Dia do Comerciante
julho 16, 2018O que é o TEF (vendas no cartão)?
agosto 2, 2018A Importância do inventario de Estoque e como fazê-lo
O que é o estoque?
O estoque nada mais é que a parte de armazenamento de produtos de sua empresa, seja de qual tipo for. É aquela quantidade de itens que está sendo guardada para ser usada, produzida ou vendida posteriormente.
Importância do estoque para uma empresa
O estoque é muito importante para a empresa visto que não é necessário ir atrás de um produto todos os dias, ou toda a hora que houver um cliente procurando, o mais interessante é que se saiba comprar ou produzir uma quantidade significativa que dê para suprir as necessidades da empresa por um determinado período.
Um estoque bem controlado está ligado a parte de lucros da empresa, assim como pode significar o prejuízo da mesma, por isso se deve ter atenção total aos produtos que estão guardados, obtendo controle do que entra e do que saí, para evitar desperdícios até mesmo a falta de um item.
O que é inventário de estoque?
O inventário de estoque é a parte que vai facilitar o controle do mesmo, visto que ele serve para manter as principais informações referentes a esse setor, reunindo ali a contagem de cada produto, os tipos entre todas as outras informações necessários.
Com um inventário bem feito você conseguirá ter um planejamento eficaz e pode tomar decisões mais acertadas, sabendo quais são os produtos que estão próximos a acabar, a vencer, os que estão em excesso, como também será necessário calcular o valor de cada um.
Não apenas o valor que foi pago na hora de comprar ou produzir, como o valor que sua empresa deu ao produto contando com os lucros a serem obtidos. Todas essas informações são conseguidas ao realizar um bom inventário de estoque. É importante que no momento de controle do setor o funcionário responsável tenha atenção total para o que está sendo realizado.
Importância de fazer o inventário de estoque
Ao entender qual é a real função do inventário de estoque é possível entender também sua importância, visto que fica claro que as principais e mais necessárias informações conseguimos retirar das anotações feitas no inventário. Por isso que tudo a ser anotado precisa ser correto e estar sempre atualizado para fazer um controle de gestão empresarial no setor do estoque da empresa.
Confira a baixo os principais pontos para fazer um bom inventário de estoque.
Aprenda a montar seu inventário
- Analise os produtos do estoque
- Codifique os produtos
- Mantenha a lista organizada
- Esteja sempre atualizando a lista
Esse passo dá trabalho mas é muito fundamental para montar o inventário, visto que se trata do passo inicial onde você deverá anotar TODOS os produtos que existem em seu estoque e fazer a contagem de cada um. Como você criará a lista não tem grande importância, pode ser no papel ou direto em plataformas digitais.
Para facilitar essa contagem, que é muito importante para definir o quanto de cada produto existe armazenado, você pode separar os produtos por prateleiras, deixando sempre os similares próximos, e depois é só ir anotando a quantidade contada.
É importante que cada produto, ou melhor tipo de produto, tenha um código especifico e único que você crie, ou pode utilizar o próprio código de barras, para facilitar o controle de entrada e saída do mesmo.
O tipo e o nome são importantes, mas o código torna o processo de controle de estoque muito mais rápido e diminui a possibilidade de erros nos cálculos para a manutenção do mesmo.
Não basta apenas fazer a lista, é importante que você a matenha organizada e separe os produtos por categorias, como vestuário, alimentos, bebidas. ETC, pode separar por tamanho até mesmo por cores, ou ainda por finalidade de cada produto. A lista dividida em classificações auxilia na busca por um produto especifico.
Depois de organizar todos os produtos é importante deixar anotado a quantidade que existe de cada tipo do mesmo, mas o inventário não deve apenas conter essas informações é importante está sempre fazendo um levantamento de dados que seja o suficiente para você manter o controle.
Deve conter informações de produtos que saem mais, outros que saem menos, ainda os que estão próximos da data de vencimento da validade, pode anotar se houve roubos entre outras informações inerentes ao processo.