e padronizada.
E, assim, independente do cenário estrutural do supermercado, uma boa integração pode ser feita.
Não perca tempo e utilize a técnica hoje mesmo para fazer a integração entre os softwares na sua empresa.
Até breve!