Aviso – Feriado Nossa Senhora Aparecida
outubro 9, 2018Aviso – Feriado Dia de Finados
outubro 29, 2018Manutenção preventiva no comércio: como evitar dores de cabeça?
Se tem uma algo capaz de nos deixar com os nervos à flor da pele são aquelas desagradáveis “surpresas” no orçamento, é ou não é? Principalmente quando elas vêm de panes no sistema e equipamentos que precisamos para trabalhar diariamente. No entanto, muitas dores de cabeça podem ser evitadas se investirmos em manutenção preventiva no comércio.
Como todos bem sabem, certos equipamentos são imprescindíveis para que um estabelecimento varejista possa funcionar apropriadamente. São softwares e dispositivos eletrônicos que devem sempre estar em plenas condições de operação.
Contudo, por mais tecnológicos que sejam, esses aparelhos estão sujeitos à falhas eventuais. Sem a conservação adequada, a tendência é de essa situação se agravar. Se estabelece um círculo vicioso de anomalias altamente prejudiciais para o sistema e bom desempenho das máquinas.
Diante disso, apostar na manutenção preventiva no comércio é a melhor maneira de garantir o bom funcionamento constante de todo o aparato eletrônico da empresa. E hoje você entenderá o porquê. Acompanhe a seguir.
O que é e para que serve a manutenção preventiva no comércio?
A ABNT NBR, também conhecida apenas pela sigla NBR (Norma Brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas), tem como função a garantia da padronização dos nossos processos. A intenção é que haja um desenvolvimento científico e tecnológico satisfatório no país.
A entidade também se posiciona sobre a importância da manutenção preventiva no comércio e a define. De acordo com o registro NBR 5461, o termo “manutenção preventiva” faz referência ao suporte técnico que é realizado:
✓ Em períodos que são predeterminados;
✓ Seguindo critérios prescritos;
✓ Com o objetivo de diminuir a probabilidade de falhas e degradação dos itens em questão.
Esse cuidado vale mesmo a pena?
Muitos varejistas se questionam se realmente vale a pena investir em manutenção preventiva no comércio. Há, inclusive, quem abra mão desse recurso deliberadamente pois prefere contar apenas com a sorte.
O grande problema dessa prática é que ela custa mais caro. Isso mesmo! Prevenir é sempre mais fácil, rápido e barato do que remediar.
Ao assinar um contrato de prestação de serviços de manutenção preventiva no comércio, o lojista está assegurando a minimização das despesas com reparos e reposição de maquinário. Ter esse tipo de conduta cautelosa, sem sombra de dúvidas, é sinal de maturidade profissional na gestão dos negócios.
Vantagens da manutenção preventiva no comércio
Inúmeras vantagens estão atreladas à manutenção preventiva e periódica dos equipamentos de uma empresa. No setor varejista, podemos destacar alguns exemplos:
- Planejamento financeiro mais cauteloso e assertivo;
- Garantia de andamento eficiente das atividades operacionais;
- Aumento da confiança e credibilidade no atendimento e nos serviços prestados ao cliente;
- Aceleração do desempenho dos aparelhos e sistemas;
- Detecção de possíveis práticas inadequadas no uso do maquinário pelos colaboradores;
- Aumento da vida útil dos dispositivos;
- Padronização das tarefas de manutenção e suporte;
- Redução na conta de energia elétrica e nas chances de curto circuitos pois evita-se a sobrecarga dos equipamentos.
Quais são as modalidades de contratação do serviço?
A Canal Técnico disponibiliza duas modalidades de manutenção dentre os seus serviços de suporte técnico: a manutenção preventiva e a manutenção corretiva. Ambas são realizadas on site por uma equipe de profissionais habilitados para as funções.
Um contrato de manutenção como esse proporciona benefícios que vão além do cuidado com os aparelhos e sistemas em si. Afinal, é possível programar com antecedência o melhor momento para realizar a operação sem interferir no andamento das atividades da loja.
O varejista também agiliza processos. Isso se deve ao fato de ele contar com prioridade no seu atendimento, especialmente diante de possíveis problemas pontuais.
Ao invés de perder tempo contatando diferentes empresas, realizando orçamentos, buscando por peças de reposição e agendando o serviço, basta contatar o suporte. A equipe terá o histórico dos procedimentos adotados previamente, com mais o controle e conhecimento de causa. Além, é claro, de poder atendê-lo prontamente e sem toda aquela burocracia.
Portanto, a manutenção preventiva no comércio é sinônimo de economia de tempo e de também de recursos. O empreendedor pode manter o seu foco nos negócios pois o aporte técnico toma conta da sua infraestrutura tecnológica.
E então, gostou do artigo de hoje? Deixe seu comentário!
Nos vemos em breve, com mais dicas.
1 Comment
[…] você não está completamente convencido da importância da manutenção preventiva, abaixo iremos apresentar alguns dos maiores motivos para realizar esse tipo de serviço. Confira […]