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janeiro 6, 2022A situação que o setor varejista vive hoje no Brasil e no mundo é única. A desaceleração econômica imposta pela pandemia de Covid-19 exige soluções inteligentes para que a saúde financeira dos negócios seja mantida. Nesse contexto, a automação comercial só tem a contribuir positivamente.
A inovação se tornou uma exigência para gestores que estão dispostos a enfrentar os desafios que se apresentam diante deles. Não se trata apenas de um mero capricho.
É justamente com a ajuda da tecnologia que podemos ter uma visão mais ampla e assertiva sobre a gestão. Além, é claro, de facilitar os procedimentos do dia a dia e permitir que o foco seja mantido na condução eficiente dos negócios.
O poder competitivo das empresas que investem em automação comercial é muito maior. E é sobre as vantagens desse tipo de software que vamos conversar a respeito a seguir. Continue acompanhando!
O que é automação comercial?
Antes de mais nada, vamos explicar de maneira bem simples o que é a automação comercial e como ela funciona. Esse é um conceito bastante amplo mas que, em termos gerais, consiste no uso de ferramentas e métodos que tem por finalidade automatizar processos comerciais.
Ao contrário do que muita gente pensa, esse é um modelo de gestão de negócios que não substitui completamente as pessoas pelas máquinas. Na verdade, ele visa uma união entre ambos em prol de um objetivo comum. E, para tanto, as decisões do gestor são fundamentais.
Os equipamentos e softwares servem como recursos básicos para que a produtividade e a performance da empresa cresçam. Afinal de contas, eles substituem processos manuais e o uso de planilhas ou registros em papel.
Dessa maneira, torna-se muito mais fácil evitar falhas humanas. Também é possível identificar problemas para que a tomada de decisões seja estratégica e confiável em momentos de crise.
Aplicação prática da automação comercial
A automação comercial pode ser aplicada na empresa em diferentes frentes. Dentre as mais interessantes para o negócio, podemos destacar:
- Atendimento ao cliente e realização de vendas, sejam elas presenciais ou em lojas virtuais (e-commerce);
- Pagamento no PDV (Ponto de Vendas);
- Controle de estoque e almoxarifado;
- Orçamentos e reposição de mercadorias junto aos fornecedores;
- Logística de recebimento, distribuição e entrega de produtos;
- Segurança patrimonial;
- Gestão financeira;
- Gestão de recursos humanos;
- Canais de suporte e relacionamento com o cliente;
- Entre outras diversas rotinas administrativas.
Vantagens da automação comercial para o seu negócio
Quando um gestor decide implantar a automação comercial, ele passa a integrar diferentes departamentos da empresa e padronizar ações. Isso gera uma sequência lógica mais coesa que aumenta a produtividade da equipe. Além disso, as decisões passam a ser orientadas por dados reais e não por suposições.
Confira essas e outras das vantagens de automatizar processos comerciais:
- Redução dos custos necessários com mão de obra;
- Uso inteligente da tecnologia à favor dos negócios;
- Melhoria da eficiência no controle de estoque;
- Diminuição de desperdícios;
- Melhor utilização do tempo e de recursos financeiros;
- Otimização do controle operacional;
- Minimização de falhas humanas e retrabalhos;
- Aceleração de tarefas recorrentes ou repetitivas;
- Aumento na satisfação dos clientes;
- Ganho de autoridade no mercado e no seu segmento;
- Posição mais avançada em comparação com a concorrência.
Concluindo…
Como você pôde ver na publicação de hoje, a automação comercial é uma excelente saída para quem quer aproveitar o momento de crise para se atualizar e ganhar mais espaço no mercado. A incorporação desse tipo de tecnologia ajuda os varejistas que demandam de uma estratégia mais confiável e com resultados melhores.
Essa pode ser a chave que ajuda não somente a superar a instabilidade econômica como também a estar preparado para o retorno das atividades em um futuro próximo. Sem sombra de dúvidas, esse é um investimento que pode fazer toda a diferença na sua lucratividade e oferecer métricas precisas para avaliar a sua administração.
Se você quer planejar a implantação de um software de automatização comercial com mais segurança e economia, não hesite em contatar a Canal Técnico. Contamos com anos de experiência e com centenas de casos de sucesso para inspirar o seu negócio.
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