Que tal ganhar um ano de aluguel do Pin Pad GRÁTIS?
novembro 20, 2018[Aviso de Expediente] 14/12/2018 (Confraternização Canal Técnico)
dezembro 10, 2018No artigo de hoje vamos conversar sobre o que é um Adquirente. Abordaremos como acontece exatamente a autorização e faturamento nas compras feitas com cartões. Por fim, você saberá um pouco mais a respeito de como contratar um Adquirente.
O mundo capitalista gira em torno de necessidades básicas como comprar e vender. Na realidade, antes mesmo desse sistema se estabelecer, as pessoas de uma maneira ou outra já praticavam o comércio ao longo da história.
Contudo, os processos para a realização das atividades comerciais mudaram muito. Atualmente, cada vez mais os pagamentos eletrônicos com cartões de crédito e de débito estão substituindo o pagamento em espécie.
Os bastidores desse tipo de transação não são muito abordados para os leigos. As pessoas simplesmente passam o seu cartão no terminal POS e concluem a sua compra. Mas para os varejistas, estar a par de como esse procedimento se estabelece é fundamental.
Por isso, reserve uns minutinhos para essa leitura. Veja o que é um Adquirente e entenda melhor sobre como o sistema interconectado de empresas e bancos funciona atualmente.
O que é um Adquirente?
Entender o que é um Adquirente é bastante simples. Ele também pode ser chamado de Credenciador. Trata-se de uma empresa que se especializa em realizar o processamento de pagamentos.
Quando o varejista contrata um Adquirente, ele é quem possibilita que o seu comércio ofereça condições diferenciadas de pagamento para a clientela. Afinal de contas, as bandeiras de cartões de crédito e débito são muitas.
Basicamente, o que o Adquirente faz é receber as informações provenientes do pagamento, processar e então repassar para a bandeira do cartão e seu banco emissor. Isso transcorre por intermédio de um gateway que é configurado de acordo com as condições de pagamento estabelecidas.
Uma vez que a compra é autorizada pela bandeira, o Adquirente transfere os valores cobrados do cliente para a conta da loja. E assim, se encerra o ciclo.
Agora que você já sabe o que é um Adquirente, entenda melhor o processo de autorização e faturamento no tópico a seguir.
Autorização e faturamento
O fluxo do pagamento mais típico é aquele realizado a partir de um terminal POS, ou seja, de uma maquinha de cartão. A sequência de autorização é a seguinte:
- O cliente apresenta o seu cartão ou insere pessoalmente no dispositivo POS;
- A solicitação ao Adquirente acontece nesse instante e ele, por sua vez, encaminha o pedido à rede de cartões em questão;
- A rede de cartões encaminha o pedido para o banco emissor da bandeira, o qual pode permitir o trâmite ou não dependendo do saldo ou limitações na conta do cliente;
- Depois, a resposta é encaminhada do banco emissor ao Adquirente e na sequência ao comerciante, finalizando a aprovação da transação.
A jornada é complexa, mas ela acontece em questão de segundos. Uma vez aprovado o pagamento, acontece o faturamento. Confira o passo a passo dele a seguir:
- O comerciante indica uma conta onde ele quer receber os créditos das compras realizadas;
- O Adquirente manda uma solicitação de cobrança para a bandeira do cartão utilizado na compra;
- A administradora de cartões daquela bandeira, debita o valor da conta do cliente e transfere para o Adquirente;
- O Adquirente credita os devidos valores, com exceção das taxas pré-estabelecidas na conta da empresa indicada pelo comerciante.
Ponto! Agora, além de saber o que é um Adquirente, você também está por dentro de todo o processo que acontece cada vez que o cliente passa o cartão na maquininha do seu varejo.
Conheça a REDE
Dentre os Adquirentes mais respeitados e confiáveis do mercado está a REDE. Ela é uma companhia líder dentre os meios eletrônicos de pagamento.
A REDE faz todo o credenciamento, captura, envio, autorização, faturamento e liquidação das transações realizadas com cartões, sejam eles de débito ou de crédito. Sua plataforma é multisserviços, pois além de ser compatível com inúmeras bandeiras de cartão, ainda disponibiliza consulta de cheques, no Serasa, cartões da própria loja, entre outros serviços.
Com uma tecnologia de alto nível como a que a REDE usa, não é de se estranhar que ela tenha adquirido um sucesso de tamanhas proporções. As transações são rápidas e extremamente seguras, atendendo a mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.
Se você quer tirar mais dúvidas sobre o que é um Adquirente e receber uma demonstração de como isso tudo funciona, entre em contato com a Canal Técnico!