5 Dicas de redução de custos para o seu varejo
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novembro 25, 2021A automação comercial é o processo pelo qual se utilizam ferramentas da tecnologia para auxiliar na rotina do comércio. A automação otimiza todo o processo, evitando erros e falhas humanas, além de contribuir para uma melhor experiência do cliente.
Como o comércio tem se tornado cada vez mais competitivo, é imprescindível que o varejista automatize seu negócio para não perder clientes e aumentar seus lucros.
No texto de hoje, você vai conhecer os principais processos que são otimizados com a automação comercial e ainda vai descobrir as principais vantagens de inserir a tecnologia no seu negócio. Confira!
Processos que são otimizados com a automação comercial
Um negócio apresenta diversos setores, desde físicos até remotos. A automação comercial agiliza não só os procedimentos realizados no estabelecimento físico da loja, como também no setor online. Confira só alguns processos que podem ser otimizados com a tecnologia.
Gestão financeira
Manter a gestão financeira não é algo fácil. Por esse motivo, a automação comercial facilita a vida de qualquer empresário, otimizando não só o processo, como também o tempo do negócio.
Com a automação, é possível realizar o acompanhamento e fluxo do caixa, realizar a análise da conciliação bancária, verificar as contas, incluindo o que falta pagar, receber e muito mais.
Além disso, a tecnologia na gestão financeira evita possíveis erros e fraudes.
Controle de estoque
O estoque é um dos setores mais importantes do comércio. Se ele não estiver organizado e com a condição transparente, todo o processo de vendas pode ser comprometido drasticamente.
O controle automático do estoque ajuda o varejista a ter ciência da real situação do inventário, evitando problemas de perda, ajudando a monitorar trocas, devoluções, além de, claro, auxiliar nas ações de compra.
Controle fiscal
Emitir nota fiscal para o cliente é um dos procedimentos obrigatórios de qualquer comércio. Seja a nota fiscal eletrônica (NFC-e), o cupom fiscal eletrônico (SAT) ou apenas o cupom fiscal simples (ECF), é lei fazer a emissão.
A automação comercial é capaz de realizar a emissão desses documentos de forma rápida e simples, agilizando o processo da compra. Desta forma, você cumpre com a lei e ainda garante uma ótima experiência ao consumidor.
Cadastros
Quando se tem um sistema de integralização dos dados do cliente, integrar todos os setores da empresa torna-se muito mais fácil. Com a automação, todas as informações, tanto de clientes como de fornecedores, ficam armazenadas em um único lugar.
Além disso, a tecnologia permite que você acesse os dados quando quiser, mesmo que não esteja presente no comércio.
Plataformas de varejo
Com o surgimento da Pandemia, em que houve a necessidade de reclusão residencial, muitos consumidores migraram para o mundo online. Diante disso, as lojas tiveram que se adequar e oferecer soluções para seus clientes acessarem os produtos no conforto e segurança de suas casas.
Mas todo esse cenário possibilitou a pesquisa de desejos e análise de comportamento de potenciais clientes. Ou seja, com a automação comercial na sua loja, você pode identificar consumidores e direcioná-los ao seu negócio.
Redes Sociais
Já se foi a época em que as redes sociais eram utilizadas como entretenimento. Atualmente, elas são utilizadas para fins de trabalho. A exemplo disto está o Instagram que na última atualização da rede, foram inseridas opções para empresários.
Com as redes sociais, você pode elaborar anúncios personalizados que vão impactar a persona do seu negócio. Para isso, existe a automação que faz todo o processo com base nos seus direcionamentos.
Localizadores de produtos
Para proporcionar uma experiência de busca confortável para o cliente, você pode disponibilizar localizadores de produtos que nada mais são do que ferramentas que buscam o item desejado.
Com isso, o cliente economiza tempo e faz sua compra mais rápida e certa.
Vantagens de utilizar a automação comercial
A tecnologia no comércio tem inúmeras vantagens, mas as principais são:
- Diminuição de custos;
- Melhora na logística;
- Otimização do tempo nos processos;
- Gerenciamento das vendas;
- Melhoria do relacionamento com os clientes;
- Mais comodidade e conforto para o cliente;
- Controle no faturamento;
- Potencialização das vendas;
- E muito mais.
Não deixe de investir em tecnologia. Por mais que, em um primeiro momento, possa parecer um alto custo, você verá a redução de despesas no dia a dia.
Invista no seu negócio!