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março 4, 2022A automação comercial é uma excelente alternativa de otimização administrativa e de melhoria operacional para as empresas dos mais diversos segmentos. Os softwares estão cada vez mais completos e atendem a demandas do varejo que anteriormente tiravam o sono de muitos gestores.
No entanto, mostra-se fundamental conhecer as necessidades da companhia e potencializar o uso do sistema de automação comercial para que ele seja melhor aproveitado. Assim, podemos aumentar a eficiência de inúmeros processos internos, o que leva a um ciclo virtuoso de crescimento e aprimoramento profissional.
Para ajudar você a identificar prioridades e problemas a serem solucionados no cotidiano corporativo, preparamos uma lista com dicas de aplicação da automação comercial. Veja como é possível usufruir de facilidades com o suporte de um bom software de gestão.
1. Automação comercial no recrutamento de novos colaboradores
O recrutamento e seleção de novos colaboradores é um procedimento que toma tempo e exige uma boa atenção. No entanto, com o uso da automação, podemos simplificar nossas práticas.
Para tanto, é fundamental conhecer como funciona o módulo de RH da plataforma. Ela permite organizar currículos, analisar o perfil de candidatos à(s) vaga(s) e averiguar com mais rapidez quais são os que representam melhores escolhas, com base em parâmetros específicos.
2. Automação comercial na comunicação interna e organização de tarefas
Plataformas como o Quire, o Trello e o Slack são frequentemente utilizadas em empresas que almejam tornar a comunicação interna mais efetiva, além de organizar o andamento das tarefas de acordo com os prazos pré estabelecidos.
A boa notícia é que essas ferramentas podem ser integradas ao software de automação comercial. Assim fica muito mais simples de acompanhar:
- Tarefas a realizar
- Tarefas em andamento
- Tarefas concluídas
- Mudanças na rotina de trabalho
- Produtividade da equipe
- Lembretes especiais
- Entre outros.
3. Automação comercial na gestão empresarial
O controle de todas as áreas administrativas da empresa se torna mais preciso e eficiente com a ajuda dos mecanismos certos. O sistema de gestão ERP contém módulos personalizáveis que contemplam áreas como:
- Gestão financeira
- Gestão fiscal
- Gestão comercial
- Gestão de estoque
- Gestão de compras
- Gestão de relacionamento com o cliente
- Gestão de fornecedores
- Entre outras
O melhor de tudo é que tais informações ficam disponíveis com acesso a qualquer hora e lugar. O gestor não precisa estar na empresa o tempo todo para que suas atividades sejam realizadas.
4. Automação comercial nas vendas
A área de vendas é vital para qualquer comércio. Por isso, o sistema ERP dá possibilidades ao empreendedor para que ele acompanhe o progresso do time comercial em tempo real. O desempenho dos vendedores e a lucratividade ficam a poucos cliques de distância.
Essa visão ampla aprimora a tomada de decisões. O conhecimento sobre o dia a dia da empresa mostra-se mais profundo. Você pode saber em quais dias e horários há mais movimento na loja, estabelecendo rotinas de trabalho mais eficientes e com os funcionários certos.
O controle do estoque é outro fator estratégico. A sincronia de dados e os relatórios indicam quais são as maiores demandas dos clientes e em que setores do varejo vale mais a pena investir.
5. Automação comercial no atendimento ao cliente
Por fim, mas não menos importante, está a integração entre o sistema de automação comercial e os canais de atendimento ao cliente. Sabemos que o consumidor do mundo contemporâneo está focado na experiência e não somente no preço de produtos e serviços.
Ao usar o CRM junto com o ERP, você consegue gerenciar a relação com o cliente, acompanhando toda a jornada dele antes, durante e inclusive depois da compra. As chances de fidelização aumentam exponencialmente, o que potencializa as vendas sem a necessidade de altos investimentos em marketing.
Com esse tipo de estratégia, focada no público alvo e na clientela, o sucesso do seu negócio se torna mais certeiro. Afinal de contas, você consegue atender melhor as expectativas dos consumidores, ainda mais em tempos de crise e em um mercado tão competitivo.
E então, o que achou das dicas de hoje sobre automação comercial? Quais os resultados que você espera com o seu software de gestão? Deixe o seu comentário e compartilhe o artigo nas suas redes!
Nos vemos na próxima!