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julho 29, 2022O cotidiano do empreendedor varejista é sempre repleto de desafios. E, como se não bastassem todos os problemas decorrentes de uma economia cada vez mais instável, ainda precisamos lidar com a competição dos concorrentes.
Tendo em vista que o poder de compra do consumidor diminuiu, as suas escolhas são feitas de um modo altamente criterioso. As pessoas procuram pelo melhor preço, mas não apenas por isso. Elas também querem garantir que a relação entre custos e benefícios seja vantajosa.
Nesse contexto, todos os portes de empresa, principalmente as pequenas e médias, precisam estar constantemente revendo as suas práticas. A qualidade dos produtos e serviços oferecidos precisa ser condizente com a demanda para que os resultados sejam satisfatórios.
Se você quer se destacar dos seus concorrentes e saber quais são os pontos críticos que precisam ser revistos para que isso aconteça, fique atento aos próximos tópicos. A equipe da Canal Técnico listou 7 dicas importantes que só têm a contribuir com o seu sucesso nos negócios.
Bora conferir?
Dica #1: Invista em inovação
O setor do varejo é um dos que mais resiste à implantação de inovações. Esse é um segmento muito atrelado a velhas práticas. Não é raro encontrar até mesmo estabelecimentos que ainda fazem o controle financeiro no caderno e na ponta do lápis.
O ato de inovar não é algo que se restringe a empresas de nichos específicos. Todas devem romper com limitações e modelos anteriores para avançar, alcançando melhores resultados.
Se você não quer manter-se paralisado no tempo, invista em soluções inovadoras. Essa é uma das atitudes primordiais para se destacar dos concorrentes.
Dica #2: Use a tecnologia a seu favor
Inovar é algo que pode ser feito das mais diversas maneiras, inclusive mudando a cultura da empresa. Porém, não podemos negar que um dos termos que figura até mesmo como sinônimo de inovação é a tecnologia.
Nesse sentido, a soluções tecnológicas são verdadeiras parceiras no seu processo de aprimoramento. E o que não faltam são softwares e equipamentos capazes de renovar o setor varejista e alavancar seus resultados.
Você encontra mais detalhes sobre diversas delas aqui no site da Canal Técnico.
Dica #3: Integre os seus canais de venda
O consumidor 2.0 não está apenas nos estabelecimentos físicos. Mais do que nunca, ele tomou conta do mundo virtual.
A sua empresa precisa estar presente aonde o seu cliente circula, seja pessoalmente ou na internet. Uma das maneiras mais inteligentes de fazer isso é integrando os seus canais de venda online e off-line.
Aliás, é bastante provável que a maioria dos seus concorrentes já esteja fazendo isso também. Não fique para trás!
Dica #4: Tenha uma boa estratégia de precificação
O preço não é o único fator de decisão do cliente. Todavia, não podemos negar que ele está entre os principais.
É imprescindível ter uma boa estratégia de precificação dos seus produtos e serviços. Mantenha-se dentro de um intervalo condizente com o que o consumidor se dispõe a pagar. Mas também garanta que a sua margem de lucro seja adequada.
Para tanto, as plataformas de automação de gestão são uma boa pedida. Elas permitem um controle financeiro indiscutivelmente melhor.
Dica #5: Proporcione experiências
Como mencionado anteriormente, o consumidor está cada dia mais exigente. Por isso, além de oferecer preço bom, é preciso que a experiência dele com a sua marca seja a melhor possível. Além, é claro, de ser superior a oferecida pelos concorrentes.
Desde a infraestrutura do seu estabelecimento até o atendimento, tudo deve ser pensado para que o cliente tenha prazer em comprar na sua empresa. Isso contribui para a fidelização e para que essas pessoas se tornem divulgadoras voluntárias, realizando indicações para amigos e familiares.
Dica #6: Aprimore a comunicação
Tanto a comunicação interna como externa precisa estar entre os seus principais cuidados hoje em dia. Caso contrário, os demais esforços podem ser em vão.
Aprimore o fluxo de informações entre os diferentes departamentos da sua empresa, por menor que ela seja. Os sistemas de gestão são excelentes para esse propósito.
Com relação aos clientes, ofereça diversos canais de comunicação. Uma dica valiosa é estar presente nas redes sociais e interagir o máximo possível com a sua audiência. Você pode inclusive automatizar esse processo com bots (atendentes virtuais).
Dica #7: Conquiste seus clientes com diferenciais
Para finalizar, uma das dicas que figura dentre as mais valiosas para que você se destaque dos concorrentes: conquistar seus clientes com diferenciais. E isso pode ser feito das mais diversas formas:
- Lojas modernas, sejam elas físicas ou de e-commerce;
- Diferentes metodologias de pagamento, sempre incluindo cartões e vaucher;
- Uso de comandas eletrônicas;
- Estações de self checkout;
- Oferta de delivery;
- Sistemas de pontos e fidelidade;
- Entre outros.
Com esses procedimentos, você certamente estará de diferenciando dos concorrentes e se tornando uma referência no seu nicho.
Até o próximo post!