3 novas tecnologias para o varejo em 2020
fevereiro 6, 2020Aviso de Feriado Sexta-feira da Paixão
abril 8, 2020O novo Coronavírus transformou o dia a dia de empresas e famílias no mundo inteiro. Esse surto ainda sem imunização ou cura nos impôs uma rotina de isolamento social inevitável. No entanto, os supermercados são classificados como serviço essencial e são alguns dos poucos estabelecimentos do varejo que podem permanecer abertos mesmo com a COVID-19.
Apesar de a rotina dos estabelecimentos que comercializam suprimentos alimentícios ter sido menos afetada pelas recomendações da OMS, não podemos negar que não há espaço para negligências. Seja no aspecto operacional diário ou seja na administração dos negócios, é fundamental rever práticas e se adaptar à nova realidade.
Por conta disso, a Canal Técnico fez questão de disponibilizar um conteúdo exclusivo com dicas para enfrentar a pandemia de COVID-19 em seu supermercado. Essas são medidas essenciais para proteger a equipe, os clientes e manter o funcionamento adequado do estabelecimento.
1. Empenho reforçado na limpeza
Se na rotina habitual de um supermercado já é imprescindível priorizar por uma limpeza bem feita, a contenção da proliferação de COVID-19 exige um reforço nos cuidados. Afinal de contas, alimentos, embalagens e dispositivos da infraestrutura podem manter o vírus vivo por horas ou até mesmo dias em suas superfícies.
Mobilize uma equipe de higienização para realizar procedimentos de limpeza com frequência. Não esqueça de detalhes como corrimões, maçanetas, prateleiras, terminais de pagamento e self checkout, balcões, carrinhos e cestas de compra.
Uma alternativa viável é separar carrinhos e cestas em dois espaços diferentes: um para os que já estão limpos e outro para os que os clientes acabaram de usar e que precisam de limpeza. Procedimentos como esse deixam a clientela mais confiante e satisfeita.
No chão e nos banheiros, intensifique o uso de água sanitária. O produto é indicado por especialistas como um dos melhores para a desinfecção de ambientes.
2. Tome medidas de segurança contra a COVID-19
É fundamental elaborar material informativo e/ou cartazes para alertar o público dos cuidados necessários e demonstrar que o estabelecimento está ciente das medidas contra o Coronavírus. Coloque-os em lugares visíveis.
Além disso, veja mais algumas ações estratégicas para manter o seu supermercado mais seguro:
- Disponibilize lenços umedecidos com álcool ou embalagens de álcool gel para os clientes, deixando-os em pontos estratégicos da loja, especialmente na entrada e nos caixas;
- Reabasteça constantemente o sabonete líquido do banheiro dos funcionários e dos clientes;
- Reforce diariamente as recomendações de higiene com a equipe para que se mantenha uma postura padronizada e efetiva;
- Mantenha as janelas e portas abertas para a renovação do ar e, caso não seja possível, não esqueça de manter a limpeza dos filtros do ar condicionado sempre em dia;
- Dispense os funcionários que estejam com febre, tosse, dor de garganta ou outros sintomas de COVID-19 para que fiquem em casa em quarentena.
3. Redução de aglomerações e de filas
Mais do que nunca, os equipamentos do PDV precisam estar atualizados e funcionando com eficácia. A NFC-e também é fundamental para que a velocidade do caixa seja melhor e a circulação de clientes seja mais fluída.
Conte com o suporte da Canal Técnico para que todos os equipamentos estejam em condições de atender a demanda de clientes de forma ágil. O contato entre as pessoas deve ser distante e acontecer no menor tempo possível.
Também esteja atento aos dispositivos do setor de compras, fiscal, administrativo e financeiro. O supermercado precisa estar preparado como um todo para integrar os setores e inclusive permitir que parte da equipe trabalhe na modalidade home office.
4. Revisão dos métodos de pagamento
O pagamento em espécie não é recomendado pois as cédulas e moedas são veículos para a circulação do vírus. Isso sem contar que ao entregar o dinheiro ou o troco há o risco de as pessoas se encostarem e estarem mais expostas à contaminação.
Ofereça diferentes alternativas de pagamento por cartão de crédito, débito, tecnologia NFC e transferência de troco no CPF. Isso tudo ajuda na realização de um pagamento seguro em tempos de COVID-19.
5. Serviços de e-commerce e delivery
Integre o seu sistema de automação comercial com aplicativos de delivery e plataformas de e-commerce. Essa é uma alternativa que deixou de ser uma mera tendência para se transformar em uma necessidade do contexto atual.
Lembre-se que essa é uma crise de proporções imensas e que diversos procedimentos operacionais diários dos supermercados terão de ser revistos. A boa notícia é que a equipe da Canal Técnico está pronta para ajudar você nessa adequação. Conte conosco!