Por que uma conciliação de vendas em cartões é importante?
setembro 9, 20225 Dicas para aumentar suas vendas com e-commerce
setembro 29, 2022Controlar minuciosamente a saúde financeira da empresa que você gere é imprescindível para que o negócio funcione e se mantenha. Indicadores como a conciliação bancária e o fluxo de caixa fazem parte da rotina administrativa e apontam se há um equilíbrio entre as despesas e receitas da companhia.
Embora saibamos quais são os principais parâmetros desse controle, é comum que surjam alguns questionamentos. Afinal de contas, cuidar das finanças é uma atividade complexa e que demanda de muito cuidado.
O quadro econômico pelo qual o nosso país está passando tem tornado a tarefa dos gestores ainda mais complicada. Manter as contas fora do vermelho em tempos de crise é um tremendo desafio. Todavia, possuindo as ferramentas certas, a tarefa é executada com sucesso.
Se você quer saber como cuidar da saúde financeira da empresa sem prejudicar a sua própria saúde com possíveis problemas orçamentários, o post de hoje será de grande ajuda. Aqui você encontrará como avaliar os seus recursos e aumentar a quantidade disponível.
Boa leitura!
Como fazer a avaliação da saúde financeira da empresa
Assim como as especialidades médicas diagnosticam as enfermidades antes de começar a lidar com elas e propor um tratamento, o mesmo procedimento se aplica ao contexto corporativos. Precisamos avaliar como está a saúde financeira da empresa.
Essa análise contempla indicadores que darão sustentação para a tomada de decisões do gestor. Confira alguns itens essenciais:
- FATURAMENTO
O primeiro item é o que indica como estão os resultados obtidos pela empresa, ou seja, qual é o faturamento mensal. Essa análise pode ter como base de referência as metas estipuladas no plano de negócios. Se as vendas estiverem abaixo do que se espera, e sinal de que estratégias para retomar os resultados necessários sejam estipuladas.
- PREVISÃO DE RECEBIMENTOS
Muitas vezes, o faturamento mensal está alto mas os cofres estão vazios. Como isso é possível? Vendas a prazo alocam os recebimentos para meses posteriores. Considere isso na sua análise. Se perceber que as negociações à vista e a prazo não estão equilibradas, é necessário encontrar caminhos para retomar esse balanço. Muitas empresas apostam em promoções sazonais.
- ENDIVIDAMENTO
Quando são contraídos empréstimos, o gestor deve ter muita cautela. As dívidas da empresa não podem gerar situações críticas, pois sair delas não é nada simples. Analise a existência ou não de endividamentos para programar como sair deles.
Como otimizar a saúde financeira da empresa
Com os três procedimentos descritos no item anterior, é possível ter um panorama geral da saúde financeira da empresa e começar a agir para otimizá-la. Veja algumas dicas de como gerir as contas com sucesso:
- PLANEJAMENTO
Tenha um planejamento sólido para manter o equilíbrio entre receitas e despesas. Procure sempre encontrar essa harmonia de maneira orgânica e não através de empréstimos bancários. Se necessário, conte com uma assessoria financeira.
- TECNOLOGIA
Hoje em dia, há inúmeras opções inteligentes para otimizar a gestão da saúde financeira da empresa com o apoio da tecnologia. Softwares, BI, ERP e outras soluções desenvolvidas exatamente para problemas comuns do dia a dia corporativo são acessíveis e de fácil implementação. Vale a pena investir nelas.
- FUNDO PARA EMERGÊNCIAS
Assim como no orçamento familiar é indicado contar com uma reserva financeira para possíveis contratempos, o mesmo se aplica às finanças da empresa. Procure prever crises e quedas sazonais na lucratividade, tomando medidas que cubram os custos de manutenção dos negócios por pelo menos 3 meses.
- DIVULGAÇÃO
Divulgar a empresa e manter um bom relacionamento com o público alvo e clientela nunca foi tão simples como é hoje. A popularização da internet e dispositivos móveis como o celular conecta marcas aos consumidores de diversas formas, inclusive nas redes sociais. Aproveite o baixo custo que essas estratégias demandam para divulgar os seus produtos e/ou serviços.
- INVESTIMENTOS
Muitas vezes é preciso gastar um pouco mais no plantio para colher bons frutos. Faça escolhas inteligentes e invista em soluções que melhorem o seu desempenho gerencial e operacional. O retorno pode ser muito maior do que você espera e acontecer em um curto espaço de tempo.
Pronto! Agora você já tem alguns insights de como manter a saúde financeira da empresa impulsionar seus resultados. Se quiser receber mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter!
Bons negócios!