Circular nº 01 (Fevereiro/2021) – Práticas de Segurança
fevereiro 15, 2021Você sabe o que é Transformação Digital no Supermercado?
abril 1, 2021Se tem uma atitude que ainda é motivo de muitas dúvidas entre as pessoas, principalmente para os comerciantes, é sobre o arredondamento de troco. Mesmo que seja um procedimento muito comum de acontecer, algumas questões precisam ser observadas.
Primeiramente, isso é uma prática que ocorre com certa frequência porque os comerciantes acabam lidando sempre com o mesmo problema, que é a falta de moedas. No entanto, o que as pessoas precisam entender é que isso gera muitos prejuízos.
Além dos incontáveis prejuízos, o arredondamento de troco é considerado uma prática completamente fora das especificações determinadas pela legislação. Ou seja, mesmo que o profissional lide com a significativa falta de moeda precisa encontrar uma solução.
Mesmo porque, além de ser uma prática inadequada, essa é uma ação que não resulta em benefício nenhum ao comércio. Ao contrário disso, o arredondamento de troco pode ser visto como um problema bem sério e de caráter prejudicial.
Por que as moedas que ajudavam no troco sumiram?
As moedas de um centavo ajudavam bastante, ou até mesmo solucionavam para que não houvessem as necessidades de arredondamento de troco. No entanto, considerando que o custo para a produção delas era muito alto, o governo decidiu suspender.
Outro ponto que foi observado, para que essa decisão fosse colocada em prática, foi analisado a falta de demanda por essas moedas. Que, aliás, possuíam um valor muito baixo no comércio.
Sem contar que, existiu outro ponto que contribuiu bastante para a suspensão da fabricação das moedas de um centavo. Dentre eles, o fato de que os brasileiros tinham a preferência por guardarem as moedas ao invés de deixarem ela em circulação.
Desde já, entendendo os efeitos que o arredondamento de troco representa, é válido compreender alguns fatores que podem solucionar esse problema. Mas, antes disso, é necessário compreender as consequências do arredondamento de troco para cima e para baixo.
Dinâmica de arredondamento de troco
De acordo com o código de defesa do consumidor, para administrar a dinâmica de arredondamento de troco é necessário traçar estratégias para que não configure que o cliente tenha prejuízos.
Ou seja, quando um número decimal entre 06 a 09 constituem os centavos nos preços, por exemplo é estipulado pela legislação que o arredondamento de troco seja feito para cima.
Em condições mais simplificadas, se o cliente, por exemplo, tiver que pagar uma conta de R$19,98 com uma nota de R$20,00 o estabelecimento deve devolver ao cliente 05 centavos.
Contudo, se um estabelecimento nega esse direito aos consumidores, logo poderá sofrer punições, não só pelo Código de Defesa do Consumidor como também pelo Código Civil. Sem contar que, isso pode gerar outros problemas com relação a imagem da empresa.
Como evitar o arredondamento de troco?
Antes de mais nada, para evitar o arredondamento de troco, é fundamental que a empresa coloque em prática algumas medidas que são classificadas padrão.
1. Determinação padrão de preços
Em primeiro lugar, para substituir o arredondamento de troco é necessário que a empresa determine uma linha de preços com final em zero ou em 05 centavos. Ou seja, garanta uma solução padrão nas especificações de preço.
Porém, quando uma empresa trabalha com produtos a granel, assim como preços com decimais de 1,4,6 e também 9, as condições são um pouco mais restritas. No entanto, mesmo nesses critérios, algumas outras soluções podem ser alinhadas.
2. Garantir estratégias para captar moedas
Para melhorar o problema de arredondamento de troco, as empresas também precisam trabalhar com algumas estratégias que vão permitir a captação de moedas. Ou seja, lançar campanhas promocionais pode ser uma ótima solução.
Um dos exemplos que podem ser seguidos como modelo, para atrair mais moedas para ajudar no troco seria incentivar os clientes a trocar moedas por brindes. Além de ser uma ótima sugestão, é também uma forma de beneficiar o cliente.
3. Uso de aplicativos para converter o troco em crédito
Outra solução interessante, é aderir a algumas estratégias de startups que promovem soluções digitais. Ou seja, alguns aplicativos disponibilizam que a empresa faça o depósito do valor do troco por transferência virtual, que logo em seguida cai na conta do cliente da loja.
Em resumo, esses aplicativos também permitem que esses valores transferidos possam ser convertidos como montante em crédito para as próximas compras que o cliente fizer.
Empresa destaque no mercado
A Canal Técnico é uma empresa especializada em recursos que garante soluções em serviços de informática e automação comercial. Por meio de atendimento especializado, possui em seu catálogo as melhores condições de produtos e preços. Entre em contato e fique por dentro de todas as novidades!