Como evitar gastos desnecessários para o Varejo?
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março 9, 2023Há diversas formas de atrair mais clientes para a sua loja, mas é preciso ter cuidado para não ter prejuízos tentando vender mais barato do que a concorrência. Esse é apenas um dos erros que muitos cometem a fim de ganhar mais clientes.
É preciso pensar de forma estratégica e observar as novas tecnologias que tem funcionado no varejo para adequar ao seu comércio. Quer entender mais sobre o assunto e fazer a diferença hoje mesmo? Leia o conteúdo abaixo!
Erros que os lojistas cometem tentando atrair clientes
Antes de entrarmos nas dicas de como atrair mais clientes para a sua loja, é importante mencionarmos primeiro os erros que muitos comentem nessas tentativas de melhorar as vendas e crescimento da empresa.
Os erros mais comuns são:
- Falta de planejamento
O planejamento é a etapa inicial mais importante para que uma empresa venda e continue evoluindo bem. Não ter um plano de marketing bem definido e estratégico pode fazer com que as ações de atração de clientes sejam ineficazes.
- Não ter diferenciais
É preciso pensar em diferenciais que possam atrair os seus clientes, afinal, o produto pode ser o mesmo no seu concorrente e até mais barato, mas se a sua loja conta com diferenciais no que diz respeito ao atendimento, o cliente vai querer dar preferência para você.
Os diferenciais podem estar nos produtos, serviços ou até mesmo no atendimento, conforto proporcionado, segurança, garantia e muitas outras questões. Ignorar tudo isso é dar chances para perder clientes e ficar atrás da concorrência.
- Falta de atenção ao atendimento ao cliente
Atualmente os clientes estão cada vez mais exigentes, principalmente no que diz respeito ao atendimento.
Mesmo que seu produto ou serviço seja bom, se o atendimento for ruim, o cliente irá embora sem pensar duas vezes.
Hoje, as empresas precisam tratar os clientes não apenas como mero consumidores, mas sim como amigos, visando se aproximar, entender suas dores e necessidades para oferecer produtos e um atendimento que os deixem realmente satisfeitos.
- Falta de pesquisa de mercado
Para oferecer exatamente o que o cliente deseja, os lojistas precisam saber quais são suas necessidades.
Sem entender o que o consumidor busca é muito mais fácil “atirar no escuro”, sem conseguir atrair os clientes certos, tendo poucas vendas e indicações.
- Não investir em marketing
Quem ainda não entendeu a importância do marketing digital para as vendas de produtos e serviços realmente fica para trás.
O marketing é um grande aliado da sua empresa, sendo mais fácil de expandir sua empresa para um público maior e que realmente busca o que a sua loja oferece.
- Não se atualizar com as tendências de mercado
Todo empreendedor deve ter em mente que se atualizar sobre as tendências do mercado é algo que deve fazer parte da sua rotina.
Fazer sempre o mesmo, enquanto o mundo muda o tempo todo, não é uma boa tática, afinal, sua loja vai acabar perdendo relevância e atratividade para os clientes. Pense nisso!
Veja 3 dicas para atrair clientes para a sua loja
Você já deve ter percebido diversas ações que você pode tomar para melhorar as vendas da sua loja, correto?
Há muitas formas de atrair clientes para a sua loja, entre elas podemos destacar três coisas, que são:
1 – Marketing Digital
O marketing digital possui diversas ferramentas e estratégias eficazes para dar mais visibilidade para as empresas.
Por meio de um website e técnicas de conversão de leads, por exemplo, a sua empresa consegue atrair um público muito maior e vender muito mais.
Hoje em dia, praticamente, todo mundo está nas redes sociais, então elas se tornam peça-chave para o seu empreendimento ser visto por mais pessoas e por quem está procurando por produtos e serviços como os que você oferece.
É possível enviar novidades, promoções e descontos por e-mail, divulgar nas redes sociais e também em anúncios do Google. Basta traçar a melhor estratégia para a sua empresa.
2 – Atendimento de qualidade
Como já falamos, o atendimento de qualidade faz toda a diferença para fidelizar os clientes.
Inclusive, mais importante do que atrair novos clientes é manter os antigos e atuais. São esses que mantém a constância de lucro da sua empresa, comprando com frequência e ainda indicando os seus produtos e serviços para outras pessoas.
Lembre-se de buscar se aproximar dos seus clientes, entendendo suas dores, necessidades e desejos. Quanto mais você conhecer o seu público, mais assertiva serão as ações da sua empresa, resultando em mais clientes e mais vendas.
Um software de gestão pode ser um excelente método para você adotar em sua loja, afinal, seus colaboradores terão mais tempo de focar no atendimento, já que os processos de venda estarão mais organizados e ágeis.
3 – Parcerias com outras empresas
Invista em parcerias com outras empresas. Nos dias atuais as parcerias entre as empresas têm sido uma excelente forma de atrair clientes.
Algumas das vantagens das parcerias empresariais incluem:
- Ampliação do alcance: é possível ampliar o alcance da sua loja, atingindo novos públicos e mercados;
- Sinergia: sinergia entre as empresas, permitindo que ambas se beneficiem das habilidades e recursos uma das outras;
- Credibilidade: caso você consiga uma parceria com uma empresa de renome, isso pode aumentar muito a confiança dos clientes e aumentar a credibilidade da sua marca;
- Redução de custos: as parcerias entre empresas podem ajudar a reduzir os custos, compartilhando, por exemplo, os custos com publicidade e marketing.
- Novas oportunidades de negócios: as parcerias podem abrir novas oportunidades de negócios, permitindo que as empresas explorem novos mercados e produtos.
Lembre-se apenas de buscar empresas responsáveis e que possuam os mesmos valores que a sua marca, para que haja satisfação dos clientes e menos riscos de problemas.
É preciso que a parceria seja benéfica para ambas as partes, por isso tenha cuidado ao alinhar seus objetivos e mecanismos de mediação.
Se você ainda não sabe por onde começar, invista primeiro em uma boa gestão da sua loja.
Um software de gestão do varejo pode ser o primeiro passo para o sucesso da sua empresa, ajudando na organização de dados, melhorando a produtividade da sua equipe e planejamento de estratégias.
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