Como fazer um bom controle de caixa com abertura e fechamento
março 24, 2023Como funciona o TEF? Transferência Eletrônica de Fundos
abril 28, 2023Trocar moedas por cédulas é um fenômeno que tem sido cada vez mais raro. Afinal, com a intensa utilização de cartões e o costume de muitos brasileiros de guardar moedas nos “cofrinhos”, faz com que esses pequenos objetos saiam de circulação.
Toda essa situação provoca significativos desdobramentos para a sociedade, gerando sérios impactos no comércio. Quem nunca escutou a seguinte frase: “Você não teria trocado?”. Ou ainda quem nunca presenciou vendedores “se virando nos 30” para tentar procurar um troco para o cliente.
A ausência de moedas nos cofres públicos tem gerado grandes dificuldades no processo de troco, principalmente para vendedores e motoristas de ônibus. Estes últimos, muitas vezes só conseguem dar o troco no final de uma viagem.
Por mais que seja um problema de conscientização, o comércio pode contribuir na circulação de moedas, desde que promova ações de incentivo à troca de moedas nos estabelecimentos.
Para isso, confira abaixo a importância de realizar essa troca na rede varejista e a seguir veja as dicas que o comércio pode utilizar para estimular os clientes a trocarem suas moedas.
Importância da troca de moedas em seu comércio
Dinheiro circulando traz benefícios tanto para o bolso do cliente – pois ele tem a possibilidade de economizar e saber exatamente quanto e no que gastou – quanto para o comércio – Presença de troco.
Justamente por isso, os empreendedores devem ser os maiores interessados em desejar a circulação das moedas. Além disso, o pagamento em dinheiro reduz transações bancárias, evitando assim, o gasto com taxas de máquinas de cartões e outras tarifas.
Outro ponto importante é que, apesar do avanço tecnológico do mundo atual, onde muitas pessoas utilizam cartões de crédito e débito, ainda existem consumidores que preferem o pagamento em dinheiro e, portanto, vão exigir o troco.
Sendo assim, o comércio precisa estar ativo e estimular seus clientes a trocar moedas no comércio. Para te ajudar nessa missão, confira a seguir algumas dicas.
Dicas para incentivar os clientes a trocar moedas em seu comércio
A principal consequência da falta de moedas nos estabelecimentos é o prejuízo aos cofres públicos. Diante disso, casas lotéricas, supermercados, transportes públicos como ônibus, padarias, entre muitos outros serviços ficam devendo troco para os seus clientes.
Este quadro tão impregnado no Brasil só pode ser mudado com uma profunda mudança de consciência das pessoas e o comércio pode ter atuação fundamental nesse processo.
Veja algumas dicas que vão te ajudar.
1.Brindes
Todos adoram um brinde. Dependendo do segmento do seu comércio, você pode oferecer um brinde para quem desejar trocar moedas. Por exemplo, em uma padaria, o cliente pode receber um bolinho ou um pão especial ao trocar determinada quantidade de moedas.
Em ônibus, a empresa de transportes pode oferecer uma passagem gratuita para a troca de moedas. O importante é oferecer algo de valor para o consumidor, especialmente que esteja relacionado com o negócio.
Tenha em mente que toda mudança de comportamento demora algum tempo. Por isso, insista no método de brindes e divulgue nas redes sociais para chamar a atenção de mais pessoas.
2.Descontos especiais
Além de brindes, os descontos e promoções são coisas que os clientes adoram. Para incentivar a população a trocar moedas em seu comércio, você pode promover alguns descontos e promoções especiais.
O ideal é oferecer descontos em produtos de qualidade e que mais tem saída. Desta forma, o comércio não sofrerá grandes impactos financeiros.
Mas caso o estabelecimento não esteja em um bom momento para promover descontos, selecione aqueles produtos que estão parados no estoque e os coloque neste processo.
3.Campanhas de conscientização
Sabe aqueles cartazes e propagandas que costumam acontecer nas campanhas de “Outubro Rosa”, por exemplo? Assim como essas manifestações que tem o objetivo de conscientizar a população a se cuidar contra o câncer de mama, os comércios também podem utilizar esse método.
Obviamente irá gerar um certo custo na elaboração e divulgação de cartazes para conscientizar as pessoas sobre a importância de trocar moedas. Mas considerando que os indivíduos são diversos, esse meio pode funcionar.
Sendo assim, elabore cartazes, textos nas redes sociais, contendo os prejuízos da falta de moedas no mercado e conscientize a população sobre isso. Caso seja possível, se reúna com estabelecimentos da região e promova uma campanha.
Com o tempo, a sociedade poderá adotar um outro padrão de comportamento.
Portanto, se esforce para contribuir nesta mudança através do seu negócio.
Até a próxima!