Os 5 artigos mais acessados em 2019 da Canal Técnico
janeiro 23, 20205 Dicas para enfrentar o COVID-19 em seu supermercado
abril 2, 2020Mudanças de ciclo são ideais para nos inteirarmos sobre as mudanças que estão por vir. Por isso, hoje traremos 3 novas tecnologias para o varejo que são tendências para 2020.
Vale lembrar, antes de mais nada, que por mais que os avanços tecnológicos já estejam revolucionando o comércio há alguns anos, as novidades são incessantes. Os profissionais da tecnologia da informação não cansam de nos surpreender com novos recursos e ferramentas.
Além do mais, os procedimentos operacionais do dia a dia de qualquer empresa estão cada vez mais complexos. O volume de dados é gigantesco, sendo necessário manter-se atento às atualizações no trato com os mesmos.
Por fim, ainda há caminhos a serem trilhados na internet. Eles podem ser explorados com muita criatividade. Isso abre ainda mais possibilidades para a empresa se aproximar do cliente e impulsionar as vendas.
Pensando em todos esses aspectos, preparamos uma lista com as 3 tecnologias para o varejo que vão bombar em 2020. Chegou o momento de entender melhor as apostas dos especialistas. Vamos lá?!
1. Inteligência Artificial
A IA, Inteligência Artificial, não é algo necessariamente novo. Na realidade, ela foi inventada ainda no século passado, a partir dos estudos do professor John McCarthy, em meados de 1956.
Porém, apenas recentemente o grande público está usufruindo das benesses dessa tecnologia. Isso tem mudado a forma como nos relacionamos, como fazemos nossas pesquisas e, é claro, como compramos produtos e solicitamos serviços.
O aprendizado dos programas de computador permitem avanços inimagináveis anteriormente. Algoritmos pré programados são capazes de identificar padrões e seguir estratégias de ação que otimizam as vendas.
As empresas do varejo, seja com lojas físicas ou virtuais, não podem se dar ao luxo de abrir mão dessas possibilidades. Por isso, é fundamental ficar de olho nos avanços da Inteligência Artificial e se familiarizar com seus recursos.
2. Big Data
Como mencionado anteriormente, os procedimentos diários de qualquer empresa geram uma infinidade de dados, os quais chamamos Big Data. São desde informações sobre transações comerciais até métricas de mídias sociais.
Por isso, o aproveitamento do Big Data se tornou uma das tendências em tecnologias para o varejo em 2020. Porém, é imprescindível escolher as ferramentas certas para usar tais informações com assertividade em busca de oportunidades ocultas.
Dominar essa técnica é uma vantagem competitiva para os comerciantes. Ela pode levar a vendas cruzadas e ao aumento da eficiência de campanhas de marketing ou promoções.
Confira alguns exemplos de como colocar a metodologia em prática:
- Usando o histórico de compras de um cliente para identificar suas principais demandas;
- Usar os registros de navegação online no site da loja para otimizar os serviços mais acessados;
- Monitorar o comportamento do consumidor na loja para posicionar os produtos de maneira mais oportuna;
- Acompanhar as interações do cliente nas redes sociais da empresa para oferecer uma experiência omnichannel.
3. Internet das Coisas
O termo Internet das Coisas, também conhecido como IoT (do inglês, Internet of Things), não poderia estar fora da lista de tecnologias para o varejo que você deve ficar de olho a partir de 2020. Como o próprio nome já diz, essa é uma particularidade da tecnologia em que tudo está conectado à web.
No setor varejista, diferentes estratégias podem ser utilizadas. Confira alguns dos variados exemplos em que a Internet das Coisas se aplica na atividade comercial:
- Com a conexão entre o celular do cliente e a vitrine da loja via QR Codes que conduzem ao website ou comércio eletrônico da empresa;
- Com a conexão entre o tablet do vendedor da loja física e a página da loja virtual;
- Com o uso de etiquetas RFID para aumentar a segurança contra furtos, especialmente dos itens mais caros que são vendidos no estabelecimento;
- Com espelhos conectados que oferecem provadores inteligentes onde não é preciso experimentar a roupa de verdade;
- Com pesquisas visuais para encontrar artigos semelhantes no catálogo da loja virtual ou em totens na loja física.
E essas são somente algumas das possibilidades. A tendência veio não somente para ficar mas como para se expandir ainda mais.
Pronto! Essa foi a nossa seleção de tecnologias para o varejo em 2020 que não devemos deixar de conhecer e, se possível, aplicar. Boas vendas!
2 Comments
[…] quem é veterano no varejo ainda corre o risco de se deparar com contagens de estoque que não correspondem às vendas. Diante […]
[…] em dia, com os avanços da tecnologia, conseguimos antever prejuízos e impedir que eles aconteçam ou, ao menos, reduzir os seus […]