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outubro 15, 2021A tecnologia RFID (acrônimo para a Identificação por Rádio frequência que, em inglês, significa Radio-Frequency IDentification) surgiu durante a 2ª Guerra Mundial, nos sistemas de radar que notificaram a aproximação de ataques inimigos, diferenciando-os da aproximação de aliados.
Atualmente, o sistema é composto por etiquetas com radiofrequência em um circuito onde a transformação é transmitida para um receptor que faz a leitura do sinal.
As etiquetas podem ser colocadas não somente em produtos, como também em equipamentos, animais e até mesmo em pessoas.
Diante disso, o sistema RFID é excelente para supermercados, lojas e comércios de todos os portes. O grande diferencial está na ausência da necessidade de fazer a leitura manual de etiquetas de forma individual.
Quando é utilizada a RFID, a comunicação com o sensor é automática e pode captar todos os itens do carrinho ao mesmo tempo. Confira neste texto as 6 principais vantagens da tecnologia RFID.
6 principais vantagens da tecnologia RFID
A seguir, confira quais a principais vantagens da tecnologia RFID para o seu comércio:
1.Eficiência e agilidade
Enquanto na leitura de código de barras é necessário um feixe de luz para captar a informação na etiqueta, sendo que qualquer obstáculo entre o código e o leitor inviabiliza essa tarefa, a etiqueta RFID não demanda de contato físico ou visual para ser capturada.
Tudo acontece por ondas de rádio, muito seguras, ágeis e eficientes, você pode, por exemplo, ler a etiqueta de produtos que estão dentro de uma embalagem fechada sem desembrulhar.
Isso abre uma gama enorme de possibilidades para o controle de produtos, evitando fraudes.
2.Capacidade de rastreamento
A tecnologia RFID vem sendo utilizada até mesmo no rastreamento de produtos no pátio de empresas e na logística de carga e descarga de caminhões.
Ela tem um amplo alcance ao ar livre, então imagine o que pode ser feito dentro da loja.
É possível saber a localização exata de um item, inibindo assaltos, perda e facilitando acesso a determinado tamanho, cor ou qualquer outra característica específica da mercadoria.
Sem sombra de dúvidas, essa é a melhor escolha para quem precisa facilitar a localização de produtos.
3.Controle de estoque
Se a sua empresa trabalha com grandes estoques de produtos e enfrenta dificuldades no controle rápido e sempre atualizado dessas mercadorias, o uso de RFID é a opção mais inteligente para lidar com essa demanda.
Se o produto conta com a etiqueta RFID, ele será facilmente identificado sempre que entrar ou sair do estoque.
Essa é uma vantagem que pode impactar até mesmo no processo de vendas. Quanto mais ágil o sistema de controle e identificação do estoque, mais rápido será para o cliente.
4.Armazenagem de dados
Não é por acaso que a tecnologia RFID é vista como a sucessora dos códigos de barras. Ela é capaz de armazenar muito mais dados e com uma riqueza de detalhes impressionante. Até mesmo passaportes e outros documentos já fazem uso desse recurso.
5.Menos limitações na leitura
A leitura da etiqueta RFID não precisa de contato direto com sensores, feixes de luz ou sequer precisa ser frontal. O campo da leitura se dá em círculo e o raio da captura é muito mais amplo. Ela permite, inclusive, a leitura simultânea de várias etiquetas.
Já existem experiências de estabelecimentos em que o cliente simplesmente passa com o carrinho de compras pelos sensores na saída da loja e todos os produtos são registrados e cobrados automaticamente sem precisar ir até o caixa.
6.Etiquetas reutilizáveis
A vida útil das etiquetas com RFID é muito maior pois elas podem ser reutilizadas. Além disso, elas são resistentes e permitem operar em ambientes hostis, muito quentes, molhados, insalubres, entre outros. Afinal, é plenamente viável encapsular as etiquetas sem que isso interfira na leitura.
Com todas essas vantagens, a identificação por radiofrequência tem aumentado a produtividade e eficiência de muitos negócios.
O que é necessário para implementar a tecnologia RFID?
Não é preciso de muitos recursos para fazer a implementação da tecnologia RFID em sua empresa. Basta que você tenha:
- Impressoras;
- Etiquetas que possam ser fixadas nos materiais;
- Antenas e leitores (todos eles precisam estar posicionados de forma estratégica);
- Sistema de gestão, que vai gerenciar todas as informações.
Com esses recursos simples, as etiquetas vão identificar as informações através da captura de dados realizada pelos leitores. Com esse registro, as informações são processadas e armazenadas no sistema.
Quanto custa fazer a tecnologia RFID?
O processo de implementação do sistema RFID não costuma ser muito barato se comparado com outras tecnologias. O custo de fabricação é um pouco elevado.
No entanto, é necessário pensar na relação custo-benefício. Diante de tantas vantagens que o sistema oferece, vale a pena investir em uma tecnologia como a RFID, que apresenta:
Muito mais confiabilidade, durabilidade, velocidade, capacidade de armazenamento, rastreabilidade, entre muitos outros benefícios.
Além disso, algumas empresas de fabricação oferecem condições facilitadas de pagamento. Por isso, invista hoje para amanhã ter um negócio sólido.
Até a próxima leitura!