5 Dicas de como fidelizar seus clientes através do delivery
setembro 17, 2020O uso de Nobreaks no varejo e suas vantagens
outubro 8, 2020Todos nós sabemos que prevenir é muito melhor do que ter que remediar, não é mesmo? No contexto comercial, isso também se aplica perfeitamente. A contratação de um Serviço de Manutenção Preventiva para o varejo evita imprevistos desagradáveis e gastos inesperados.
Afinal de contas, ainda que estejam dentro do esperado em relação às condições e uso, equipamentos podem vir a falhar. Sem a manutenção adequada, a tendência é a de entrar em um ciclo vicioso de agravamento da situação.
Ser negligente com seu maquinário pode levar não apenas a gastos maiores e à perda de investimentos já realizados, como também à insatisfação dos clientes. Pois a Lei de Murphy já nos alerta que se algo de ruim tem para acontecer, é bastante provável que ela vai acontecer no pior momento possível.
Mas tal constrangimento pode (e deve!) ser evitado. No artigo de hoje, você verá tudo a respeito do Serviço de Manutenção Preventiva para o varejo oferecido pela Canal Técnico.
Continue acompanhando e saiba mais sobre como essa estratégia inteligente pode ser aplicada, otimizando e assegurando o bom andamento das suas atividades operacionais diárias. Boa leitura!
Diferenças entre Manutenção Preventiva e Manutenção Corretiva
Logo de início, é interessante diferenciarmos dois conceitos sobre os quais falaremos no decorrer dessa publicação. Dessa maneira, ficam mais claros os objetivos principais dos serviços que a Canal Técnico oferece:
- Manutenção Preventiva: procura prolongar a vida útil dos aparelhos utilizados na empresa, visando minimizar a ocorrência de defeitos. É justamente a verificação, o controle de desgastes, a limpeza dos componentes e eventuais trocas de peças envelhecidas que vai evitar problemas maiores;
- Manutenção Corretiva: efetua reparos periódicos para eliminar defeitos nos componentes dos equipamentos, ajustando-os de acordo com testes e calibração para garantir o seu bom funcionamento.
Ambos os serviços são importantes para que a manutenção de equipamentos do comércio seja bem sucedida. No entanto, o Serviço de Manutenção Preventiva para o varejo é o mais indicado. Logo mais você vai entender o porquê.
Problemas causados pela falta de manutenção preventiva
Se você abre mão de investir em um bom Serviço de Manutenção Preventiva para o varejo, pode vir a enfrentar problemas como:
- Pane em equipamentos que não podem ficar desligados, como refrigeradores, levando à perda do estoque de perecíveis;
- Aumento das despesas com a conta de energia elétrica;
- Gastos mais elevados para recuperar danos maiores que poderiam ter sido solucionados quando ainda eram menos complexos;
- Demanda pela substituição de aparelhos que teriam sido salvos se tivessem recebido a manutenção adequada a tempo;
- Falta de qualidade ou até mesmo a impossibilidade de atendimento ao cliente, impactando negativamente na reputação da empresa.
Como você pode perceber, a melhor escolha para evitar prejuízo e dores de cabeça desnecessárias está na prevenção. Ao longo do tempo, esse é um investimento que reduz custos e melhora a qualidade do seu atendimento.
Como funciona a Manutenção Preventiva para o Varejo
O Serviço de Manutenção Preventiva para o varejo acontece através de regulares da equipe técnica à empresa. A frequência da inspeção é determinada de acordo com as necessidades e os anseios do cliente. No geral, ela acontece de três em três ou de seis em seis meses.
Nessas situações, profissionais habilitados farão a análise completa do conjunto de equipamentos e computadores com os quais o varejo opera. Em seguida, se for necessário algum reparo ou substituição de peças, é entregue um orçamento ao administrador para que ele autorize os eventuais serviços a serem contratados.
A importância de um Serviço de Manutenção Preventiva para o Varejo
Com um bom plano de Manutenção Preventiva, diminuímos significativamente as probabilidades de falhas e o acúmulo de problemas nos equipamentos utilizados pelo varejo. A adoção de tal serviço é um sinal de amadurecimento profissional para o comerciante, pois permite um melhor planejamento financeiro.
Além disso, podemos destacar mais vantagens:
- Redução significativa nas chances de panes, avarias ou colapsos definitivos de equipamentos;
- Otimização do rendimento das máquinas, acelerando os processos cotidianos que dependem delas;
- Elaboração de relatórios com registros das atividades de manutenção, mantendo um histórico organizado para análise e planejamento de ações ou gastos
- Identificação de possíveis práticas inadequadas dos responsáveis pela operação de determinados equipamentos;
- Possibilidade de estoque a custos menores das peças que precisam ser repostas com maior frequência;
- Padronização da manutenção dos aparelhos, com um serviço mais ágil e eficiente realizado sempre pelos mesmos profissionais e seguindo os mesmos protocolos;
- Diminuição da incidência de produtos ou serviços falhos que serão entregues ao consumidor;
- Aumento na confiabilidade dos seus produtos e/ou serviços prestados.
Como a Manutenção Preventiva pode melhorar a lucratividade dos negócios
Inúmeras empresas de diversos setores, incluindo o varejista, já se deram por conta de que ações preventivas garantem maiores lucros. Isso acontece por que são evitados problemas muito comuns:
1. Evitando o consumo excessivo de energia elétrica
Além de se tornarem menos eficientes, equipamentos que não passam por inspeções contínuas tendem a manter os circuitos sobrecarregados. A Manutenção Preventiva diminui a conta de energia elétrica, pois acaba com as fugas de energia e evita até mesmo de incêndios.
2. Aumentando a vida útil dos equipamentos
Quando os componentes não são trocados periodicamente, eles acabam danificando outras partes estruturais das máquinas. Por isso, a Manutenção Preventiva evita a necessidade de substituições de equipamentos.
3. Prevenindo a perda de mercadorias
No caso de comércios que trabalham com produtos perecíveis, como os alimentícios, as falhas podem levar à panes de energia que comprometem o estoque. Monitorar os aparelhos com frequência diminui a incidência de problemas com a conservação da mercadoria.
4. Promovendo o ganho de credibilidade
Falhas frequentes também podem causar danos à imagem da empresa. O Serviço de Manutenção Preventiva para o varejo reduz a indisponibilidade de equipamentos que desagradam aos clientes e geram reclamações e/ou más avaliações.
5. Impulsionando a produtividade
Quando todo o seu maquinário está em dia, diminuem também as queixas dos colaboradores. Afinal, eles podem desempenhar as suas funções corretamente e isso se reflete diretamente no rendimento e produtividade.
Como a Canal Técnico pode ajudar você
Contar com um suporte profissional para prestar o Serviço de Manutenção Preventiva para o varejo é uma escolha inteligente. Na Canal Técnico, você encontra uma equipe preparada para realizar reparos preventivos ou corretivos.
Fale conosco e conte com essa e outras facilidades que temos a oferecer!