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outubro 28, 2019A Amazon é uma das empresas que mais se destaca no cenário internacional. Embora tenha se lançado inicialmente como uma livraria, ainda em meados dos anos de 1990, hoje ela domina uma enorme fatia do comércio eletrônico e oferece produtos dos mais variados nichos. Diante dessa evolução, o que a Amazon tem a nos ensinar?
Muitos varejistas observam casos de sucesso como esse e sonham com o dia em que a sorte esteja a seu favor. Aqui surge nossa primeira lição: essa não é uma questão de sorte ou azar nos negócios. As estratégias da Amazon podem ser replicáveis, ainda que em escalas menores.
É exatamente esse o objetivo da publicação de hoje. Vamos trazer alguns insights a partir dos caminhos escolhidos por uma das empresas favoritas ao redor do mundo todo quando o assunto é e-commerce.
Se você quer saber o que a Amazon tem a nos ensinar, fique atento aos próximos itens. Boa leitura!
4 lições que a Amazon tem a nos ensinar
Dentre os principais aprendizados que podemos ter com a trajetória da Amazon, destacam-se alguns itens. Eles estão especificados logo na sequência.
1. Inove no seu catálogo de produtos e serviços
Como mencionado anteriormente, a Amazon iniciou suas atividades no nicho literário. As opções oferecidas aos clientes no site da loja foram aumentando pouco a pouco. Hoje, encontramos praticamente de tudo, desde eletrônicos, roupas, artigos para pets até produtos para uso industrial.
Mas engana-se quem acha que a marca se restringiu a essa gama de departamentos. Ela foi além. Os consumidores têm acesso ao Amazon Fresh, onde podem comprar mantimentos que incluem alimentos perecíveis. Para tanto, fechou parceria com restaurantes selecionados.
Além disso, seu serviço de streaming de filmes e séries, o Amazon Prime, compete de frente com a Netflix. Já o sistema de e-books, o Kindle, é pioneiro.
Isso tudo demonstra o quanto a Amazon tem a nos ensinar. É preciso inovar constantemente e oferecer novos produtos e serviços conforme as demandas dos consumidores se transformam. Não podemos nos dar ao luxo de estagnar nas mesmas práticas de sempre.
2. Esteja atento à logística da entrega
A logística de entregas também é um aspecto no qual a empresa concentra seus esforços. Os clientes do Reino Unido, a título de exemplo, já podem receber suas entregas por drone em até 30 minutos.
Nas entregas tradicionais, a empresa também procura manter um padrão de qualidade elevado para se destacar frente à concorrência, dando prioridade para entregas bem feitas, em prazo recorde e sem danos ao produto. O cliente pode, inclusive, escolher receber o produto em casa ou no endereço que considerar mais pertinente.
É possível flexibilizar práticas e otimizar o tempo de entrega. Porém, isso só ocorre quando há um planejamento logístico bem feito.
3. Não ignore as métricas e indicadores de desempenho
A Amazon tem a nos ensinar que as métricas devem sempre ser levadas a sério. Na verdade, essa é uma das suas maiores prioridades. Fornecedores e distribuidores passam por processos de auditoria e devem se aperfeiçoar constantemente para contribuir com a performance da cadeia de serviços.
Se uma companhia gigante como essa consegue manter a qualidade em escala global, por que não poderíamos fazer o mesmo em empresas de menor porte, não é mesmo? Existem recursos tecnológicos simples capazes de gerar grandes transformações através de dados concisos para a tomada de decisões.
4. Mantenha o foco no consumidor
Por fim, a mais significativa das lições que a Amazon tem a nos ensinar diz respeito ao foco no cliente. A empresa adota práticas como:
- Ouvir e entender o que o cliente tem a dizer, conquistando a sua confiança e oferecendo produtos ou serviço que visam a sua satisfação;
- Mudar a cultura da empresa quando entende que é preciso entregar novas soluções que sejam realmente úteis e relevantes para os consumidores;
- Colocar os anseios do público alvo no centro das ações da empresa, considerando-o como parte da companhia e fazendo com que a evolução seja decorrente da sua satisfação;
- Estar presente em diversos canais de contato, humanizando a marca e mantendo contato direito com o seu público.
E esses são apenas alguns exemplos. Vale a pena continuar de olho nos avanços da marca e nas áreas em que ela investe.
Por hoje é isso. Nos vemos no próximo post!