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Investir em tecnologias para o varejo deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade para quem deseja ter um negócio lucrativo atualmente. O motivo disso é que por meio dessas tecnologias, o varejista pode aumentar as suas vendas e melhorar a experiência dos clientes.
Mas isso não é tudo, pois sem esse tipo de tecnologia, fazer processos gerenciais se torna um trabalho árduo e complicado. Isso prejudica diretamente a produtividade das empresas e até mesmo os processos de trabalho que são realizados pelos colaboradores.
O primeiro passo para evitar que isso aconteça é conhecer quais são as novas tecnologias que estão sendo cada vez mais usadas no varejo. Por isso, selecionamos as 5 principais delas para que você possa aproveitar as suas vantagens. Confira:
1 – Tecnologias para varejo: IOT
O Internet of Things (IOT) ou internet das coisas é uma das tecnologias para varejo que promete revolucionar o segmento em 2019. De maneira geral, ela consiste em uma série de equipamentos com sensores que estão conectados à internet, capazes de enviar comandos de maneira automatizada.
Na prática, esse tipo de tecnologia vem sendo utilizada por grandes redes de supermercados como modelo de negócio denominado de Economia de abastecimento. Nesses espaços, o processo de compra muda e se torna mais prático e autônomo, ao ponto de sequer envolver o próprio consumidor.
Um bom exemplo desse tipo de tecnologia são os supermercados que analisam o padrão de compra dos clientes e por conta própria realizam a reposição de suprimentos, como: material de limpeza, ração para cachorro, dentre outros.
2 – Inteligência Artificial – AI
Isso mesmo, a Inteligência Artificial (AI) também se faz cada vez mais presente no mundo do varejo. Sobretudo no que diz respeito ao C-Commerce, também conhecido como comércio de conversa.
Através dele, os clientes poderão realizar as suas compras apenas conversando com dispositivos que simulam a interação entre o vendedor e o consumidor. Nesses casos, os aplicativos podem reconhecer a voz dos clientes e ainda oferecer sugestões sobre os melhores produtos de acordo com o seu perfil.
3 – Tecnologias para varejo: Realidade Virtual
A realidade virtual é uma das tecnologias para varejo que tem como principal objetivo revolucionar a experiência de compra dos consumidores. Isso porque, os equipamentos de realidade virtual conseguem simular ambientes por meio de efeitos visuais, táteis, sonoros e até olfativos.
Através deles, o cliente fica imerso em uma realidade na qual pode ter a experiência de testar os produtos que deseja adquirir, antes de concluir a compra. Esse é sem dúvida um grande estímulo para a compra e a redução das taxas de devolução dos produtos. Ele é uma excelente opção para os e-commerces varejistas.
4 – Realidade Aumentada (AR)
A realidade aumentada também é outro tipo de tecnologia que pode proporcionar grandes vantagens para os varejistas e consumidores. Afinal, assim como a realidade virtual, ela tem como base na inserção do usuário em um ambiente virtual, no qual ele terá a experiência de interagir melhor com os produtos.
Um exemplo básico da aplicação desse tipo de tecnologia pode ser observado pela empresa de móveis IKEA. Nela, os consumidores podem acessar o aplicativo da empresa pelo smartphone e testam os móveis dentro de suas próprias casas. Isso tudo antes de adquirir o produto.
5 – Tecnologias para varejo: People Counter
O People Counter é uma das tecnologias para varejo que tem surpreendido o segmento. O principal motivo é que esse dispositivo faz a contagem em tempo real dos clientes que visitam a empresa e ainda aponta quais são as principais direções que eles seguem nela.
Essa tecnologia pode ser facilmente integrada ao ponto de venda da empresa. Nesses casos, são geradas informações sobre a taxa de conversão de um determinado período. Isso inclui quantas pessoas visitaram e empresa e quantas efetuaram compras.
Integrar as tecnologias para varejo no seu negócio é o segredo para conquistar mais vendas e ficar à frente da sua concorrência. Isso porque elas oferecem soluções que modificam todo o processo de compra dos clientes, tornando-o mais ágil e atrativos.
Além disso, essas tecnologias ainda geram informações importantes para o seu negócio. Por meio delas, é possível traçar estratégias para torná-lo mais lucrativo e competitivo. Assim como, evitam que a sua empresa adote processos defasados e perca clientes devido a isso.