Como fazer o controle financeiro em empresas do varejo
outubro 6, 2023Você sabe o que é SAT fiscal?
outubro 27, 2023Ainda que o controle de estoque seja uma das tarefas primordiais em qualquer estabelecimento comercial, ele nem sempre recebe a devida atenção. Muitas vezes, nem é por má vontade mas sim pela falta de logística que acaba gerando gastos e desperdícios desnecessários.
Se você quer ter mais organização e cuidado com o seu inventário, saiba que essa é uma atitude fundamental para que o seu negócio seja, de fato, viável. Caso contrário, a lucratividade que você tem de um lado pode ser arruinada de outro.
Visando auxiliar você nesse processo, preparamos hoje uma lista com 5 dicas para ter mais controle de estoque e evitar perdas, excessos e extravios. Fique de olho e coloque-as em prática o quanto antes. Vamos lá!
Dica #1: Tenha uma boa estrutura física
Quando falamos em controle de estoque, a estrutura física desse setor da empresa precisa ser uma das primeiras preocupações. Pode até parecer óbvio, mas o que não faltam são casos de espaços abarrotados de produtos em que se torna extremamente complicado localizar um item específico.
Além de o tamanho ser compatível com a sua real necessidade de armazenamento, não negligencie na limpeza e na organização. Se a sua empresa trabalha com produtos perecíveis e alimentos, os cuidados devem ser ainda mais minuciosos.
Dica #2: Estabeleça uma categorização para a sua mercadoria
A não ser que você trabalhe com um item único sem variações, o que é bastante improvável, estabelecer uma categorização é indispensável. O espaço precisa ser dividido conforme o tipo de produto, tamanho, data de validade e demais características que forem pertinentes ao seu nicho de negócios.
Ter controle de estoque é impossível se estiver tudo misturado. Não abra mão de um planejamento para que haja organização e manutenção da configuração de armazenagem escolhida por você.
Dica #3: Siga a regra do VPSP
Evitar ter produtos demais ou de menos é outra preocupação de quem quer ter um controle de estoque confiável. É justamente esse o ponto mais importante para que seus insumos não faltem na hora H e não sobrem, tendo que ser descartados por estarem vencidos.
A tática mais simples é a regra do VPSP: vence primeiro, sai primeiro. Essa deve ser a premissa para a organização dos produtos, colocando os mais antigos sempre à frente e com fácil acesso para a sua equipe.
Além de evitar a perda de mercadorias, isso também auxilia no cumprimento das regras da Vigilância Sanitária. Afinal de contas, ser pego de surpresa em uma fiscalização e ser multado estar com produtos impróprios para o consumo no estoque é terrível para a sua reputação.
Não esqueça também de criar promoções de queima de estoque para não descartar produtos sem necessidade. Quando algo estiver “encalhado”, é melhor vender por um preço próximo ao custo ou até mesmo abaixo dele do que deixar de vender e ter que jogar fora.
Dica #4: Mantenha o registro do inventário sempre atualizado
Um dos grandes erros de quem perde o controle de estoque é achar que consegue manter a organização apenas com base em “achismos”. Contar com a memória pode até parecer eficiente para quem tem essa habilidade desenvolvida, mas nem mesmo o nosso cérebro é infalível.
Ao manter um registro sempre atualizado de seu inventário, o monitoramento de quantidades é muito mais eficaz. Isso é determinante para a sua tomada de decisão sobre compras junto aos fornecedores e para que as coisas fluam na empresa mesmo na sua ausência.
Hoje em dia há métodos simples de controle do que entra ou sai do estoque. Alguns, inclusive, são automatizados e muito fáceis de se colocar em prática.
Dica #5: Use a tecnologia a seu favor
Conhecer diferentes formas de controle de estoque é estratégico para gestores e empreendedores. Uma das mais utilizadas atualmente é através de softwares de gestão ERP.
A tecnologia é uma ótima aliada para registrar e atualizar constantemente o inventário, para sinalizar o prazo de validade, para identificar excessos e déficits e para agilizar as negociações com fornecedores.
O seu controle fica muito mais rígido mas com bem menos esforço. E o Canal Técnico tem inúmeras opções de sistemas de gestão que incluem a gerência de estoque interconectada com os demais setores da empresa.
E então, gostou das dicas? Continue nos acompanhando para receber outras!
12 Comments
[…] de mais nada, vale lembrar que durante muito tempo métodos analógicos eram utilizados para o controle de estoque e de finanças, tais como cadernetas e planilhas soltas. Hoje em dia, a realidade mudou muito. […]
[…] quem é veterano no varejo ainda corre o risco de se deparar com contagens de estoque que não correspondem às vendas. Diante isso, podemos deduzir que algo está errado, embora nem […]
[…] podem ser exemplificadas com o mau gerenciamento do estoque. Elas ficam evidentes quando há falta de um item existente no registro mas que não está presente […]
[…] estoque representa uma grande parte do ativo de um comércio. Para que seja mantido um estoque de baixo e […]
[…] controle do estoque é outro fator estratégico. A sincronia de dados e os relatórios indicam quais são as maiores […]
[…] uma base de dados confiável. Ela deve conter todo o registro de contas e transações, bem como o controle de estoque e o controle bancário. Isso tudo precisa ser catalogado diariamente, de preferência com um bom […]
[…] texto de hoje, você vai conhecer os 5 erros mais comuns no controle de estoque e como fazer para evitá-los. Confira os tópicos e aproveite para fazer uma análise em seu […]
[…] maquininha de cartão chegou. Nos dias de hoje, é muito raro encontrar um estabelecimento comercial que não aceita cartões de crédito e débito para que os clientes efetuem seus pagamentos com […]
[…] exemplo prático disso está no controle do estoque. Em vez de designar alguém para realizar a contagem de forma manual, você pode atualizar os dados […]
[…] procedimentos de redução de perdas e alinhe o controle de estoque ao setor de compras. Isso gera redução de custos com fornecedores e ainda diminui o risco de […]
[…] estoque é um dos setores mais importantes do comércio. Se ele não estiver organizado e com a condição […]
[…] controle de estoque é perfeitamente adaptável a qualquer estilo de empresa. Por essa razão, você tem total […]