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setembro 30, 2021As lojas brasileiras vivem um momento de otimismo mesmo em meio à crise, especialmente no nicho do vestuário. A previsão do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) é de que o segmento venda 2,6% a mais em 2019, no que diz respeito ao número de peças. Nesse contexto, muitos se questionam: “minha loja não tem sistema, isso pode me prejudicar?”.
Bem, se a sua expectativa é de vender mais e melhor, ter um sistema pode fazer toda a diferença. Afinal de contas, é preciso se preparar, controlar estoques, ter uma gestão de alta performance e oferecer um atendimento que confira uma vantagem competitiva no mercado da moda, assim como em qualquer outro setor.
Os clientes estão cada vez mais exigentes. Recebemos feedback de leitores que relatam a dificuldade de atender aos anseios do consumidor, elevando a qualidade dos atendimentos sem perder na produtividade.
Nesse sentido, é muito raro encontrar alguém que afirme “minha loja não tem sistema e não vejo problema nisso”. Muito pelo contrário! Cada vez mais lojistas se dão por conta de o quão importante é realizar esse investimento que, ainda que pequeno, traz grandes resultados.
Por isso, hoje vamos abordar um tema de extrema relevância. Você entenderá melhor como funciona o sistema para lojas e quais as vantagens que ele oferece para empresários e clientes. Não deixe de conferir!
Minha loja não tem sistema de automação, e agora?
Embora o sistema de gestão esteja presente nos mais diversos setores, não podemos esquecer que alguns deles requerem ferramentas diferenciadas. Por isso, os programas oferecidos pela PSA Sistemas incluem módulos personalizáveis que se adequam à realidade de cada negócio e suas peculiaridades.
Outro aspecto fundamental que o sistema de automação de gestão de lojas oferece é a centralização de dados e a sua disponibilidade em qualquer momento ou lugar. A tecnologia usada é a de Cloud Computing, a famigerada “nuvem”. Com servidores 100% seguros, suas informações ficam o tempo todo a alguns cliques de distância, diretamente na tela do celular, tablet ou computador.
Basta estar conectado à internet para visualizar estoque, fluxo de caixa, históricos de vendas, entre outras tantas funcionalidades. Isso é muito útil para quem almeja mobilidade e promove atendimentos à domicílio ou prefere fazer parte do trabalho em casa.
Além disso, nunca foi tão fácil monitorar os artigos à disposição do cliente. Você mantém o controle das peças via SKU. A sigla se refere ao termo Stock Keeping Unit, ou simplesmente Unidade de Manutenção de Estoque.
Cada item possui um número de referência registrado no sistema. Com agilidade e praticidade, é possível encontrar os produtos através de referências, tais como tamanho, cor, textura, entre outras. A funcionalidade agiliza os pedidos de compras junto aos fornecedores.
Há, ainda, a integração com a tecnologia RFID, que é muito mais avançada que os tradicionais códigos de barra. Esse é um método muito indicado para quem precisa de maior controle contra furtos e ganho de agilidade no caixa da loja.
A propósito, uma boa plataforma também possui integração com sistemas de pagamento. Assim, a administração financeira e fiscal é realizada com mais assertividade e segurança.
Por essas e outras razões, se a sua loja não tem sistema está mais do que na hora de investir em um. Esse é um sinal de amadurecimento profissional que pode contemplar desde as pequenas lojas, não se restringindo somente a grandes redes.
Vantagens perdidas quando minha loja não tem sistema
Entre os benefícios e vantagens que sua loja perde quando ela não conta com um sistema de gestão de qualidade, estão:
- Integração entre departamentos
O sistema de gestão tem um poder integrador que une todas as áreas do seu negócio, promovendo a troca segura de informações. Um exemplo prático é quando você registra uma venda à prazo. Automaticamente, o valor é enviado ao módulo financeiro, nas contas a receber. Além disso, o produto vendido sai automaticamente do módulo de estoque, facilitando o controle para reposição.
- Melhoria da experiência do cliente
Especialmente em épocas de grande movimento, o sistema agiliza os atendimentos e melhora a experiência do cliente. O seu estabelecimento pode estar movimentado sem que isso represente, necessariamente, longas filas e reclamações de consumidores enfurecidos. Muito pelo contrário, sua loja fica conhecida pela eficiência.
- Gestão de alta performance
O controle da gestão financeira, de estoque, de compras, de marketing, de atendimento e todas as atividades desempenhadas pela sua loja ganham com a implementação de um bom sistema ERP. Assim, fica muito mais fácil de alavancar os lucros devida à alta performance.
A próxima vez que você se perguntar “minha loja não tem sistema, devo investir nele?” lembre-se de todas as vantagens que você pode obter. O retorno é rápido, tanto financeiro como operacional.
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