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junho 18, 2020Se deparar com as contas no negativo é uma situação angustiante. E com a instabilidade econômica que vivenciamos atualmente muitas empresas estão passando por esse problema. Caso você também tenha um negócio prestes a falir, fique atento às dicas de hoje!
Lamentavelmente, a crise que já era grave ficou ainda pior com a pandemia de Covid-19. As vendas de diversos segmentos caíram drasticamente, exigindo jogo de cintura dos empreendedores para conseguir manter a saúde financeira.
No entanto, com um bom planejamento, é possível evitar a falência. Mesmo com dificuldades severas diversas empresas estão conseguindo recuperar o fôlego e implantar estratégias de ação capazes de aumentar o capital de giro.
Se você está com o estoque cheio e em busca de soluções para aumentar as vendas durante a crise, continue conosco. Neste artigo estarão diversas sugestões de como se recuperar e manter as portas abertas.
Bora conferir?
Sinais de que sua empresa está prestes a falir
O maior pesadelo de qualquer empreendedor é ter que encerrar as atividades do seu negócio por falta de recursos. Mas essa é uma realidade que não costuma acontecer de um dia para o outro.
Há inúmeros sinais que precisam ser observados para que saibamos se uma empresa está com a situação financeira realmente crítica. Observe quais são eles:
1. Nível alto de endividamento
Dívidas contraídas por empresas estão entre as causas de falência. É fundamental tomar cuidado com a contratação de empréstimos e compras além da sua capacidade de pagamento.
2. Queda na produtividade
Independentemente de ser por falta de motivação ou por outras razões, a improdutividade também pode levar a impactos expressivos nas contas. Se o você tem um negócio prestes a falir, atente aos processos internos a à qualificação profissional de seus colaboradores.
3. Rentabilidade abaixo do esperado
Esse é o principal problema enfrentado nas crises. A quedas brusca nas vendas gera rendimentos muito abaixo do esperado. Mas também há outros fatores que podem levar a tal situação, como precificação equivocada, descontos desproporcionais e baixos resultados do time de vendas.
4. Desequilíbrio no fluxo de caixa
As receitas e despesas mensais da empresa devem ser mantidas equilibradas. Empresas que precisam recorrer a financiamentos para quitar dívidas prestes a vencer acabam entrando em um círculo vicioso de endividamento.
5. Reclamações da clientela
Quando o consumidor não tem uma boa experiência na sua loja, ele provavelmente vai buscar por um concorrente que atenda às expectativas. A perda da clientela por queixas é sinal frequente em um negócio prestes a falir.
É possível se recuperar e sair da crise financeira e evitar a falência?
Certamente é possível recuperar um negócio prestes a falir. De nada adianta entrar em desespero e se dar por vencido. Situações críticas exigem atenção e ação.
Lembre-se que além de ser uma fonte de renda para o empreendedor, uma companhia demanda de planejamento estratégico para o longo prazo. Antes de decretar falência, o gestor pode (e deve!) tomar todas as medidas que estiverem ao seu alcance.
O que fazer quando a empresa está prestes a falir?
Dentre as medidas essenciais que contribuem com a recuperação de empresas endividadas e a beira do colapso, estão:
- Reorganizar o negócio;
- Reduzir as despesas;
- Renegociar as dívidas;
- Usar os recursos de reserva;
- Ter cautela na demissão de colaboradores;
- Inovar nos seus processos.
7 Dicas para evitar a falência do seu negócio
Para finalizar, vamos conferir 7 dicas práticas de como reerguer um negócio prestes a falir. Vale a pena conferir!
1. Cadastre-se no Ifood
Os aplicativos de delivery como o Ifood, Rappi, James, entre outros, estão cada vez mais diversificando as possibilidades de cadastro de empresas. Firmar esse tipo de parceria é estratégico para alavancar as vendas.
2. Cadastre-se no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio deixa a sua marca em evidência para clientes e possíveis clientes. O cadastro é gratuito e integra os seus dados com outros aplicativos, como o Google Maps e o Waze.
3. Crie uma lista com todos os seus contatos
Organize-se e mantenha uma lista atualizada de contatos, também chamada lista de leads. Assim, você pode enviar promoções por e-mail marketing, SMS, redes sociais e outros canais.
4. Envie promoções diariamente pelo WhatsApp
Especialmente no caso de restaurantes ou lanchonetes, envie itens do cardápio em promoção diariamente pelo WhatsApp. Isso estimula o seu público a comprar mais.
5. Faça promoções no Delivery
Para atrair novos consumidores e fidelizar os antigos, crie combos promocionais e ofertas exclusivas no delivery.
6. Crie campanhas de fidelidade
Manter um cliente é muito mais fácil do que conquistar novos. Crie sistemas de pontos e outros programas de fidelidade para que as vendas sejam recorrentes.
7. Tenha uma presença digital frequente
Não basta simplesmente estar na internet e deixar as suas páginas abandonadas. A sua presença digital deve ser diária, com monitoramento de comentários, mensagens de clientes e iniciativas de interação.
Com essas dicas, você pode salvar as contas e sair do vermelho. Mãos à obra!
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[…] danos são causados pela má administração, mas os que estão aqui listados podem levar seu comércio à falência. […]