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junho 10, 2021Um dos mercados que têm resistido à crise econômica e se destacado significativamente é o do e-commerce. O crescimento de lojas virtuais no Brasil alcança percentuais elevados de lucratividade, o que está atraindo novos investidores para o segmento.
Muito disso se deve à mudança de comportamento do próprio consumidor. Com a popularização de smartphones e do acesso à internet, torna-se mais prático e econômico fazer compras online.
Se você pretende investir no mercado de e-commerce ou expandir sua loja física para o ambiente virtual, esse artigo será extremamente útil. Vamos pontuar quais são os nichos de destaque, o que é preciso para iniciar e quais são as perspectivas para o futuro.
Inicialmente, vamos tratar de alguns dados sobre o crescimento de lojas virtuais no Brasil. Vale a pena ficar de olho. Confira!
Dados sobre o crescimento de lojas virtuais no Brasil
Observe alguns dos dados mais relevantes sobre o crescimento de lojas virtuais no Brasil nos últimos anos:
- O faturamento dos e-commerces alcançou mais de 47 bilhões de reais em 2017 (pesquisa Webshoppers 2018);
- Nesse mesmo ano, o comércio eletrônico cresceu 12% (pesquisa E-commerce Radar 2017);
- O número de consumidores online brasileiros chegou a mais de 55 milhões (pesquisa Webshoppers 2018);
- O investimento em TI das lojas virtuais é o equivale a média de 9% da receita (pesquisa Forrester Research 2018);
- As compras foram realizadas em tablets ou smartphones em 27,3% dos casos (pesquisa Ebit 2018);
- Os marketplace foram responsáveis por 31,5% das vendas (pesquisa Webshoppers 2018);
- As mulheres são predominantes no público alvo das lojas virtuais e foram responsáveis por 50,6% das aquisições (pesquisa Ebit 2018);
- As compras feitas à vista estão crescendo e já equivalem a 49,8% do volume total de negociações (pesquisa Ebit 2018);
- Pelo menos 58% das vendas foram realizadas para pessoas que não compraram na primeira visita mas retornaram posteriormente ao site (relatório Atlas 2018).
Segmentos de destaque no e-commerce brasileiro
Os segmentos de e-commerce no país que apresentaram uma performance superior nos últimos anos foram os seguintes:
- Celulares e telefonia: 21,2% do volume financeiro faturado no comércio eletrônico nacional;
- Eletrodomésticos: 19,3% do faturamento;
- Eletrônicos: 10% das receitas;
- Informática: 8,9% do volume de receitas;
- Casa e decoração: 8,4% dos resultados nas vendas.
O crescimento de lojas virtuais no Brasil teve o top 5 acima em seus destaques. Mas a verdade é que outros inúmeros segmentos também observaram aumento nas receitas geradas. O cenário é promissor independentemente do nicho de vendas.
Cuidados essenciais ao criar um e-commerce
Ainda que os dados e os resultados apresentados até então sejam animadores, é fundamental ter cuidado especial diante de alguns pontos estratégicos na abertura de uma loja virtual. Conheça alguns deles a seguir:
- Aumento das margens de conversão;
- Diminuição dos índices de abandono do carrinho de compras;
- Elevação da recorrência de vendas para o mesmo cliente.
Talvez você esteja se perguntando como é possível alcançar essas três metas. Os métodos mais eficazes são:
- Selecionar um nicho pequeno para atuar e só ampliar o escopo de atuação conforme a base de clientes e o número de vendas crescer;
- Oferecer um layout totalmente responsivo para que seja acessado tanto no computador como em dispositivos móveis;
- Integrar um bom sistema de gestão automatizada à plataforma de e-commerce;
- Criar uma logística ágil e segura para o estoque, entrega e devolução de produtos;
- Ficar sempre de olho nas tendências tecnológicas como a gamificação para melhorar os resultados e a fidelização da clientela;
- Empregar boas ações de marketing, em especial nas redes sociais e na geração de conteúdo;
- Considerar sistemas como o cross docking e o dropshipping, duas tendências no comércio virtual atual.
O crescimento de lojas virtuais no Brasil vai continuar?
O ano de 2019 ainda não acabou e as estimativas de crescimento de lojas virtuais no Brasil continuam expressivas, com excelentes resultados no primeiro semestre. No entanto, não são apenas os resultados que crescem. O número de lojas também.
Diante disso, é importantíssimo estar atendo às oportunidades de otimização e novas estratégias para se posicionar bem no nicho de atuação correspondente. Essa é a melhor forma de vencer a concorrência.
Há espaço para muitas lojas virtuais ainda. Se você quer se inserir nesse meio, certamente contará com ótimas chances de sucesso.
Até o próximo post, com mais dicas!
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