SITEF – INÍCIO DO HORÁRIO DE VERÃO
outubro 14, 2016Uma em cada seis empresas globais são vítimas de ataques cibernéticos
Nova pesquisa da Grant Thornton revela que ataques cibernéticos estão causando graves prejuízos a empresas do mundo todo, a um custo global estimado em pelo menos US$ 315 bilhões, ao longo dos últimos 12 meses. O Grant Thornton International Business Report (IBR), pesquisa realizada com mais de 2.500 líderes empresariais em 35 economias, diz que mais de uma em cada seis companhias pesquisadas foi alvo de um ataque cibernético no ano passado. No Brasil, a percentagem de negócios prejudicados por invasões cibernéticas no período foi de 11%, a mesma computada para toda a América Latina. Tal índice está um pouco abaixo da média global, de 15%.
Globalmente, os setores que mais sofrem com estes ataques são os de finanças e tecnologia. Ambos apresentam as mais altas percentagens de empresas vitimadas em 2014 (26%, cada um) e também são os que mais reconhecem os riscos e problemas provenientes dos ataques cibernéticos. Setenta e quatro por cento (74%) das empresas de finanças veem nesse tipo de crime uma forte ameaça para seus negócios; e 55% das companhias da área de tecnologia pensam da mesma forma.
No entanto, de forma geral, poucas empresas compartilham dessa visão. Globalmente, apenas 12% dos negócios consultados reconhecem os ataques cibernéticos como um problema realmente relevante. No Brasil, esse índice é de 11%. Por outro lado, consultados sobre se as empresas têm já implementada uma estratégia para seguridade cibernética, no mundo todo, pouco mais da metade (52%) das lideranças afirmam possuir um plano para prevenir e contornar o problema. No Brasil, essa porcentagem é de 44%.
A Canal Técnico sabe como proteger sua empresa contra ataques cibernéticos, clique aqui.