Veja as 6 principais vantagens da tecnologia RFID
setembro 30, 2021Como prevenir perdas e riscos no seu varejo
outubro 21, 2021Um software de gestão na nuvem tem a possibilidade de realizar as mesmas funções que qualquer outro. No entanto, o tipo da nuvem vai fazer a grande diferença no desempenho de um software.
Antes de decidir implementar esse sistema em sua organização é fundamental que você avalie todos os pontos que estão envolvidos na nuvem.
Para te ajudar nessa missão, separamos neste texto 4 dicas para avaliar um software de gestão armazenado na nuvem. Boa leitura!
Veja aqui 4 dicas de como avaliar software de gestão na nuvem
Para avaliar se um software de gestão na nuvem é eficiente ou não, é importante tomar 4 dicas fundamentais. Veja abaixo quais são.
Dica 1: Saiba a diferença entre software em nuvem e software baseado em nuvem
A diferença entre um software em nuvem e um software baseado em nuvem impacta diretamente na qualidade do software de gestão.
Por esse motivo é necessário entender a diferença entre eles para que se possa fazer uma avaliação mais diretiva.
O software em nuvem é aquele onde o software local fica hospedado em uma espécie de data center que, para isso, necessita do aluguel de uma máquina.
Neste tipo, você consegue ter benefícios básicos, tais como: disponibilidade e redundância de serviço conforme o fornecedor e backup automático.
Já o software baseado em nuvem é arquitetado conforme a estrutura de uma nuvem que, você consegue ter benefícios também, mas não exatamente os mesmos do hospedado em nuvem.
De todo modo, você deve fazer uma boa análise para avaliar o que é mais vantajoso para você.
Dica 2: Analise a integração de ferramentas
Algumas pesquisas já constataram que a integração de ferramentas é fundamental para o crescimento de uma empresa.
Por esse motivo, é cada vez mais comum que as empresas integrem ferramentas para um melhor funcionamento de software de gestão na nuvem.
Atualmente, qualquer software de gestão já vem desenvolvido em um sistema onde as funções se integram entre si e com a parte externa do processo, ou seja, ele é construído em módulos e em blocos de funções, geralmente, pequenos. Neste sentido, verifique se o seu software foi assim desenvolvido.
Dica 3: Veja se a nuvem apresenta segurança e disponibilidade
No mundo online, uma das principais preocupações que devem ser alvo dos empresários é a segurança.
Este ponto é tão importante que o Economist revelou, em uma de suas pesquisas, que um proprietário demora, em média, cerca de 207 dias para notar uma invasão cibernética a contar da data do fato.
Um bom provedor de serviços específico para nuvens, pode minimizar esses riscos e ainda eliminar os custos com segurança, pois a grande maioria deles apresenta os seguintes quesitos:
- Segurança de dados;
- Disponibilidade;
- Proteção contra os ataques de rede distribuídos (DDoS);
- Conformidade regular;
- Alto suporte e disponibilidade.
Dica 4: Verifique a performance do sistema
Para garantir uma boa avaliação do software de gestão na nuvem é necessário que você verifique a performance do sistema.
Ou seja, performance é basicamente o desempenho do sistema, é como ele funciona e impacta diretamente na infraestrutura do negócio.
Por exemplo, um provedor de software em nuvem eficiente vai precisar apresentar insights em relação ao funcionamento do serviço de acordo com a interação desse serviço com a disponibilidade de recursos para as infraestruturas.
Também, deve considerar os requisitos de funcionamento do negócio.
Para que tudo isso seja possível, você deve observar alguns pontos que vão te ajudar na hora de verificar a performance do seu sistema:
- Confiabilidade;
- Disponibilidade definida do serviço técnico;
- Tempo de resposta;
- Tempo de rendimento;
- Escalabilidade das integrações.
Para concluir
Essas 4 dicas são as mais utilizadas para avaliar um software de gestão na nuvem. Mas é importante ressaltar que cada nuvem funciona de uma determinada maneira e, por isso, todas as características devem ser avaliadas muito bem.
Caso sua empresa esteja procurando implantar esse sistema, avalie bem todos os pontos e não se apoie em despesas, custos ou até mesmo achismos. É fundamental a pesquisa e o conhecimento de cada sistema.
Se você não entender muito bem esse mundo cibernético, procure um profissional que possa te auxiliar com essa questão. Desta forma, seu negócio estará mais seguro e protegido.
Boa sorte e até mais!