4 Vantagens em aderir ao Self Checkout em seu varejo
março 23, 20225 motivos pelos quais você deve utilizar um sistema em seu supermercado
abril 7, 2022Seja para empresas de grande, médio ou pequeno porte, realizar o controle de compras é essencial para garantir a lucratividade, abastecer o estoque, viabilizar as finanças e manter o negócio em perfeito funcionamento.
Quando a gestão de compras é feita de forma ineficaz ou insuficiente, a empresa sofre com grandes prejuízos que afetam os setores de vendas e estoque. Além disso, os clientes se aproximam cada vez mais da concorrência.
Em vista disso, separamos abaixo algumas dicas eficientes para você fazer um controle de compras adequado e manter o sucesso de sua loja. Confira!
Veja como fazer um controle de compras bem feito
Realizar um bom controle de compras requer planejamento, programas de qualidade, análise e relatórios. Se você obtiver um bom desempenho em cada um desses processos, já vai garantir compras muito bem controladas e assertivas.
Veja abaixo, com mais detalhes, o que é preciso fazer em cada uma das etapas citadas.
1- Elabore um planejamento
Sem planejamento ninguém consegue chegar a lugar algum. No controle de compras o princípio é o mesmo. Você precisa planejar muito bem suas compras a fim de evitar atrasos na entrega de fornecedores e, consequentemente, ausência de produtos para o cliente.
De forma simplificada, todo o planejamento na gestão de compras envolve os seguintes passos:
- Gerenciamento de fornecedores;
- Entendimento claro do material a ser comprado, com sua respectiva quantidade e data específica;
- Realizar a cotação de preços.
Diante disso, entenda que no planejamento você deve procurar os melhores preços, garantir que seus fornecedores vão realizar as entregas no prazo estabelecido e, claro, verificar a quantidade de itens no estoque para evitar faltas ou sobras.
Aliás, a verificação do estoque deve ser feita em primeiro lugar! Fazendo assim, você impede a insatisfação de clientes e o desperdício no estoque.
2- Faça uso de um programa de controle
Utilizar um programa para controlar as compras, vendas e estoque é fundamental para garantir um controle de compras de qualidade. Esses programas são automatizados e tem a função de integrar todos os departamentos da loja, tornando os processos mais alinhados.
Com a automação no sistema, você conta com os seguintes procedimentos:
- Módulo para controle de estoque;
- Emissão de relatórios gerenciais sobre movimentações financeiras, estoque, vendas etc.;
- Análise de fluxo das vendas;
- Realização de cotações online;
- Definição de cronograma de compras com base no giro de estoque;
- Cadastro dos fornecedores e dos produtos de forma automática.
Caso você não queira ou não possa investir em um sistema de controle automatizado, é possível realizar a gestão das compras por meio de uma planilha. Embora seja um pouco mais demorado, por ser feito manualmente, o recurso é muito útil para o controle de informações.
3- Realize uma análise de outras opções de fornecedores
A relação de sua loja com os fornecedores deve ser de confiança. Afinal, são eles que farão a entrega do principal material de seu negócio. Por esse motivo, o seu parceiro de negócios deve ser confiável a tal ponto que não atrase entregas e forneça preços saudáveis para sua margem de lucro.
Diante disso, o seu fornecedor deve:
- Apresentar credibilidade no mercado garantindo confiança;
- Oferecer flexibilidade na entrega;
- Disponibilizar preços atrativos, principalmente em casos de pagamentos à vista ou compras de grandes volumes;
- Disponibilizar produtos.
Por isso, é ideal que você conte com mais fornecedores e não hesite se caso precisar trocar de parceiros. Lembre-se de que é o seu negócio que está em jogo.
4- Utilize relatórios gerenciais para obter informações
Os softwares de gestão empresarial tem a capacidade de emitir relatórios gerenciais com informações que você pode utilizar para realizar um bom controle de compras.
Esses relatórios permitem a análise de pagamentos e recebimentos, o que possibilita realizar projeções para que você possa saber se terá dinheiro suficiente para fazer as compras.
Com esse recurso, você pode obter as seguintes informações:
- Cadastro de fornecedores e transportadores;
- Recebimentos e pagamentos;
- Quantidade de produtos vendidos e suas proporções;
- Produtos que estão em estoque;
- Cotações e compras realizadas.
Agora que você sabe o que deve ser feito para obter um controle de compras bem sucedido em sua loja, não deixe de realizá-lo. Lembre-se da importância desse procedimento e de como ele impacta a lucratividade do seu negócio e a satisfação dos seus clientes.