Término do Horário de Verão 2019
fevereiro 13, 2019Fiquem atentos aos horários da Canal Técnico durante o feriado de Carnaval.
fevereiro 22, 2019Cuidados com a NFC-e para Varejistas em 2019
A NFC-e foi apresentada aos varejistas como uma solução para o aperfeiçoamento do controle fiscal. Tendo sido projetada para ser uma alternativa completamente eletrônica, ela veio para substituir os antigos documentos fiscais preenchidos à mão e impressos.
Além de minimizar possíveis erros e retrabalhos, a NFC-e para varejistas diminuiu os custos e para dar ao consumidor a oportunidade de comprovação da veracidade do documento fiscal que lhe é oferecido pelas empresas.
Na publicação de hoje, vamos conversar sobre as particularidades deste importante documento. Assim, você poderá ficar atento aos cuidados com relação à NFC-e para varejistas em 2019. Confira!
O que é a NFC-e para varejistas?
Algo que comumente acontece é a confusão entre NF-e e NFC-e para varejistas. Por isso, antes de mais nada, observe as diferenças entre esses dois documentos fiscais:
1. NF-e: Nota Fiscal Eletrônica – ela é usada para o registro de operações na circulação de mercadorias e substituiu a NF comum. Suas aplicações englobam a compra, venda, devoluções, transferências, complementos, aproveitamentos de crédito, entre outras. Normalmente, é utilizada entre pessoas jurídicas.
2. NFC-e: Nota Fiscal Consumidor Eletrônica – ela é usada para emitir cada operação que for realizada para o consumidor final, sendo mais simples que a NF-e. Por isso, ela é a mais utilizada no varejo, tendo substituído os antigos cupons fiscais impressos no ECF.
Cada unidade da federação tem as suas particularidades. No entanto, normalmente é exigido um Certificado Digital para que os estabelecimentos comerciais emitam a NFC-e.
São poucas as exceções que ainda restaram quanto à obrigatoriedade de oferecer a NFC-e. Ela está sendo consolidada em 2019, com raras prerrogativas que ficaram para 2020. Na dúvida, consulte o calendário estabelecido para o seu estado na Secretaria da Fazenda.
Vantagens da NFC-e para varejistas
Dentre os principais benefícios da emissão da NFC-e para varejistas, podemos destacar:
✓ Agilidade e modernidade;
✓ Transparência nas atividades;
✓ Redução dos custos com impressões especiais;
✓ Simplificação de obrigações acessórias;
✓ Transmissão em tempo real;
✓ Bom uso de novas tecnologias.
Vantagens da NFC-e para os consumidores
Já dentre os principais benefícios da NFC-e para os consumidores, podemos destacar:
✓ Mobilidade no fluxo de informações;
✓ Facilidade para conferir a autenticidade da nota;
✓ Agilização na participação de programas estaduais de premiação do uso do CPF na nota.
Conheça os detalhes da versão 3.0 da NFC-e para varejistas
Já tem se falado muito a respeito da versão 3.0 da NFC-e para varejistas. As previsões são de que essas constantes atualizações no sistema só venham a contribuir reduzindo as despesas do comerciante.
Essa amortização de custos, em boa parte, se dá por conta da emissão da nota fiscal sem a necessidade de equipamentos e papéis específicos. Por ser uma operação online, nem sequer é obrigatória a impressão, sendo possível enviar a nota diretamente para o e-mail ou telefone do cliente.
Quem optar por imprimir, pode fazer uso de equipamentos mais simples, que exigem menos insumos e que têm uma manutenção mais em conta. As soluções de TI para o setor estão colaborando cada vez mais para que a NFC-e para varejistas tenha uma boa relação entre custo e benefício.
Toda essa economia permite aos empreendedores investir em outras áreas da empresa, modernizando os seus serviços e atraindo mais clientes. Tanto que mesmo durante o período de adesão voluntária ao sistema da NFC-e, muitos varejistas fizeram questão de se atualizar o quanto antes.
Para o governo, essa mudança também foi positiva. Afinal de contas, a sonegação fiscal caiu e mais tributos são arrecadados. É justamente por causa disso que tantas campanhas de premiação estaduais para o uso do CPF na nota são proporcionadas.
O resultado final dessas transformações pelas quais o varejo está passando tendem a ser positivas. Elas impactam tanto no dia a dia da empresa, facilitando procedimentos operacionais, como no dia a dia do consumidor, permitindo que ele tenha certeza sobre os detalhes do documento fiscal que lhe é fornecido.
E então, gostou de saber mais a respeito da NFC-e para varejistas? Se ainda ficou qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe ou deixe o seu comentário abaixo.
Nos vemos novamente no próximo post, com outras dicas. Até lá!